Unidade Curricular:Código:
Gramática da Comunicação I (História e Expansão da Língua Portuguesa)774GRC1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que o aluno domine as técnicas de investigação e de produção com vista á correcta execução do trabalho científico; desenvolva competências estruturantes de natureza teórico-prática que lhe permitam conhecer e apreciar criticamente algumas propostas interpretativas de aspetos da história da língua (periodização, relevância de fatores não linguísticos, entre outras); reconheça o valor da projecção da língua portuguesa no mundo.
Conteúdos Programáticos:
1. Metodologia do trabalho intelectual
1. 1. leitura e estratégias para compreensão do texto
1. 2. recolha e tratamento de informação
1. 2. 1. notas, apontamentos, sublinhados, fichas de leitura, resumos e sínteses
1. 3. trabalho cientifico
1. 3. 1. características e estrutura
1. 3. 2. normas para apresentação
1. 4. o curriculum vitae
2. História da Língua Portuguesa
2. 1. do latim ao galaico-português
2. 1. 1. questões etimológicas
2. 1. 2. a evolução fonética – os metaplasmos
2. 2. o galaico-português de 1200 a 1350
2. 3. o português europeu do século XIV à actualidade
2. 4. unidade e variação do português actual
2. 4. 1. os dialectos portugueses na Europa
2. 4. 1. o português no Brasil, na África e na Ásia
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos privilegiam a História da Língua Portuguesa e a eficaz elaboração de trabalhos científicos de acordo com as competências pretendidas
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Unidades lectivas teóricas, teórico-práticas, práticas e sessões tutoriais
Leitura e síntese de matérias incidentes na metodologia do trabalho intelectual e na história da língua
Investigação semi-autónoma
Desenvolvimento das capacidades produtivas, críticas, relacionais e avaliativas de questões gerais.
Avaliação
Frequência – 50%
Trabalho de grupo – 40%
Participação e assiduidade na componente lectiva – 10%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento de estudo orientado e na participação ativa do aluno de modo a que este experimente e adquira ferramentas que otimizem a sua expressão no campo da comunicação científica e da terminologia específica do curso. Pretende-se o desenvolvimento das capacidades produtivas, críticas, relacionais e avaliativas de questões gerais.
Bibliografia:
CASTRO, Ivo (2006). Introdução à História do Português. Lisboa: Colibri.
CEIA, Carlos – Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa: Presença, 1995.
CINTRA, Luís Filipe Lindley (1983). Estudos de Dialectologia Portuguesa. Lisboa: Sá da Costa.
FRADA, João José Cúcio – Guia Prático para a Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa: Edições Cosmos, 1991.
Manual de elaboração de trabalhos científicos [em linha]. Disponível em . [Consultado em 25.07.2014]
SERAFINI, Maria Teresa – Saber Estudar e Aprender. Lisboa: Editorial Presença, 1991.
TESSYER, Paul (2001). História da Língua Portuguesa. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora.
Docente (* Responsável):
Isabel Ponce de Leão (ivaz@ufp.edu.pt)