Unidade Curricular:Código:
Estética da Comunicação774ESTC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Aplicação de princípios teóricos à identificação crítica, utilização e problematização dos objectos estéticos. Capacitar o estudante para manusear, seleccionar e organizar textos e problemas com pertinência estética, bem como a utilizar e potenciar os símbolos e os valores estéticos no âmbito da comunicação mediática. Em síntese, trata-se de orientar o estudante, para que ele possa adoptar uma a atitude filosófica (na suas componentes reflexiva, especulativa e pragmática) e, desse modo encontrar uma melhor sustentabilidade para desempenhos profissionais nas áreas da comunicação.
Conteúdos Programáticos:
1. A Arte enquanto processo de comunicação
2. Representação, expressão e formas artísticas
3. As experiências estéticas e suas consequências sociais
4. Fundamentos filosóficos da Estética
5. Platão, Aristóteles, Benjamin: o percurso das imagens
6. As definições contemporâneas da Arte
7. Os movimentos artísticos no século XX
8. As linguagens plásticas, fotográficas e fílmicas
9. O design contemporâneo e os novos paradigmas da comunicação
10. Criação e pensamento: utopias e distopias no discurso artístico actual
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos articulam a percepção da diversidade histórica das manifestações artísticas com os fenómenos comunicacionais e destacam a dimensão emocional, criativa e epistemológica da arte. Interpelam o acto de criação artística, a diversidade das linguagens, meios e suportes. Esclarecem noções fundamentais do vocabulário estético. Cruzam práticas e experiências da imagem com o devir mediático das sociedades contemporâneas. Ao fornecerem o enquadramento teórico que permite compreender e justificar a importância destas questões, torna-se possível que o estudante seja capaz de dominar e aplicar conhecimentos de grande relevância cultural. Só com eles fica apto a organizar autonomamente a experiência do mundo como linguagem, e a transpor para o âmbito profissional da comunicação os valores éticos e estéticos característicos da produção artística.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Testes, trabalhos e exposições orais
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias adoptadas contemplam aulas teóricas e práticas dedicadas ao estudo de textos teóricos e plásticos que revelam o pensamento estético contemporâneo. Sinalizam as grandes referências históricas da arte, do Modernismo à actualidade. Sistematizam a experiência artística em função de três eixos: a arte como forma de comunicação com características únicas; a especificidade simbólica da linguagem artística e o seu carácter transversal ; o valor social e político da arte. Sublinha-se a preocupação em aplicar princípios teóricos à identificação crítica, utilização e problematização de objectos estéticos. Através deste processo leva-se o estudante a uma tomada de consciência intelectual e filosófica do valor ético e estético da comunicação. Uma vez que se trata de uma condição essencial para aprender e apreender os conteúdos dos textos artísticos, através dela o estudante amplia criticamente o conceito de comunicação. A utilização dos conhecimentos inerentes à reflexão estética permite-lhe lidar profissionalmente com as relações entre técnica, sensibilidade e criação artística numa sociedade cada vez mais organizada por imagens.
Bibliografia:
Antologia de textos a indicar nas aulas
Aristóteles, Poética, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2007, Prefácio de Maria Helena da Rocha Pereira, tradução e notas Ana Maria Valente
Carroll, Noel Filosofia da Arte, Texto & Grafia, Lisboa, 2015
Cauquelin, Anne Arte Contemporânea, Martins Fontes, S. Paulo, 2005
Eco, Umberto História da Beleza, Difel, Lisboa, 2004
Jennifer Bass and Pat Kirkham, Saul Bass: A Life in Film & Design Laurence King Publishing
Docente (* Responsável):
Eduardo Paz Barroso (epb@ufp.edu.pt)