Unidade Curricular:Código:
Novos Media, Inovação e Criatividade em Comunicação1111NMIC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
O aluno deve compreender o papel das tecnologias digitais nas sociedades contemporâneas e ser capaz de dominar as ferramentas essenciais dos Novos Média na gestão de informação de diferentes tipologias (Publicidade, Marketing, Jornalismo).
Conteúdos Programáticos:
era digital; inovação; criatividade; gestão de informação; redes sociais; multimédia; interatividade; convergência.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O domínio de conhecimentos na área da comunicação digital exige a compreensão teórica de fenómenos associados à evolução do sistema mediático em ambiente online, que se obtém pela reflexão crítica sobre casos inovadores de uso de ferramentas de redes sociais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Apresentação de trabalhos práticos com base em reflexão teórica. Avaliação contínua.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A produção de conteúdos mediáticos nesta área permite ao aluno uma reflexão teórica sobre a matéria bem como a aprendizagem de técnicas inovadoras de uso de ferramentas digitais e de redes sociais.
Bibliografia:
Ford, J. (2018) Command the Crowd. Independently Published.
Kane, B. (2018) One Million Followers. New York: BenBella Books.
Leadbeater, C. (2009) We Think. New York: Profile Books.
Montgomery, R. (2018) Smartphone Video Storytelling. London: Routledge.
Negroponte, Nicholas (1995) Being Digital. London: Picador.
Tappscott, Don (2008) Grown-Up Digital. New York: McGraw-Hill Education.
Docente (* Responsável):
Ricardo Pinto (ricpinto@ufp.edu.pt)