Unidade Curricular:Código:
Estratégia Empresarial1175ESEM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências Empresariais5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que os alunos a) adquiram competências essenciais para a tomada de decisão nas empresas ao nível da organização, planeamento, implementação e controlo; b) consigam aplicar as ferramentas e modelos apresentados na elaboração de um plano de desenvolvimento estratégico; consigam desenvolver uma análise estratégica do mercado; especificar objetivos e delinear uma estratégia coerente com a análise e objetivos.
Conteúdos Programáticos:
O planeamento estratégico.
Fases e ferramentas.
A estratégia empresarial.
Segmentação e posicionamento.
O processo de decisão de compra do consumidor.
O marketing-mix: produto, preço, comunicação, distribuição.
A qualidade nos serviços.
O plano de negócios.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos abordados compreendem as fases de um processo de planeamento estratégico, que é a base da gestão estratégica da empresa, a saber: analisar a situação atual para poder definir e fundamentar as metas futuras e conseguir operacionalizá-las de modo a serem atingidas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologia: expositiva e prática.
Avaliação contínua.
Casos de estudo: 10%
Trabalho final: 40%
Teste individual: 50%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As ferramentas e conceitos abordados são posteriormente aplicados a casos e situações reais, pelo que vão permitir que o aluno ponha em prática os mesmos, de um modo similar à tomada de decisão empresarial.
Bibliografia:
Freire, A. (2020) Estratégia Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais, Bertrand Editora.
Teixeira, S. (2020) Gestão Estratégica, Escolar Editora, 2ª Ed.
Docente (* Responsável):
Ana Salazar (aks@ufp.edu.pt)