Unidade Curricular:Código:
Design, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo1104DCIP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e Marketing)8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular Design, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo pretende fornecer ao aluno conhecimentos sobre o valor da intersecção entre vários campos do saber. Focalizado nas matérias do olhar e tendo o design e a criatividade como base de diálogo, o objecto central é o de facultar um saber profundo sobre o cruzamento em prol da inovação e empreendedorismo.
Conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver:
1. Conhecer com profundidade os conceitos de Design, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo;
2. Conhecer a importância da intersecção destas áreas do saber, na criação do novo;
3. Desenvolver um sentido critico-construtivo na análise de projectos multidiversificados.
Conteúdos Programáticos:
1. Um olhar sobre os conceitos
1.1. Design
1.1.1. A gestão do design na empresa
1.1.2. Ferramentas de apoio à metodologia do design
1.1.3. O design e sua contribuição no desenvolvimento de novos produtos
1.2. Criatividade
1.2.1. O ser criativo: o eu
1.2.2. Técnicas de criatividade
1.2.3. Mapas mentais, a arte de perguntar e o brainstorming
1.3. Inovação
1.3.1. Inovação tecnológica
1.3.2. Duas localidades: criatividade e inovação
1.3.3. Questões de estratégia
1.4. Empreendedorismo
1.4.1. O empreendedor
1.4.2. Inovação e empreendedorismo
1.4.3. Pressupostos gerais de um plano de negocio
2. Projecto: metodologia e concepção
2.1. Design e criatividade
2.2. Design e inovação
2.3. Design e empreendedorismo
2.4. Criatividade e inovação
2.5. Criatividade e empreendedorismo
2.6. Inovação e empreendedorismo
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos são desenvolvidos de acordo com os objectivos definidos para a Unidade Curricular. Existe um modulo inicial, "Um olhar sobre os conceitos", no qual se teoriza sobre o Design, a Criatividade, a Inovação e o Empreendedorismo. Neste módulo, o aluno tem também contacto com técnicas de criatividade que lhe serão úteis no módulo seguinte.
No segundo módulo, "Projecto: metodologia e concepção", o aluno é incentivado a desenvolver um projecto, envolvendo todas as áreas numa perspectiva de intersecção entre elas para a criação do novo.
Assim, os conteúdos programáticos iniciam-se com uma abordagem teórica sobre os assuntos considerados fundamentais para a compreensão da Unidade Curricular. Posteriormente, e de forma crescente, o aluno vai sendo envolvido numa abordagem prática de desenvolvimento e aplicação desses conceitos, incentivando a pesquisa, a investigação e o desenvolvimento de trabalho, pensado em termos de mercado.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
1º módulo: Um olhar sobre os conceitos
Descrição: Conceitos base da unidade curricular: design, criatividade, inovação e empreendedorismo.
2º módulo: Projecto: metodologia e concepção
Descrição: Elaboração de projectos teórico-práticos, tendo como base o módulo anterior.
A avaliação da disciplina baseia-se no modelo da avaliação contínua e inclui os seguintes elementos:
1. Teste escrito, reflectindo a matéria dada ao longo do semestre.
2. Elaboração de projectos teórico-práticos, focalizados nas matérias lecionadas. Neste item incentiva-se o aluno a desenvolver um projecto que combine as grandes temáticas da UM: design, criatividade, inovação e empreendedorismo.
3. Desempenho do aluno, incluindo a assiduidade, o desempenho técnico, a participação activa nas aulas e o interesse global demonstrado pela matérias.
Pontuação
1. Teste: 50% (10 valores)
1. Trabalho teórico-prático: 45% (9 valores)
3. Assiduidade e participação na aula: 5% (1 valores)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
No 1º módulo, Um olhar sobre os conceitos, o aluno obtém uma base teórica dos conceitos base da unidade curricula e tem acesso a metodologias relacionadas com Design, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo. Todos estes contecitos são fundamentais para o modulo seguinte. No 2º módulo, Projecto: metodologia e concepção, o aluno é incentivado a aplicar os conhecimentos obtidos no modulo anterior, no desenvolvimento de um projecto que envolva a intersecção de todos os campos referidos, desenvolvendo um espírito critico-construtivo na análise de projectos multidisciplinares.
Bibliografia:
Bono, E. (2007). How to have a creative ideas. McQuaig Group In.
Davis, M e Hunt, J. (2017). Visual Communication Design. New York: Bloodmsbury Publishing Pic.
Johansson, F. (2007). Efeito Medici. Cruz Quebrada, Casa das letras.
Johnson, S. (2010). As ideias que mudaram o mundo. Lisboa, Clube do autor.
Mesquita, F. (2015). Comunicação visual, design e publicidade. Porto, Media XXl.
Mesquita, F. (2018). O cartaz camaleónico – Design, Criatividade, Inovação e Tecnologia. Ilhavo,
Plucker, J. (2017). Creativity & innovation, theory, research and pratic. Prufrock Press Inc.
Krippendorff, K. (2019). Driving innovation from within. New York: Columbia University Press.