Unidade Curricular:Código:
Tecnologias da Comunicação e da Informação: Fotografia e Tratamento de Imagem904TCIF
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Tecnologias de Comunicação)7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecimento e capacidade de compreensão de textos teóricos avançados sobre a história da fotografia, bem como sobre a relevância do seu papel nas vertentes da comunicação, desde o mundo editorial, ao jornalismo, publicidade, comunicação gráfica, web e multimédia; aquisição de competências ao nível da captura e edição de imagem, bem como sua integração em narrativas coerentes e coesas; aplicação dos conhecimentos relativos a ferramentas de edição de imagem, através de uma abordagem profissional ao trabalho do fotógrafo e através da realização de projectos concretos; capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante na área da comunicação visual; competências ao nível da comunicação, capacitando o aluno para exprimir ideias, identificar problemas e propor soluções; competências de investigação autónoma capacitantes de auto-aprendizagem e autonomia na busca do conhecimento.
Conteúdos Programáticos:
1. Teoria e história da Fotografia e da Imagem
1.1. Conceitos e definições da Fotografia
1.2. História da Fotografia e dos grandes Fotógrafos
1.3. Usos e significados da Imagem: por uma semiótica da mensagem icónica
1.4. Palavra e Imagem: intersecções e intertextualidades
2. A Câmara fotográfica e o seu funcionamento
2.1. Máquinas fotográficas e objectivas
2.2. Regras básicas de composição
2.3. Técnica fotográfica e a sua utilização criativa
2.4. O universo da fotografia digital
2.4.1. Funcionamento de uma máquina fotográfica digital
2.4.2. Formatos de ficheiros de imagem
2.4.3. Scanners
2.4.4. O arquivo digital
3. Captura e Tratamento de imagens
3.1. Fotografia de interiores e exteriores
3.2. Passos para o tratamento digital de imagens
3.3. Análise e discussão de capturas e tratamentos realizados.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
De forma a garantir um conhecimento e capacidade de compreensão de textos teóricos avançados sobre a história da fotografia, bem como sobre a relevância do seu papel nas vertentes da comunicação, o primeiro ponto do programa centra-se nos conceitos e definições, usos e significados da imagem. No que diz respeito à aquisição de competências ao nível da captura e edição de imagem, bem como sua integração em narrativas coerentes e coesas, assim como a aplicação dos conhecimentos relativos a ferramentas de edição de imagem, através de uma abordagem profissional ao trabalho do fotógrafo e através da realização de projectos concretos, os pontos dois e três do programa introduzem, de um modo prático, a câmara fotográfica e o seu funcionamento, garantindo o domínio de técnicas e ferramentas que certificam a captura e tratamento de imagens.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas teóricas são de exposição por parte do docente, apresentando e discutindo textos académicos sobre a teoria e a história da imagem e da fotografia. As aulas teórico-práticas são aulas de análise de exemplos do trabalho de bons fotógrafos. Há ainda lugar à aplicação dos conhecimentos relativos a ferramentas de captura e edição de imagem, em contexto prático de exercício de actividades no Laboratório de Fotografia da Universidade.
A avaliação é composta de uma prova teórica (50%) e um trabalho prático, que inclui Portfolio com imagens capturadas e editadas no contexto da unidade curricular (50%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O teste teórico previsto tem como objectivo garantir que o aluno leu e compreendeu os textos sobre teoria e história da fotografia e da imagem, estudados e debatidos durante as aulas teóricas. A avaliação da componente prática faz-se através da entrega de um Portfolio com as imagens capturadas e editadas durante o semestre, desse modo permitindo identificar se o aluno aplicou, de um modo sustentado, as competências e as tarefas designadas pelo trabalho efectuado nas aulas práticas.
Bibliografia:
BARTHES, R. (1989). A câmara clara. Trad. Manuela Torres. Lisboa, Edições 70.
FLUSSER, V. (1998). Ensaio sobre a fotografia: para uma filosofia da técnica. Lisboa, Relógio D'Água.
KIRBY, T. & BBC (2009. The Genius of Photography. DVD.
MITCHELL, W.J.T. (2005). What do pictures want?: the lives and loves of images. Chicago, University of Chicago Press.
SANTAELLA, L. & NOETH, W. (2005). Imagem: Cognição, semiótica, mídia. 4ª edição. São Paulo, Iluminuras.
SONTAG, S. (1990). On Photography. New York, Anchor Books.