Unidade Curricular:Código:
Laboratório de Rádio774LRAD
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
1. Dotar os inscritos com as competências para selecionar, escrever e, digitalmente, editar notícias e reportagens, de acordo com a linguagem e o estilo radiofónico.
2. Promover o desenvolvimento de competências transversais ao saber-fazer relativamente à linguagem dos géneros informativos radiofónicos.
No final do semestre, os discentes deverão conseguir:
a) Preparar e planificar uma reportagem antes de sair para o terreno;
b) Recolher informação junto de fontes, utilizando as técnicas e o equipamento apropriados;
c) Definir a noticiabilidade de acontecimento radiofónico entendendo a importância da adequação do ângulo e do tema ao meio;
d) Entender os conceitos de criatividade na informação face à dinâmica da seleção informativa e da redação;.
e) Usar equipamento digital para edição e tratamento de som.
Conteúdos Programáticos:
Escrever para ser ouvido. Da captação do som à construção do texto radiojornalístico. Notícia, entrevista e reportagem em rádio.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Todos os conteúdos programáticos são orientados para a aquisição das técnicas de expressão radiojornalística e de competências relacionadas com a captura de som e edição audio.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A estratégia de ensino-aprendizagem é teórico-prática e laboratorial, pretendendo-se simular o ambiente de uma redação em rádio.
A avaliação da disciplina é feita de uma forma contínua através:
a) De um teste escrito no final do semestre (50%)
b) Audiobook (15%)
c) De um trabalho individual de reportagem radiojornalística (35%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo uma unidade curricular orientada para a aquisição de competências técnicas no domínio do radiojornalismo, a metodologia de ensino deve ser, como é, teórico-prática e laboratorial.
Bibliografia:
GANZ, Pierre (1995): A reportagem em rádio e televisão. Mem Martins: Inquérito.
MENESES, João Paulo (2003): Tudo o que se passa na TSF : ...para um "livro de estilo". Porto: Jornal de Notícias.
SOUSA, Jorge Pedro e AROSO, Inês (2003): Técnicas Jornalísticas nos Meios Electrónicos. Princípios de radiojornalismo, telejornalismo e jornalismo online. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
Docente (* Responsável):
Jorge Pedro Sousa (jpsousa@ufp.edu.pt)
Lab C Com (lbc@ufp.edu.pt)