Unidade Curricular:Código:
Gestão da Informação987GINF
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências Empresariais3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
O alunos deverão dominar metodologias de pesquisa para o desenvolvimento de trabalhos científicos e desenvolver competências para a utilização da língua de especialidade do curso.
Conteúdos Programáticos:
1. Apresentação de conceitos fundamentais em TIC.
2. Fundamentos e uso da Internet. Ferramentas de comunicação individual e em grupo. Ferramentas de pesquisa na Internet.
3. Os Sistemas de Informação – Principais conceitos,
4. Princípios legais e éticos do uso das TIC. A sociedade da informação.
5. Organização de relatórios e textos científicos.
6. Metodologia do trabalho científico.
7. Produção de Apresentações.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Esta unidade curricular visa explorar uma diversidade de situações ao nível dos fundamentos e uso da Internet, dos Sistemas de Informação e da metodologia do trabalho científico. Visa proporcionar aos alunos a orientação adequada para o contexto académico e também garantir a aquisição de competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de um modo fundamentalmente auto-orientado e autónomo.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Aulas expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência.
2. Aulas participativas, com discussão de temas programáticos e exemplos.
3. Aulas ativas, com realização de exercícios.
4. Trabalho autónomo: além da assiduidade, incentiva-se o aluno a consultar bibliografia, rever conteúdos programáticos, pesquisar temas e resolver exercícios.
Prova escrita: 60%
Trabalho final com defesa oral: 30%
Participação em aula: 10%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As apresentações teóricas-praticas a cargo do docente promovem a aquisição de informação atualizada sobre as temáticas estudadas. Também as apresentações dos alunos, feitas em grupo ou individualmente, exigem reflexão critica e ajudam a criar a consciência de que aprendemos ao longo da vida.
Bibliografia:
Kiesler, S. (ed) (2014) Culture of the Internet. 4th ed. New York, Psychology Press.
Manual de elaboração de trabalhos científicos da Universidade Fernando Pessoa. [Em linha]. Disponível em http://ufp.ufp.pt. [Consultado em 11/10/2016].
Pereira, A. e Poupa, C. (2004). Como escrever uma tese usando o Word. Lisboa, Sílabo.
Ray, D. (2014) "Overcoming cross-cultural barriers to knowledge management using social media", Journal of Enterprise Information Management, Journal of Enterprise Information Management. Vol. 27 Iss: 1, pp.45-55.
Severino, A. (2000). Metodologia do trabalho científico. São Paulo, Cortez.
Docente (* Responsável):
Fernando Bandeira (fband@ufp.edu.pt)