Unidade Curricular:Código:
Gramática da Comunicação VI (Cultura e Ciência)774GRC6
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Aplicação de princípios teóricos à identificação crítica da cultura e do seu significado civilizacional. Capacitar o estudante para manusear, seleccionar e organizar textos e problemas de natureza cultural e científica. Capacitar o estudante com vocabulário e meios intelectuais que lhe permitam produzir um discurso cultural fundamentado, coerente e atento à actualidade.
Em síntese, trata-se de orientar o estudante, para que ele possa adoptar uma a atitude reflexiva e esclarecida perante instituições, textos e realidades pertinentes no âmbito da Cultura e da Ciência. Desta forma procura-se que estudante domine dimensões da Cultura e da Ciência veiculadas pelos media com o objectivo de valorizar desempenhos profissionais nas áreas da comunicação.
Conteúdos Programáticos:
I Parte
1. As diferentes concepções de Cultura
2. Os fenómenos de massificação cultural
3. A Cidade como figura cultural
4. A heterogeneidade das experiências culturais e científicas
5. Breve léxico cultural para uma gramática contemporânea
II Parte
1. Cibercultura: estrutura e fundamentos básicos
2. Inteligência artificial e transhumanismo
3. Cultura da remixagem
4. O fenômeno da sobreinformação e seu impacto na cultura
5. Jornalismo e comunicação na era do Big Data
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos articulam a percepção da diversidade problemática da Cultura e da Ciência com a necessidade de compreensão do papel civilizacional destas duas manifestações da criatividade e do saber.
Considerando que, na realidade contemporânea, a presença social da Cultura e da Ciência se manifesta através de contextos institucionais e mediáticos, os conteúdos aqui definidos visam dotar o estudante de uma gramática e de consequentes conhecimentos, que lhe permitam elaborar uma visão autónoma e crítica da pluralidade do mundo.
Ao fornecerem o enquadramento teórico-prático que permite compreender e justificar o valor da Cultura e a pertinência da Ciência, sobretudo na sua vertente social e humana, os conteúdos aqui apresentados tornam possível ao estudante manipular textos e discursos indissociáveis de uma anatomia do real, aqui entendida como símbolo de uma exigência de atenção e capacidade de observação requeridas em desempenhos profissionais na área da comunicação
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Lições e orientação tutorial
Testes, trabalhos e exposições orais
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias adoptadas contemplam aulas teóricas e práticas dedicadas ao estudo de textos teóricos e à aprendizagem de um vocabulário especializado, base indispensável, para a elaboração de uma “enciclopédia pessoal”, aqui também entendia como instrumento de trabalho essencial nas áreas da comunicação. Por outro lado a metodologia adoptada tem a preocupação de possibilitar ao aluno a sistematização da sua experiência pessoal, incentivando-o a alcançar o sentido dos discursos e das práticas culturais e científicas. As metodologias privilegiam ainda o tratamento de conteúdos mediáticos, a sua leitura/visualização e interpretação com o objectivo de fomentar no estudante o hábito do manuseamento dos media de acordo com uma gramática da comunicação que, devido ao seu enfoque cultural e científico, estimule e conhecimento individual e a curiosidade. A relação entre a metodologia e os objectivos remete para a procura de uma coerência entre o trabalho profissional na comunicação e a capacidade de argumentação culturalmente legitimada.
Bibliografia:
Bauman, Zygmunt (2011) “Liquid Modernity”, Polity Press, Cambridge
Campbell, Tom (2018) Davis, Mark; Palmer, Jack “Hidden Paths in Zygmunt Bauman’s Sociology: Editorial Introduction”, Theory, Culture & Society b-on
Miller, V. (2020). Understanding digital culture. Sage.
Nussbaum, Martha C. (2019), Sem fins lucrativos – Porque precisa a Democracia de Humanidades, Edições 70, Lisboa
Pacheco Pereira, José (2021) Personalia, Tinta da China, Lisboa
Santaella, L. (2021). Humanos Hiper-Híbridos: Linguagens e cultura na segunda era da internet. Paulus Editora.
Steiner, Georges;(1993)No castelo do Barba Azul" Relógio d´Água, Lisboa BFP SAC 008/STE/47882