Unidade Curricular:Código:
Design, Infografia e Comunicação Gráfica904DICG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Tecnologias de Comunicação)8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
Design, Infografia e Comunicação gráfica é uma unidade curricular focalizada na comunicação visual. A “imagem”, aqui entendida num sentido abrangente (fotografia, desenho, sinais, ícones, etc.), tem vindo a tornar-se um elemento cada vez mais importante na comunicação impressa e online. Neste sentido, Design, Infografia e Comunicação tem como objectivo evidenciar e apreender os fundamentos teórico-práticos no processo de construção de produtos visuais.
Conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver:
1. Adquirir conhecimentos teórico-práticos profundos sobre comunicação visual, tendo por base duas das suas mais frequentes expressões, o design gráfico e a infografia;
2. Perceber a organização dos elementos gráficos que estruturam a comunicação visual;
3. Adquirir conhecimento profundos das metodologias e ferramentas inerentes à produção de comunicação visual.
Conteúdos Programáticos:
1. Um olhar sobre o Design, a Infografia e a Comunicação Gráfica
1.1. O design
1.1.1. Dados para uma definição
1.1.2. O problema das origens
1.1.3. Campos de intervenção do design
1.2. A Infografia
1.2.1. Os códigos da infografia
1.2.2. Tipos de infografia
1.3. A comunicação gráfica
1.3.1. Elementos básicos da comunicação gráfica
1.3.1.1. linha, cor e forma
1.3.2. Princípios da comunicação gráfica
1.3.2.1. Equilíbrio, hierarquia e ritmo
1.4. Imagem vectorial versus imagem bitmap
2. Projecto e desenho de comunicação gráfica
2.1. Metodologia projectual
2.1.1. Do problema à solução
2.1.1.1. Problema
2.1.1.2. Ideia
2.1.1.3. informação (análise e síntese)
2.1.1.4. modelo
2.1.1.5. solução
2.2. Infografia como construção do real
2.3. Cartaz e sintaxe visual
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos são desenvolvidos de acordo com os objectivos definidos para a Unidade Curricular. Existe um módulo inicial de base teórica, Um olhar sobre o Design, a Infografia e a Comunicação Gráfica, no qual se fornece ao aluno os conhecimentos fundamentais do design gráfico, da infografia e da comunicação gráfica. No segundo módulo, Projecto e desenho de comunicação gráfica, são fornecidas metodologias para a resolução de problemas de comunicação visual, de forma a que o aluno possa pensar e produzir design, infografia e comunicação visual.
metodologias e ferramentas inerentes à produção de comunicação visual.
Os conteúdos programáticos apresentados iniciam-se com uma abordagem teórica sobre os assuntos considerados fundamentais para a compreensão da Unidade Curricular. Posteriormente, e de forma crescente, o aluno vai sendo envolvido numa abordagem prática de desenvolvimento e aplicação desses conceitos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
1º módulo: Um primeiro olhar sobre a comunicação gráfica
Descrição: Conceito detalhado sobre o Design, a Infografia e a Comunicação Gráfica, enquanto áreas de convergência no desenvolvimento de comunicação visual.
2º módulo: Projecto e desenho de comunicação gráfica
Descrição: Desenvolvimento de projectos de design, infografia e comunicação gráfica.
A avaliação da disciplina baseia-se no modelo da avaliação contínua e inclui os seguintes elementos:
1. Participação na plataforma virtual, UFPUV;
2. Teste escrito;
3. Elaboração de projectos teórico-práticos, focalizados nas matérias lecionadas;
4. Desempenho do aluno, incluindo a assiduidade, o desempenho técnico, a participação activa nas aulas e o interesse global demonstrado pela matérias.
Pontuação
1. Plataforma UFPUV: 15% (3 valores)
2. Teste: 50% (10 valores)
3. Trabalho teórico-prático: 30% (6 valores)
4. Assiduidade e participação na aula: 5% (1 valores)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
No 1º módulo, Um primeiro olhar sobre a comunicação gráfica, o aluno obtém conhecimentos teóricos sobre design, infografia e comunicação gráfica. Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos profundos, sobre cada uma destas expressões da comunicação visual. Por outro lado, pretende-se que o aluno entenda a organização dos elementos gráficos que estruturam a comunicação visual e desenvolva um espirito critic e auto-crítico sobre o “visual”. No 2º módulo, Projecto e desenho de comunicação gráfica, o aluno é incentivado a aplicar os conhecimentos teóricos obtidos no modulo anterior. O aluno desenvolve projectos de design, infografia e comunicação gráfica, de acordo com as metodologias fornecidas.
Bibliografia:
Cairo, A. (2008). Infografía 2.0, visualización interactiva de información en prensa. Madrid, Alamut.
Chaves, N. (2012). La imagem corporativa. Barcelona, Editora Gustavo Gili. 3ª ed.
Dondis, D. (2000). La sintaxis de la imagen, introducción al alfabeto visual. Barcelona, Gustavo Gili , 4ª ed.
Dormer, P. (1995). Os significados do design moderno, Lisboa. Centro Português de Design.
Harrower, T. (2007). Newspaper designer’s handbook. Nova Iorque, McGraw-Hill, 6ª ed.
Hashimoto, A. e Clayton, M. (2009). Visual Design fundamentals: a digital approach. Boston, Course Technology.
Kandinsky, W. (1996). Ponto, linha, plano. Lisboa, Edições 70, Arte & comunicação.
Kandinsky, W. (1998). Gramática da criação. Lisboa, Edições 70, Arte & comunicação.
Margolin, V. (2014). Design e risco de mudança Vila do Conde, Verso da história
Mesquita, F. (2014). Comunicação visual, design e publicidade. Porto, Media XXl (no prelo).
Munari, B. (1993). Das coisas nascem coisas. Lisboa, Edições 70, Arte & comunica