Unidade Curricular: | Código: | ||
Design, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo | 1104DCIP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e Marketing) | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 104 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A unidade curricular Design, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo pretende fornecer ao aluno conhecimentos sobre o valor da intersecção entre vários campos do saber. Focalizado nas matérias do olhar e tendo o design e a criatividade como base de diálogo, o objecto central é o de facultar um saber profundo sobre o cruzamento em prol da inovação e empreendedorismo. Conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver: 1. Conhecer com profundidade os conceitos de Design, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo; 2. Conhecer a importância da intersecção destas áreas do saber, na criação do novo; 3. Desenvolver um sentido critico-construtivo na análise de projectos multidiversificados. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Um olhar sobre os conceitos 1.1. Design 1.1.1. A gestão do design na empresa 1.1.2. Ferramentas de apoio à metodologia do design 1.1.3. O design e sua contribuição no desenvolvimento de novos produtos 1.2. Criatividade 1.2.1. O ser criativo: o eu 1.2.2. Técnicas de criatividade 1.2.3. Mapas mentais, a arte de perguntar e o brainstorming 1.3. Inovação 1.3.1. Inovação tecnológica 1.3.2. Duas localidades: criatividade e inovação 1.3.3. Questões de estratégia 1.4. Empreendedorismo 1.4.1. O empreendedor 1.4.2. Inovação e empreendedorismo 1.4.3. Pressupostos gerais de um plano de negocio 2. Projecto: metodologia e concepção 2.1. Design e criatividade 2.2. Design e inovação 2.3. Design e empreendedorismo 2.4. Criatividade e inovação 2.5. Criatividade e empreendedorismo 2.6. Inovação e empreendedorismo | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos são desenvolvidos de acordo com os objectivos definidos para a Unidade Curricular. Existe um modulo inicial, "Um olhar sobre os conceitos", no qual se teoriza sobre o Design, a Criatividade, a Inovação e o Empreendedorismo. Neste módulo, o aluno tem também contacto com técnicas de criatividade que lhe serão úteis no módulo seguinte. No segundo módulo, "Projecto: metodologia e concepção", o aluno é incentivado a desenvolver um projecto, envolvendo todas as áreas numa perspectiva de intersecção entre elas para a criação do novo. Assim, os conteúdos programáticos iniciam-se com uma abordagem teórica sobre os assuntos considerados fundamentais para a compreensão da Unidade Curricular. Posteriormente, e de forma crescente, o aluno vai sendo envolvido numa abordagem prática de desenvolvimento e aplicação desses conceitos, incentivando a pesquisa, a investigação e o desenvolvimento de trabalho, pensado em termos de mercado. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
1º módulo: Um olhar sobre os conceitos Descrição: Conceitos base da unidade curricular: design, criatividade, inovação e empreendedorismo. 2º módulo: Projecto: metodologia e concepção Descrição: Elaboração de projectos teórico-práticos, tendo como base o módulo anterior. A avaliação da disciplina baseia-se no modelo da avaliação contínua e inclui os seguintes elementos: 1. Teste escrito, reflectindo a matéria dada ao longo do semestre. 2. Elaboração de projectos teórico-práticos, focalizados nas matérias lecionadas. Neste item incentiva-se o aluno a desenvolver um projecto que combine as grandes temáticas da UM: design, criatividade, inovação e empreendedorismo. 3. Desempenho do aluno, incluindo a assiduidade, o desempenho técnico, a participação activa nas aulas e o interesse global demonstrado pela matérias. Pontuação 1. Teste: 50% (10 valores) 1. Trabalho teórico-prático: 45% (9 valores) 3. Assiduidade e participação na aula: 5% (1 valores) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
No 1º módulo, Um olhar sobre os conceitos, o aluno obtém uma base teórica dos conceitos base da unidade curricula e tem acesso a metodologias relacionadas com Design, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo. Todos estes contecitos são fundamentais para o modulo seguinte. No 2º módulo, Projecto: metodologia e concepção, o aluno é incentivado a aplicar os conhecimentos obtidos no modulo anterior, no desenvolvimento de um projecto que envolva a intersecção de todos os campos referidos, desenvolvendo um espírito critico-construtivo na análise de projectos multidisciplinares. | |||
Bibliografia: | |||
Bono, E. (2007). How to have a creative ideas. McQuaig Group In. Davis, M e Hunt, J. (2017). Visual Communication Design. New York: Bloodmsbury Publishing Pic. Johansson, F. (2007). Efeito Medici. Cruz Quebrada, Casa das letras. Johnson, S. (2010). As ideias que mudaram o mundo. Lisboa, Clube do autor. Mesquita, F. (2015). Comunicação visual, design e publicidade. Porto, Media XXl. Mesquita, F. (2018). O cartaz camaleónico – Design, Criatividade, Inovação e Tecnologia. Ilhavo, Plucker, J. (2017). Creativity & innovation, theory, research and pratic. Prufrock Press Inc. Krippendorff, K. (2019). Driving innovation from within. New York: Columbia University Press. |