Unidade Curricular:Código:
Semiótica da Comunicação1111SCOM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecimento e capacidade de compreensão de textos teóricos de semiótica, problematizando o sentido do lexema semiótica, fazendo uma reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento em questão e a partir da compreensão das linhas gerais da evolução dos estudos semióticos. Aplicação de conhecimentos teóricos através da sua articulação com técnicas de análise do discurso, compreendendo a interacção de códigos semióticos em textos diferenciados. Constituição e fundamentação de argumentação autónoma, através da investigação dirigida sobre perspectivas dos estudos semióticos Capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante sobre práticas e discursos semióticos, vertendo essa recolha em leituras analíticas, a partir de textos concretos. Comunicar informação, ideias, problemas e soluções ao nível da produção de texto crítico ou de análise teórica.
Conteúdos Programáticos:
I. Reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento
1. Linhas gerais da evolução dos estudos semióticos
1.1. Dicotomias na linguística geral saussuriana
1.2. A semiótica de C. S. Peirce
1.3. Hjelmslev e a estratificação do mundo semiótico
1.4. O mito como fala e como sistema semiológico: significação, conotação e metalinguagem.
1.4.1. Sistemas semiológicos em segundo grau: forma, conceito e significação.
1.4.2. Leitura e decifração do mito.
II. Prática de leitura semiótica.
1. Semiologia da leitura e leitura semiótica: A identificação de códigos semióticos e sua estruturação através da prática de leitura semiótica.
2. Análise semiótica de textos de poesia visual portuguesa e leitura semiótica de falas míticas contemporâneas.
3. Narrativas transmediais
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os objectivos de aprendizagem desta unidade curricular são coerentes com os conteúdos programáticos enunciados. De forma a garantir o Conhecimento e capacidade de compreensão de textos teóricos de semiótica, problematizando o sentido do lexema semiótica, fazendo uma reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento em questão e a partir da compreensão das linhas gerais da evolução dos estudos semióticos, o primeiro ponto do programa centra-se numa Reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento (evolução dos estudos semióticos). No que diz respeito à Aplicação de conhecimentos teóricos através da sua articulação com técnicas de análise do discurso, compreendendo a interacção de códigos semióticos em textos diferenciados, o ponto dois do programa, Prática de leitura semiótica, garante e exercita os métodos de análise semiótica que permitem a identificação de códigos semióticos, através da leitura de textos seleccionados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade teórica (Reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento) consiste em exposições pelo docente, implicando trabalho complementar teórico feito e apresentado pelos alunos ao nível da e capacidade de compreensão e interpretação textual.
O segundo Módulo (Prática de leitura semiótica) é um módulo teórico-prático que consiste no exercício de uma semiologia da leitura e uma prática de leitura semiótica, implicando a aplicação de conhecimentos teóricos através da sua articulação com técnicas de análise do discurso, bem como com formas de investigação autónoma ao nível da recolha e selecção de práticas e discursos semióticos relevantes.
Esta unidade curricular é avaliada através da ponderação de: Teste teórico (40%), apresentação sobre mito contemporâneo (10%), paper sobre narrativas transmediais (30%), apresentação e justificação do paper (10%), participação nas atividades dinamizadas (10%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O teste teórico tem como objectivo garantir que o aluno leu e compreendeu os textos estudados nas aulas teóricas. O artigo pretende avaliar se o aluno sabe comunicar informação, ideias, problemas e soluções ao nível da produção de texto crítico ou de análise teórica, aplicando os métodos de análise e leitura semiótica. As apresentações orais visam garantir que os conteúdos leccionados são debatidos e defendidos em público.
Bibliografia:
BARTHES, R. (1997). Elementos de semiologia. Ed. 70. (BFP 81'22/BAR/10180)
BEIVIDAS, W. (2020). Epistemologia discursiva: a semiologia de Saussure e a semiótica de Greimas como terceira via do conhecimento. São Paulo: Universidade de São Paulo. (https://doi.org/10.11606/9786587621203)
KROÓ, K.; TOROP, P. (2018). Text dynamics. Sign Systems Studies, 46(1), pp. 143-167. (b-on)
MOSCHINI, I. (2018). Social semiotics and platform studies. Social Semiotics, 28(5), pp. 623-640. (b-on)
PEIRCE, C. S. (1986). Semiótica. Perspectiva. (BFP 81'22/PEI/2205)
POULSEN, S.V.; KVÅLE, G. (2018). Studying social media as semiotic technology. Social Semiotics, 28(5), pp. 700-717. (b-on)
SAUSSURE, F. (1986). Curso de linguística geral. Dom Quixote. (BFP 81/SAU/3409)