Unidade Curricular:Código:
Design Gráfico e Comunicação na Web774DGCW
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular tem como principal objectivo sensibilizar o aluno para as problemáticas do design gráfico, na comunicação contemporânea. Neste sentido, será efectuada uma abordagem às principais questão relacionadas com o designe gráfico e a comunicação na web.
Conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver:
1. Desenvolver a capacidade de “ver” e comunicar, através da imagem, desenvolvendo no aluno um sentido critico e auto-critico da comunicação visual;
2. Conhecer os elementos e princípios básicos do design gráfico;
3. Conhecer os mecanismos de produção de comunicação online.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução ao design gráfico
1.1. Um primeiro olhar e definição
1.2. Artes visuais no século XX
1.3. Correntes estéticas determinantes
1.3.1. Da Arte Nova à Pop Arte
1.4. Breve história do cartaz
1.4.1. Os primeiros cartazes
2. Elementos estruturais do design e comunicação na web
2.1. Elementos básicos do design gráfico
2.1.1. Ponto, linha e plano
2.1.2. Cor, volume, forma e textura
2.2. Princípios básicos do design gráfico
2.2.1. Ritmo, equilíbrio e hierarquia
2.2.2. O design modular
2.3. A tipografia na web
2.4. Imagem vectorial versus imagem bitmap
2.4.1. A resolução da imagem
2.5. Fotografia
2.5.1. Formatos
2.5.2. Banco de imagens online
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos são desenvolvidos de acordo com os objectivos definidos para a Unidade Curricular. Existe um módulo inicial teórico, Introdução ao design gráfico, focalizado na história da comunicação visual, no qual se pretende desenvolver a capacidade de “ver” e comunicar, através da imagem, fornecendo ao aluno um sentido critico e auto-critico do que vê. No segundo módulo, Elementos estruturais do design e comunicação na web, o aluno tem contacto com os elementos e princípios básicos do design gráfico e os mecanismos de produção e publicação de comunicação para a web. Trata-se de um módulo complementar ao primeiro módulo, na medida em que o aluno desenvolve projectos práticos teoricamente justificados.
Os conteúdos programáticos apresentados iniciam-se com uma abordagem teórica sobre os assuntos considerados fundamentais para a compreensão da Unidade Curricular. Posteriormente, e de forma crescente, o aluno vai sendo envolvido numa abordagem prática de desenvolvimento.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
1º módulo: Introdução ao design gráfico
Descrição: Introdução ao design gráfico: origem e evolução.
2º módulo: Elementos estruturais do design e comunicação na web
Descrição: Os elementos e princípios elementares do design e a sua comunicação online.
A avaliação da disciplina baseia-se no modelo da avaliação contínua e inclui os seguintes elementos:
1. Teste escrito;
2. Elaboração de projectos teórico-práticos, focalizados nas matérias lecionadas;
3. Desempenho do aluno, incluindo a assiduidade, o desempenho técnico, a participação activa nas aulas e o interesse global demonstrado pela matérias.
Pontuação
1. Teste: 50% (10 valores)
2. Trabalho teórico-prático: 45% (9 valores)
3. Assiduidade e participação na aula: 5% (1 valores)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
No 1º módulo, Introdução ao design gráfico, o aluno tem contacto com as grandes correntes do design e da comunicação visual em geral. Esta abordagem pretende desenvolver no aluno uma cultura visual que o leve a melhor compreender o “mundo das imagens” e de que forma tem evoluído, desenvolvendo de forma crítica a capacidade de “ver”. No 2º módulo, Elementos estruturais do design e comunicação na web, o aluno tem contacto com os principais elementos e princípios do design e da comunicação visual. Tendo por base o conhecimento obtido no modulo anterior, o aluno é incentivado a produzir e publicar na web, segundo determinadas metodologias fornecidas.
Bibliografia:
Bártolo, J. (2010). Revista de Comunicação e linguagens, Design. Lisboa, UNL.
Dabner, D. (2003). Guia de artes gráficas: design e layout. Barcelona, Gustavo Gili.
Dondis, D. (2000). La sintaxis de la imagen, introducción al alfabeto visual. Barcelona, Gustavo Gili, 4ª ed.
Dormer, P. (1995). Os significados do design moderno, Lisboa. Centro Português de Design.
Hashimoto, A. e Clayton, M. (2009). Visual Design fundamentals: a digital approach. Boston, Course Technology.
Hollis, R. (2011). Graphic design. London, Thames & Hudson World of Art.
Mesquita, F. (2015). Comunicação visual, design e publicidade. Porto, Media XXl.
Munari, B. (1995). Design e comunicação visual. Lisboa, Edições 70, Arte & comunicação.
Parker, S. (2012). The web designer’s 101 most important decisions. Sussex, ILEX.
Wolf, P. (2014). Dictionnaire graphique. Pyramyd, 4ª ed.
http://destijl.xpg.uol.com.br/historia.htm
http://www.aiga.org/
http://www.artnouveau-net.eu/
http://www.brandsoftheworld.com/
htt
Docente (* Responsável):
Francisco Mesquita (fmes@ufp.edu.pt)