Unidade Curricular: | Código: | ||
Produção Digital Multimédia e Webdesign | 904PDMW | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Comunicação (Tecnologias de Comunicação) | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 91 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Capacidade de identificar os fundamentos da produção e gestão de projectos multimédia em meio digital, através do seu enquadramento com as redes de inteligência colectiva e o conhecimento em rede. Desenvolvimento de aplicações originais, nomeadamente em contexto de investigação, aperfeiçoando a utilização de ferramentas de produção multimédia e hipermédia. Aplicação de conhecimentos em contextos alargados e multidisciplinares, através do desenvolvimento de um projecto de comunicação digital a ser publicado na World Wide Web. Integrar conhecimentos através do exercício de ferramentas de produção digital multimédia e webdesign. Comunicar conclusões, de uma forma clara e sem ambiguidades, a públicos diferentes, contextualizando e exercitando a sua aplicação em contextos criativos e comunicacionais na Internet. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Conceitos teóricos e enquadramento 1.1. Fundamentos da produção e gestão de projectos multimédia em meio digital 1.2. A inteligência colectiva e o conhecimento em rede 2. Ferramentas de produção digital multimédia e webdesign 2.1. Digitalização e edição de texto, som e imagem para utilização na Internet 2.2. Ferramentas de produção multimédia e webdesign 2.3. Edição de websites: Content Management Systems e HTML 3. Projecto 3.1. Elaboração de plano de trabalhos com vista à realização de um portfolio multimédia e interactivo para publicação na web 3.2. Publicação de trabalhos multimédia na web | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
De forma a garantir a capacidade de identificar os fundamentos da produção e gestão de projectos multimédia em meio digital,o primeiro ponto do programa centra-se em conceitos teóricos de enquadramento (produção e gestão de projectos multimédia em meio digital; inteligência colectiva e o conhecimento em rede). No que diz respeito ao aperfeiçoamento de noções para utilização de ferramentas de produção multimédia e hipermédia, o ponto dois do programa introduz, de um modo prático, garantindo o domínio de ferramentas de edição digital de texto, som e imagem; e introduzindo a utilização de Content Management Systems e HTML. Por fim, no que diz respeito à aplicação de conhecimentos em contextos alargados e multidisciplinares, através do desenvolvimento e publicação de um projecto digital, o terceiro ponto do programa envolve a concepção e desenvolvimento de um Projecto (plano de trabalhos, portfolio multimédia e interactivo, publicação na web). | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas, de cariz teórico-prático, são de exposição pelo docente, seguidas de debate. A realização de um projecto prático tem em vista o desenvolvimento de competências ao nível da produção digital em multimédia e no webdesign, bem como a sua correcta publicação e disseminação em rede. O sistema de avaliação compreende um teste teórico (50%) e um projecto de comunicação multimédia integrada, devidamente publicado e disseminado na web e nas redes sociais (30%). A fundamentação teórica e o plano de desenvolvimento do projecto são igualmente avaliados (20%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O teste teórico tem como objectivo aferir a correcta compreensão dos conceitos teóricos e dos fundamentos da produção e gestão de projectos multimédia em meio digital. O projecto pretende entender se o aluno aplicou os conhecimentos adquiridos sobre comunicação e disseminação de conteúdos multimédia em meio digital, implicando ainda a sua adequada descrição e justificação. | |||
Bibliografia: | |||
COTTON, B; Oliver, R. (1993). Understanding Hypermedia: From Multimedia to Virtual Reality. London, Phaidon. GOSCIOLA, Vicente (2003). Roteiro para as novas mídias: Do game à TV interativa. São Paulo, SENAC. HUI KYONG CHUN, Wendy & Thomas Keenan (2006). New media, old media: a history and theory reader. Routledge. LIESTOL,G., Morrison, A. and Rasmussen T. eds. (2003) Digital Media Revisited: Theoretical and Conceptual Innovation in Digital Domains. Cambridge, Mass.: MIT Press. MEMÓRIA, F. (2005). Design para a Internet: projetando a experiência perfeita. Rio de Janeiro: Elsevier. RIBEIRO, N. (2004). Multimédia e Tecnologias Interactivas. Lisboa, FCA. |