Unidade Curricular: | Código: | ||
Língua Estrangeira -Espanhol- | 1111LEE1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objectivo da disciplina consiste na aquisição do nível limiar da língua espanhola que se manifesta, essencialmente, na competência comunicativa indispensável para as situações de vida quotidiana adequadas ao domínio social. A competência gramatical há-de permitir o seguimento correcto de ensino da língua e ajudar no contacto com os documentos escritos em espanhol. Sublinha-se a importância de estruturas modais e tácticas para resolver dificuldades pontuais de compreensão ou de expressão. As competências linguísticas devem ser demostradas nos quatro domínios de apreensão da língua: compreensão oral, compreensão escrita, expressão oral e expressão escrita. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Material gramatical 1.1. Pronombres personales 1.2. Diferencia tú/usted (vosotros). 1.3. Verbos ser/estar 1.4. El género y el número gramatical 1.5. El alfabeto. Pronunciación. Estructuras comunicativas 1.6. Saludar a alguien formal/informal 1.7. Despedirse de alguien, fórmulas de cortesía 1.8. Información personal (nombre, profesión, domicilio, procedencia) 1.9. Léxico: profesiones, nacionalidad, números 2. Material gramatical 2.1. Artículos determinados e indeterminados. Contracción: al, del. 2.2. Presente de indicativo de verbos regulares. 2.3. Verbos irregulares: cambio vocálico e:ie. 2.4. Numerales: cardinales / ordinales 2.5. Preposiciones y adverbios de lugar. 2.6. Colocación del pronombre reflexivo. 2.7. Hay y Está(n) en la existencia y ubicación de objetos 2.8. Adverbios de lugar. 2.9. Interrogativos: ¿Dónde?, ¿Qué?,... Estructuras comunicativas 2.10. Ubicación e existencia de objetos 2.11. Léxico: La casa: muebles y objetos; Establecim | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Actividades relacionadas com a aprendizagem da língua espanhola: leitura de pequenas histórias ou notícias, identificar palavras chave, ideias fundamentais, tema; resumir a história/notícia (oralmente e por escrito | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O conhecimento de aluno será avaliado, fundamentalmente, através de um teste escrito realizado na aula e de uma intervenção oral. A nota final resultará da média aritmética destes dois itens, mas sempre com uma margem de aferição determinada pelos trabalhos práticos realizados na aula e pela presença nos seminários, conferências ou congressos. O sistema de avaliação contínua implica o cumprimento da norma interna de, pelo menos, 50% de assistência às aulas, pelo que a não obediência a este quesito implica a reprovação na unidade curricular. Cumpre, igualmente, aos alunos, a participação nas conferências ou seminários relacionados com os temas sobre Espanha e América Latina e aos quais se acrescentam (sempre que possível) ciclos de cinema, exposições, palestras e foros. Assim: Avaliação teórica (escrito) 50% Avaliação oral: 40% • Participação em seminários, conferências, congressos: até o limite de 10% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Teórico prático. Estratégia de motivação para a tarefa a realizar; definição de objetivos a perseguir; definição de objetivos a atingir; trabalhos de grupo, trabalho individual; apresentação dos resultados. | |||
Bibliografia: | |||
1 BOROBIO, Virgilio: Curso de español para extranjeros. Ele, Madrid, Ediciones SM, 1995. 2 PERIS E., BAULENAS N: Gente I, Difusión, Barcelona, 1998. 3 INMACULADA PENADÉZ, MANUEL MARTÍ y ANA Mª RUÍZ: Gramática española por niveles, vol. I Editorial Numen, Madrid, 2007. 4 HERMOSO G. A.: Español lengua extranjera. Nivel 1, Madrid, Edelsa, 1996. 5 JIMENEZ ROSA: Vocabulario, Sociedad Española de Librería, Madrid, 1991. 6 CASTRO F.: Ven 1 – Español lengua extranjera, Madrid, Edelsa, 1994. 7 CASTRO VIÚDEZ FRANCISCA: Aprende gramática y vocabulario. 2012. |