Unidade Curricular:Código:
Produção Digital Multimédia e Webdesign904PDMW
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Tecnologias de Comunicação)7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
Capacidade de identificar os fundamentos da produção e gestão de projectos multimédia em meio digital, através do seu enquadramento com as redes de inteligência colectiva e o conhecimento em rede. Desenvolvimento de aplicações originais, nomeadamente em contexto de investigação, aperfeiçoando a utilização de ferramentas de produção multimédia e hipermédia. Aplicação de conhecimentos em contextos alargados e multidisciplinares, através do desenvolvimento de um projecto de comunicação digital a ser publicado na World Wide Web. Integrar conhecimentos através do exercício de ferramentas de produção digital multimédia e webdesign. Comunicar conclusões, de uma forma clara e sem ambiguidades, a públicos diferentes, contextualizando e exercitando a sua aplicação em contextos criativos e comunicacionais na Internet.
Conteúdos Programáticos:
1. Conceitos teóricos e enquadramento
1.1. Fundamentos da produção e gestão de projectos multimédia em meio digital
1.2. A inteligência colectiva e o conhecimento em rede
2. Ferramentas de produção digital multimédia e webdesign
2.1. Digitalização e edição de texto, som e imagem para utilização na Internet
2.2. Ferramentas de produção multimédia e webdesign
2.3. Edição de websites: Content Management Systems e HTML
3. Projecto
3.1. Elaboração de plano de trabalhos com vista à realização de um portfolio multimédia e interactivo para publicação na web
3.2. Publicação de trabalhos multimédia na web
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
De forma a garantir a capacidade de identificar os fundamentos da produção e gestão de projectos multimédia em meio digital,o primeiro ponto do programa centra-se em conceitos teóricos de enquadramento (produção e gestão de projectos multimédia em meio digital; inteligência colectiva e o conhecimento em rede). No que diz respeito ao aperfeiçoamento de noções para utilização de ferramentas de produção multimédia e hipermédia, o ponto dois do programa introduz, de um modo prático, garantindo o domínio de ferramentas de edição digital de texto, som e imagem; e introduzindo a utilização de Content Management Systems e HTML. Por fim, no que diz respeito à aplicação de conhecimentos em contextos alargados e multidisciplinares, através do desenvolvimento e publicação de um projecto digital, o terceiro ponto do programa envolve a concepção e desenvolvimento de um Projecto (plano de trabalhos, portfolio multimédia e interactivo, publicação na web).
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas, de cariz teórico-prático, são de exposição pelo docente, seguidas de debate. A realização de um projecto prático tem em vista o desenvolvimento de competências ao nível da produção digital em multimédia e no webdesign, bem como a sua correcta publicação e disseminação em rede.
O sistema de avaliação compreende um teste teórico (50%) e um projecto de comunicação multimédia integrada, devidamente publicado e disseminado na web e nas redes sociais (30%). A fundamentação teórica e o plano de desenvolvimento do projecto são igualmente avaliados (20%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O teste teórico tem como objectivo aferir a correcta compreensão dos conceitos teóricos e dos fundamentos da produção e gestão de projectos multimédia em meio digital. O projecto pretende entender se o aluno aplicou os conhecimentos adquiridos sobre comunicação e disseminação de conteúdos multimédia em meio digital, implicando ainda a sua adequada descrição e justificação.
Bibliografia:
COTTON, B; Oliver, R. (1993). Understanding Hypermedia: From Multimedia to Virtual Reality. London, Phaidon.
GOSCIOLA, Vicente (2003). Roteiro para as novas mídias: Do game à TV interativa. São Paulo, SENAC.
HUI KYONG CHUN, Wendy & Thomas Keenan (2006). New media, old media: a history and theory reader. Routledge.
LIESTOL,G., Morrison, A. and Rasmussen T. eds. (2003) Digital Media Revisited: Theoretical and Conceptual Innovation in Digital Domains. Cambridge, Mass.: MIT Press.
MEMÓRIA, F. (2005). Design para a Internet: projetando a experiência perfeita. Rio de Janeiro: Elsevier.
RIBEIRO, N. (2004). Multimédia e Tecnologias Interactivas. Lisboa, FCA.
Docente (* Responsável):