Unidade Curricular:Código:
Antropologia Social e Cultural777ASC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Assimilar uma perspectiva geral da Antropologia como disciplina que visa o estudo dos sistemas sociais e culturais, e nos permite descodificar a estrutura das suas práticas. Abordar sucintamente o percurso e os momentos mais relevantes da teoria e da prática da Antropologia social, bem assim como algumas das áreas temáticas mais pertinentes no seu âmbito. Abordar alguns dos temas mais relevantes para a caracterização das culturas humanas
Os alunos deverão desenvolver capacidades autónomas de perspectivar as culturas do mundo enquanto resultado do percurso histórico individual das comunidades nos diversificados espaços geográficos. Os alunos deverão entender a dinâmica dos mecanismos identitários enquanto fermento das individualidades culturais. Os alunos desenvolverão uma visão esquemática sobre os fenómenos culturais, cultivando uma postura de curiosidade e de tolerância face às diferenças culturais entre os povos.
Conteúdos Programáticos:
A dicotomia biologia/cultura enquanto motor de estratégias culturais. Os marcos teóricos da Antropologia, e os seus campos de actuação. Formas, estratégias e simbologias dos processos de comunicação social. A humanidade como produtora de cultura, e as individualidades das culturas, no espaço e no tempo. A família enquanto unidade social primária, e os sistemas de classificação e de parentesco. Modelos de estruturação familiar e suas relações com o sistema social. A reprodução social e a gestão dos patrimónios. A interacção dos grupos, da família à comunidade, e os sistemas de relação interpessoal. Os fundamentos da crença, e as perspectivações sociais do mundo através dos mitos, dos ritos e das religiões. O ciclo da vida e o seu carácter estruturante.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos dotam os alunos de conhecimentos básicos sobre os aspectos estruturantes das comunidades humanas, articulando-os internamente a cada cultura, e comparativamente com as demais
Os conteúdos permitem ao aluno entender a importância das modelações teóricas para a estruturação das perspectivas, individuais e colectivas, sobre as realidades sociais
Os conteúdos apresentam ao aluno a diversidade cultural como o resultado de um processo histórico interactivo, fruto das dinâmicas internas e externas dos grupos sociais
Os conteúdos permitem cultivar no aluno uma postura de articulação e de tolerância relativamente aos indivíduos e às culturas diferentes com as quais venha a contactar ao longo da vida.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino constará de exposição teórica, pesquisa tematica, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. Serão visualizados documentários temáticos com qualidade adequada, como suporte de exposição e de discussão de conceitos e realidades. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação, na execução de um trabalho teórico individual e de um trabalho prático em grupo, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na participação do aluno em tarefas teórico-práticas em sala de aula e em atividades científicas fora de aula (participação em seminários, conferências na Universidade).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Módulo 1: Apresentação do binómio biologia/cultura, salientando a expressão do biológico e do cultural na condição humana. Referência à etologia humana, na perspectiva das correntes comportamentalistas, e reflexão sobre algumas diferenças de base biológica, como o sexo e a etnia. A vida em grupo e as dinâmicas internas dos grupos. Neste módulo serão utilizados os documentários produzidos pela BBC e Desmond Morris (The Human Animal) como apoio e ilustração de algumas temáticas, em complemento da leccionação, e como mote para discussão. Módulo 2: Breve abordagem à história e teorias da Antropologia, e definição dos objectivos e métodos. Definição de cultura e dos seus elementos caracterizadores, materiais e imateriais. Este módulo será baseado em exposição e consulta de bibliografias, como apoio à discussão temática, em grupos. Módulo 3: Abordagem geral à comunicação e multiplicidade dos seus veículos, através de alguns exemplos, como a dádiva e as clientelas, a oralidade, o corpo, e a identidade cultural. Neste módulo será visualizado um documentário temático, como complemento à leccionação. Módulo 4: Apresentação sumariada do conceito de etnia, e dos diversos modelos de organização das sociedades, numa perspectiva diacrónica, desde os grupos familiares às sociedades industrializadas. A leccionação será complementada por curtas exposições temáticas pelos alunos, fruto de leituras de pesquisa orientadas pelo docente. Módulo 5: Apresentação do conceito de família enquanto unidade de reprodução, e a multiplicidade das suas formas. As relações entre a família, a casa e o património, e o ciclo da vida no quadro da vida familiar. Neste módulo será visualizado um documentário temático, como complemento à leccionação, e como promotor de discussão entre grupos. Módulo 6: As dicotomias campo/cidade e as estruturações materiais e simbólicas dos respectivos espaços. Os espaços e os géneros, e as relações de vizinhança. Neste módulo, a leccionação será apoiada com material gráfico, sendo envolvidos os alunos na pesquisa e apresentação de um tema. Módulo 7: Apresentação dos princípios que regulam as crenças no sobrenatural, e os seus diversos níveis de estruturação. O impacto das crenças nas relações com os espaços e com os indivíduos. A metodologia a seguir neste módulo, incluirá leccionação, visualização de um documentário, e leituras seleccionadas.
Bibliografia:
Beattie, John (1966) Other cultures: aims, methods and achievements in social anthropology. London, Routledge & Kegan Paul.
Barnard, Alan (2004) History and Theory in Anthropology. Cambridge, Cambridge University Press
Barnard, Alan; Spencer, Jonathan (1996) Encyclopedia of social and cultural anthropology. London, Routledge
Geertz, Clifford (1973) The interpretation of cultures. New York, Basic Books.
Giddens, Anthony (2000) Sociologia. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian (2ª ed.)
Goody, Jack (edit.) (1973) The Character of Kinship. Cambridge, Cambridge University Press
Hall, Stuart; Du Gay, Paul (edits.) (1996) Questions of Cultural Identity. London, Sage Publications
Kuklick, Henrika (Ed.) (2007) New History of Anthropology. Oxford, Blackwell
Smith, Michael E. (Edit.) (2012) The Comparative Archaeology of Complex Societies. Cambridge, Cambridge University Press.
Turner, Bryan S. (edit.) (2006) The Cambridge Dictionary of Sociology. Cambridge, Cambridge University Press
Docente (* Responsável):
Francisco Queiroga (frquei@ufp.edu.pt)