Unidade Curricular: | Código: | ||
Comunicação Multimédia | 1111CMUL | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Conhecimento e capacidade de compreensão de textos teóricos avançados sobre a mudança de paradigma na comunicação e das aplicações e dos suportes multimédia existentes; aquisição de competências ao nível da edição de imagem, som e vídeo; aplicação dos conhecimentos relativos a ferramentas de edição multimédia, através da realização de um projeto multimédia; capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante na área da comunicação multimédia; competência para análise de aspetos sociais científicos e éticos relevantes na área da sociedade do conhecimento e da informação; competências ao nível da comunicação, capacitando o aluno para exprimir ideias, identificar problemas e propor soluções; competências de investigação autónoma para auto-aprendizagem e autonomia na busca do conhecimento. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Conceitos 1.1. Integração e convergência 1.2. Interatividade e participação 1.3. Hipertexto e hipermédia 1.4. Imersão e simulação 1.5. Narratividade e programabilidade 2. Estudo e análise de obras digitais 2. Ferramentas 2.1. Edição de som (Audacity) 2.2. Edição de imagem (Gimp) 2.3. Formatação e marcação de hipertexto (W3C) 3. Projeto 3.1. Metodologias de Trabalho em Multimédia 3.1.1. Plano e pré-produção; roteiros 3.1.2. Digitalização e/ou captura; edição e montagem 3.1.3. Testes e Publicação 3.2. StoryMap: integração de texto, imagem e som na plataforma Knightlab | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
De forma a garantir o conhecimento e a capacidade de compreensão de textos teóricos avançados sobre a mudança de paradigma na comunicação, bem como das aplicações e dos suportes multimédia existentes, o primeiro ponto do programa centra-se no estudo de conceitos de definições da Comunicação Multimédia (antecedentes, integração, interatividade, hipermédia, imersão e narratividade, contextualização e análise de exemplos). No que diz respeito à aquisição de competências ao nível da edição de imagem, som e vídeo, o ponto dois do programa introduz, de um modo prático, ferramentas de edição de som, imagem e imagem em movimento. Por fim, de forma a garantir que o aluno é capaz de recolher e interpretar informação relevante na área da comunicação multimédia, articulando-a de um modo coerente em projetos que envolvem a comunicação e a expressão de ideias no novo meio, o terceiro ponto do programa aborda de um modo prático as metodologias de trabalho em multimédia. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas teóricas incluem apresentação e discussão com os alunos dos textos teóricos selecionados, aplicando e relacionando conceitos na análise de obras digitais. As aulas práticas têm como objetivo a realização de um projeto de comunicação multimédia (mapa interativo), integrando texto, som e imagem da autoria dos alunos. Elementos de avaliação: 1) Cronologia + Apresentação oral (10%) 2) Análise de obras digitais + Apresentação oral (20%) 3) Teste escrito (30%) 4) StoryMap (40%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A criação de uma cronologia sobre um pioneiro e a análise de obra multimédia interativa, ambas com apresentação oral, e o teste teórico previsto, têm como objetivo garantir que o/a aluno/a leu e compreendeu os textos estudados nas aulas teóricas. O projeto de criação de uma cronologia multimédia interativa pretende identificar se o aluno usou as metodologias de trabalho evidenciadas nas aulas de cariz prático, usando de um modo adequado as competências ao nível do domínio de ferramentas entretanto adquiridas. | |||
Bibliografia: | |||
ASCENSÃO, A. T.; BABO, M. A. & TORRES, R. (2014). O hipertexto na cultura contemporânea. Cibertextualidades, 6, pp. 121-138. (b-on) CALDAS, C. H. S. (2020). Os processos de remediação e hibridização nos videoclipes interativos. XXIX Encontro Anual da Compós. (Open-access) HELMOND, A. (2019). A Plataformização da Web. In: Omena, J. J., ed. Métodos Digitais: teoria-prática-crítica. pp. 49-72. Lisboa: Livros ICNOVA. (Open-access) KNIGHT LAB. (2022). Storytelling. Northwestern University. https://knightlab.northwestern.edu/projects/ PACKER, R. (2021). The Total Artwork in the Age of Telematics. A Hyperessay by Randall Packer. (Open-access) RIBEIRO, N. (2012). Multimédia e Tecnologias Interactivas. Lisboa, FCA. (BFP) ZAGALO, N., org. (2020). Multimédia, novos média e média digitais. Aveiro, UA Editora. (b-on) | |||
Docente (* Responsável): | |||
Rui Torres (rtorres@ufp.edu.pt) |