Unidade Curricular: | Código: | ||
Semiótica da Comunicação | 1111SCOM | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Conhecimento e capacidade de compreensão de textos teóricos de semiótica, problematizando o sentido do lexema semiótica, fazendo uma reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento em questão e a partir da compreensão das linhas gerais da evolução dos estudos semióticos. Aplicação de conhecimentos teóricos através da sua articulação com técnicas de análise do discurso, compreendendo a interacção de códigos semióticos em textos diferenciados. Constituição e fundamentação de argumentação autónoma, através da investigação dirigida sobre perspectivas dos estudos semióticos Capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante sobre práticas e discursos semióticos, vertendo essa recolha em leituras analíticas, a partir de textos concretos. Comunicar informação, ideias, problemas e soluções ao nível da produção de texto crítico ou de análise teórica. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I. Reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento 1. Linhas gerais da evolução dos estudos semióticos 1.1. Dicotomias na linguística geral saussuriana 1.2. A semiótica de C. S. Peirce 1.3. Hjelmslev e a estratificação do mundo semiótico 1.4. O mito como fala e como sistema semiológico: significação, conotação e metalinguagem. 1.4.1. Sistemas semiológicos em segundo grau: forma, conceito e significação. 1.4.2. Leitura e decifração do mito. II. Prática de leitura semiótica. 1. Semiologia da leitura e leitura semiótica: A identificação de códigos semióticos e sua estruturação através da prática de leitura semiótica. 2. Análise semiótica de textos de poesia visual portuguesa e leitura semiótica de falas míticas contemporâneas. 3. Narrativas transmediais | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os objectivos de aprendizagem desta unidade curricular são coerentes com os conteúdos programáticos enunciados. De forma a garantir o Conhecimento e capacidade de compreensão de textos teóricos de semiótica, problematizando o sentido do lexema semiótica, fazendo uma reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento em questão e a partir da compreensão das linhas gerais da evolução dos estudos semióticos, o primeiro ponto do programa centra-se numa Reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento (evolução dos estudos semióticos). No que diz respeito à Aplicação de conhecimentos teóricos através da sua articulação com técnicas de análise do discurso, compreendendo a interacção de códigos semióticos em textos diferenciados, o ponto dois do programa, Prática de leitura semiótica, garante e exercita os métodos de análise semiótica que permitem a identificação de códigos semióticos, através da leitura de textos seleccionados. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade teórica (Reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento) consiste em exposições pelo docente, implicando trabalho complementar teórico feito e apresentado pelos alunos ao nível da e capacidade de compreensão e interpretação textual. O segundo Módulo (Prática de leitura semiótica) é um módulo teórico-prático que consiste no exercício de uma semiologia da leitura e uma prática de leitura semiótica, implicando a aplicação de conhecimentos teóricos através da sua articulação com técnicas de análise do discurso, bem como com formas de investigação autónoma ao nível da recolha e selecção de práticas e discursos semióticos relevantes. Esta unidade curricular é avaliada através da ponderação de: Teste teórico (40%), apresentação sobre mito contemporâneo (10%), paper sobre narrativas transmediais (30%), apresentação e justificação do paper (10%), participação nas atividades dinamizadas (10%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O teste teórico tem como objectivo garantir que o aluno leu e compreendeu os textos estudados nas aulas teóricas. O artigo pretende avaliar se o aluno sabe comunicar informação, ideias, problemas e soluções ao nível da produção de texto crítico ou de análise teórica, aplicando os métodos de análise e leitura semiótica. As apresentações orais visam garantir que os conteúdos leccionados são debatidos e defendidos em público. | |||
Bibliografia: | |||
BARTHES, R. (1997). Elementos de semiologia. Ed. 70. (BFP 81'22/BAR/10180) BEIVIDAS, W. (2020). Epistemologia discursiva: a semiologia de Saussure e a semiótica de Greimas como terceira via do conhecimento. São Paulo: Universidade de São Paulo. (https://doi.org/10.11606/9786587621203) KROÓ, K.; TOROP, P. (2018). Text dynamics. Sign Systems Studies, 46(1), pp. 143-167. (b-on) MOSCHINI, I. (2018). Social semiotics and platform studies. Social Semiotics, 28(5), pp. 623-640. (b-on) PEIRCE, C. S. (1986). Semiótica. Perspectiva. (BFP 81'22/PEI/2205) POULSEN, S.V.; KVÅLE, G. (2018). Studying social media as semiotic technology. Social Semiotics, 28(5), pp. 700-717. (b-on) SAUSSURE, F. (1986). Curso de linguística geral. Dom Quixote. (BFP 81/SAU/3409) |