Unidade Curricular:Código:
Estágio II (Jornalismo)774ETG2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular “Estágio II (jornalismo)" visa dotar o aluno de conhecimentos e competências técnicas elementares para a inserção no mercado de trabalho jornalístico.
Conteúdos Programáticos:
Aplicação de técnicas de recolha, processamento e difusão de informação em jornalismo para imprensa, rádio, televisão e Internet.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Toda a lecionação, de cariz eminentemente prática e laboratorial, em ambiente que simula uma redação jornalística profissional, é orientada para a capacitação dos estudantes no domínio das técnicas jornalísticas de obtenção, processamento e difusão de informação.
O estágio pode, ainda, ser realizado externamente, em meios de comunicação social profissionais, opção que permite ao estudante ter um contacto próximo com a realidade do mercado de trabalho jornalístico.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ensino prático e laboratorial, em ambiente de simulação de uma redação jornalística profissional, OU estágio profissional em meio de comunicação social. Avaliação contínua.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo uma unidade curricular totalmente orientada para a integração dos estudantes no mercado de trabalho, a estratégia de ensino aprendizagem passa pela simulação do ambiente de uma sala de redação profissional, devendo os estudantes desempenhar funções análogas às de um jornalista profissional no campo da recolha, processamento e difusão de informação. Também é permitido ao estudante realizar o seu estágio num meio de comunicação social profissional, o que aproxima ainda mais o discente do mercado de trabalho.
Bibliografia:
SOUSA, Jorge Pedro e AROSO, Inês (2003). Técnicas Jornalísticas nos Meios Electrónicos. Princípios de Radiojornalismo, Telejornalismo e Jornalismo On-Line. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
SOUSA, Jorge Pedro (2004). Fotojornalismo. Introdução à História, às Técnicas e à Linguagem da Fotografia na Imprensa. Florianópolis, Brasil: Letras Contemporâneas.
SOUSA, Jorge Pedro (2005). Elementos de Jornalismo Impresso. Florianópolis: Letras Contemporâneas.
SOUSA, Jorge Pedro (2006). Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. 2ª edição. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
Docente (* Responsável):
Jorge Pedro Sousa (jpsousa@ufp.edu.pt)
Lab C Com (lbc@ufp.edu.pt)