Unidade Curricular: | Código: | ||
Novos Media, Inovação e Criatividade em Comunicação | 1111NMIC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O aluno deve compreender o papel das tecnologias digitais nas sociedades contemporâneas e ser capaz de dominar as ferramentas essenciais dos Novos Média na gestão de informação de diferentes tipologias (Publicidade, Marketing, Jornalismo). | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
era digital; inovação; criatividade; gestão de informação; redes sociais; multimédia; interatividade; convergência. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O domínio de conhecimentos na área da comunicação digital exige a compreensão teórica de fenómenos associados à evolução do sistema mediático em ambiente online, que se obtém pela reflexão crítica sobre casos inovadores de uso de ferramentas de redes sociais. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Apresentação de trabalhos práticos com base em reflexão teórica. Avaliação contínua. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A produção de conteúdos mediáticos nesta área permite ao aluno uma reflexão teórica sobre a matéria bem como a aprendizagem de técnicas inovadoras de uso de ferramentas digitais e de redes sociais. | |||
Bibliografia: | |||
Ford, J. (2018) Command the Crowd. Independently Published. Kane, B. (2018) One Million Followers. New York: BenBella Books. Leadbeater, C. (2009) We Think. New York: Profile Books. Montgomery, R. (2018) Smartphone Video Storytelling. London: Routledge. Negroponte, Nicholas (1995) Being Digital. London: Picador. Tappscott, Don (2008) Grown-Up Digital. New York: McGraw-Hill Education. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Ricardo Pinto (ricpinto@ufp.edu.pt) |