Unidade Curricular:Código:
Língua Estrangeira -Espanhol-1111LEE1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês78
Objectivos de Aprendizagem:
O objectivo da disciplina consiste na aquisição do nível limiar da língua espanhola que se manifesta, essencialmente, na competência comunicativa indispensável para as situações de vida quotidiana adequadas ao domínio social. A competência gramatical há-de permitir o seguimento correcto de ensino da língua e ajudar no contacto com os documentos escritos em espanhol. Sublinha-se a importância de estruturas modais e tácticas para resolver dificuldades pontuais de compreensão ou de expressão. As competências linguísticas devem ser demostradas nos quatro domínios de apreensão da língua: compreensão oral, compreensão escrita, expressão oral e expressão escrita.
Conteúdos Programáticos:
1.
Material gramatical
1.1. Pronombres personales
1.2. Diferencia tú/usted (vosotros).
1.3. Verbos ser/estar
1.4. El género y el número gramatical
1.5. El alfabeto. Pronunciación.
Estructuras comunicativas
1.6. Saludar a alguien formal/informal
1.7. Despedirse de alguien, fórmulas de cortesía
1.8. Información personal (nombre, profesión, domicilio, procedencia)
1.9. Léxico: profesiones, nacionalidad, números

2.
Material gramatical
2.1. Artículos determinados e indeterminados. Contracción: al, del.
2.2. Presente de indicativo de verbos regulares.
2.3. Verbos irregulares: cambio vocálico e:ie.
2.4. Numerales: cardinales / ordinales
2.5. Preposiciones y adverbios de lugar.
2.6. Colocación del pronombre reflexivo.
2.7. Hay y Está(n) en la existencia y ubicación de objetos
2.8. Adverbios de lugar.
2.9. Interrogativos: ¿Dónde?, ¿Qué?,...
Estructuras comunicativas
2.10. Ubicación e existencia de objetos
2.11. Léxico: La casa: muebles y objetos; Establecim
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Actividades relacionadas com a aprendizagem da língua espanhola: leitura de pequenas histórias ou notícias, identificar palavras chave, ideias fundamentais, tema; resumir a história/notícia (oralmente e por escrito
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O conhecimento de aluno será avaliado, fundamentalmente, através de um teste escrito realizado na aula e de uma intervenção oral. A nota final resultará da média aritmética destes dois itens, mas sempre com uma margem de aferição determinada pelos trabalhos práticos realizados na aula e pela presença nos seminários, conferências ou congressos. O sistema de avaliação contínua implica o cumprimento da norma interna de, pelo menos, 50% de assistência às aulas, pelo que a não obediência a este quesito implica a reprovação na unidade curricular.
Cumpre, igualmente, aos alunos, a participação nas conferências ou seminários relacionados com os temas sobre Espanha e América Latina e aos quais se acrescentam (sempre que possível) ciclos de cinema, exposições, palestras e foros. Assim:
Avaliação teórica (escrito) 50%
Avaliação oral: 40%
• Participação em seminários, conferências, congressos: até o limite de 10%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Teórico prático. Estratégia de motivação para a tarefa a realizar; definição de objetivos a perseguir; definição de objetivos a atingir; trabalhos de grupo, trabalho individual; apresentação dos resultados.
Bibliografia:
1 BOROBIO, Virgilio: Curso de español para extranjeros. Ele, Madrid, Ediciones
SM, 1995.
2 PERIS E., BAULENAS N: Gente I, Difusión, Barcelona, 1998.
3 INMACULADA PENADÉZ, MANUEL MARTÍ y ANA Mª RUÍZ: Gramática española por niveles, vol. I Editorial Numen, Madrid, 2007.
4 HERMOSO G. A.: Español lengua extranjera. Nivel 1, Madrid, Edelsa, 1996.
5 JIMENEZ ROSA: Vocabulario, Sociedad Española de Librería, Madrid, 1991.
6 CASTRO F.: Ven 1 – Español lengua extranjera, Madrid, Edelsa, 1994.
7 CASTRO VIÚDEZ FRANCISCA: Aprende gramática y vocabulario. 2012.