Unidade Curricular:Código:
Metodologia do Trabalho Científico789MTC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoAcção Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
1. Integrar métodos, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos na área da metodologia da investigação;
2. Integrar os conhecimentos teóricos, as diferentes técnicas usadas em investigação de forma aplicável a situações concretas;
3. Seleccionar métodos e técnicas apropriadas;
4. Recolher e organização informação, seleccionar bibliografia relevante e ler de modo crítico e compreensivo;
5. Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita;
6. Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adoptar valores éticos e deontológicos.
Conteúdos Programáticos:
I - Introdução à metodologia da investigação. 1. Questões introdutórias. 1.1. Fases do processo de investigação;1.2. Elementos constitutivos de uma tese; 2. Fase conceptual: do planeamento de uma investigação. 2.1. Escolher e formular um problema de investigação; 2.2. Delimitar o objectivo da investigação, as questões e hipóteses.
II - Fase metodológica. 1. O desenho da investigação. 1.1. Tipo de investigação. 1.2. questões éticas. 2. Os métodos de amostragem. 3. Métodos de recolha de dados. 3.1. Adequação dos métodos de recolha de dados às questões de investigação; 3.2. Os métodos qualitativos e quantitativos.
III - Fase empírica. 1. Análise dos dados. 2. Apresentação dos resultados. 3. Comunicação dos resultados. 3.1. Relatório de investigação e sua difusão. 4. Práticas de investigação.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos visam aprofundar matérias teóricas nesta área, permitindo, atingir os objectivos desta unidade, especificamente: Integrar conceitos, modelos, teorias e conhecimentos inerentes à investigação; Integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma actuação técnica e ética;
Unidade 2 - Os conteúdos programáticos visam aprofundar a aplicação prática dos modelos, teorias e conhecimentos nesta área, permitindo, atingir os objectivos desta unidade, concretamente: integrar conceitos e conhecimentos acerca das diferentes metodologias; seleccionar e aplicar métodos e técnicas de investigação apropriados;
Unidade 3 - Os conteúdos programáticos visam aprofundar a aplicação prática dos modelos, teorias e conhecimentos nesta área, permitindo, atingir os objectivos desta unidade, concretamente: Promover a capacidade de recolha e organização da informação; Fomentar uma leitura crítica e compreensiva; Revelar capacidade de comunicação oral e escrita.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
dois trabalhos práticos curtos (10% + 10%)
Elaboração de uma proposta de projecto de pesquisa (80%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidade lectiva 1- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores das metodologias e paradigmas de investigação; Debate individual e em grupo de conceitos teóricos; Análise crítica, individual e em grupo, de alguns textos de referência; Demonstrações; Exercícios práticos com o objectivo de integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma actuação técnica e ética. Unidade lectiva 2 - Exposição teórica de conteúdos para caracterização dos diferentes métodos de investigação; Análise crítica, individual e em grupo, de textos; Exercícios práticos com o objectivo de integrar os conhecimentos teóricos e as diferentes técnicas usadas em investigação de forma aplicável a situação concretas. Unidade lectiva 3 - Exposição teórica de conteúdos necessários à realização da fase empírica de uma investigação; Análise crítica, individual e em grupo, de textos; Apresentação oral de relatório investigação com o objetivo de integrar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos e de revelar capacidade de comunicação oral e escrita numa investigação; Mostrar autonomia e conduta responsável em investigação.
Bibliografia:
Flick, U. (2015). Introducing Research Methodology: A Beginner's Guide to Doing a Research Project . London: Sage publications.
Fortín, M. (2009). O processo de investigação: da concepção à realização. Loures: Lusociência.
Kumar, R. (2005) Research Methodology: A Step-by-Step Guide for Beginners. London: Sage
Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (2008). Metodologias de investigação em ciências sociais. Gradiva.
Docente (* Responsável):
Paula Mota Santos (pmsantos@ufp.edu.pt)