Unidade Curricular:Código:
Comunicação Multimédia1111CMUL
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecimento e capacidade de compreensão de textos teóricos avançados sobre a mudança de paradigma na comunicação e das aplicações e dos suportes multimédia existentes; aquisição de competências ao nível da edição de imagem, som e vídeo; aplicação dos conhecimentos relativos a ferramentas de edição multimédia, através da realização de um projeto multimédia; capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante na área da comunicação multimédia; competência para análise de aspetos sociais científicos e éticos relevantes na área da sociedade do conhecimento e da informação; competências ao nível da comunicação, capacitando o aluno para exprimir ideias, identificar problemas e propor soluções; competências de investigação autónoma para auto-aprendizagem e autonomia na busca do conhecimento.
Conteúdos Programáticos:
1. Conceitos
1.1. Integração e convergência
1.2. Interatividade e participação
1.3. Hipertexto e hipermédia
1.4. Imersão e simulação
1.5. Narratividade e programabilidade
2. Estudo e análise de obras digitais
2. Ferramentas
2.1. Edição de som (Audacity)
2.2. Edição de imagem (Gimp)
2.3. Formatação e marcação de hipertexto (W3C)
3. Projeto
3.1. Metodologias de Trabalho em Multimédia
3.1.1. Plano e pré-produção; roteiros
3.1.2. Digitalização e/ou captura; edição e montagem
3.1.3. Testes e Publicação
3.2. StoryMap: integração de texto, imagem e som na plataforma Knightlab
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
De forma a garantir o conhecimento e a capacidade de compreensão de textos teóricos avançados sobre a mudança de paradigma na comunicação, bem como das aplicações e dos suportes multimédia existentes, o primeiro ponto do programa centra-se no estudo de conceitos de definições da Comunicação Multimédia (antecedentes, integração, interatividade, hipermédia, imersão e narratividade, contextualização e análise de exemplos). No que diz respeito à aquisição de competências ao nível da edição de imagem, som e vídeo, o ponto dois do programa introduz, de um modo prático, ferramentas de edição de som, imagem e imagem em movimento. Por fim, de forma a garantir que o aluno é capaz de recolher e interpretar informação relevante na área da comunicação multimédia, articulando-a de um modo coerente em projetos que envolvem a comunicação e a expressão de ideias no novo meio, o terceiro ponto do programa aborda de um modo prático as metodologias de trabalho em multimédia.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas teóricas incluem apresentação e discussão com os alunos dos textos teóricos selecionados, aplicando e relacionando conceitos na análise de obras digitais.
As aulas práticas têm como objetivo a realização de um projeto de comunicação multimédia (mapa interativo), integrando texto, som e imagem da autoria dos alunos.
Elementos de avaliação:
1) Cronologia + Apresentação oral (10%)
2) Análise de obras digitais + Apresentação oral (20%)
3) Teste escrito (30%)
4) StoryMap (40%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A criação de uma cronologia sobre um pioneiro e a análise de obra multimédia interativa, ambas com apresentação oral, e o teste teórico previsto, têm como objetivo garantir que o/a aluno/a leu e compreendeu os textos estudados nas aulas teóricas. O projeto de criação de uma cronologia multimédia interativa pretende identificar se o aluno usou as metodologias de trabalho evidenciadas nas aulas de cariz prático, usando de um modo adequado as competências ao nível do domínio de ferramentas entretanto adquiridas.
Bibliografia:
ASCENSÃO, A. T.; BABO, M. A. & TORRES, R. (2014). O hipertexto na cultura contemporânea. Cibertextualidades, 6, pp. 121-138. (b-on)
CALDAS, C. H. S. (2020). Os processos de remediação e hibridização nos videoclipes interativos. XXIX Encontro Anual da Compós. (Open-access)
HELMOND, A. (2019). A Plataformização da Web. In: Omena, J. J., ed. Métodos Digitais: teoria-prática-crítica. pp. 49-72. Lisboa: Livros ICNOVA. (Open-access)
KNIGHT LAB. (2022). Storytelling. Northwestern University. https://knightlab.northwestern.edu/projects/
PACKER, R. (2021). The Total Artwork in the Age of Telematics. A Hyperessay by Randall Packer. (Open-access)
RIBEIRO, N. (2012). Multimédia e Tecnologias Interactivas. Lisboa, FCA. (BFP)
ZAGALO, N., org. (2020). Multimédia, novos média e média digitais. Aveiro, UA Editora. (b-on)
Docente (* Responsável):
Rui Torres (rtorres@ufp.edu.pt)