Unidade Curricular:Código:
Metodologia do Trabalho Científico789MTC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoAcção Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
1. Integrar métodos, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos na área da metodologia da investigação; 2. Integrar os conhecimentos teóricos, as diferentes técnicas usadas em investigação de forma aplicável a situações concretas; 3. Seleccionar métodos e técnicas apropriadas. 4. Recolher e organização informação, seleccionar bibliografia relevante e ler de modo crítico e compreensivo; 5. Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita; 6. Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adoptar valores éticos e deontológicos. A UC visa assim promover a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos.
Conteúdos Programáticos:
I - Introdução à metodologia da investigação. 1. Questões introdutórias. 1.1. Fases do processo de investigação;1.2. Elementos constitutivos de uma tese; 2. Fase conceptual: do planeamento de uma investigação. 2.1. Escolher e formular um problema de investigação; 2.2. Delimitar o objectivo da investigação, as questões e hipóteses.
II - Fase metodológica. 1. O desenho da investigação. 1.1. Tipo de investigação. 1.2. questões éticas. 2. Os métodos de amostragem. 3. Métodos de recolha de dados. 3.1. Adequação dos métodos de recolha de dados às questões de investigação; 3.2. Os métodos qualitativos e quantitativos.
III - Fase empírica. 1. Análise dos dados. 2. Apresentação dos resultados. 3. Comunicação dos resultados. 3.1. Relatório de investigação e sua difusão. 4. Práticas de investigação.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
UL1 - visa atingir: Integrar conceitos, modelos, teorias e conhecimentos inerentes à investigação; Integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma actuação técnica e ética; UL2 - visa atingir: integrar conceitos e conhecimentos acerca das diferentes metodologias; seleccionar e aplicar métodos e técnicas de investigação apropriados; UL3 - visa atingir: Promover a capacidade de recolha e organização da informação; Fomentar uma leitura crítica e compreensiva; Revelar capacidade de comunicação oral e escrita. Os discentes devem assim desenvolver: capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente na sua área de estudo, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes; desenvolver competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas de caráter teórico intercaladas com aulas de caracter eminentemente prático; Avaliação através de dois trabalhos práticos curtos (10% + 10%) Elaboração de uma proposta de projecto de pesquisa (80%). Procura-se assim que os discentes demonstrem a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
UL1- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores das metodologias e paradigmas de investigação; Debate individual e em grupo de conceitos teóricos; Exercícios práticos com o objectivo de integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma actuação técnica e ética. UL2 - Exposição teórica de conteúdos para caracterização dos diferentes métodos de investigação; Exercícios práticos com o objectivo de integrar os conhecimentos teóricos e as diferentes técnicas usadas em investigação de forma aplicável a situação concretas. UL 3 - Exposição teórica de conteúdos necessários à realização da fase empírica de uma investigação; Apresentação oral de relatório investigação com o objetivo de integrar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos e de revelar capacidade de comunicação oral e escrita numa investigação; Mostrar autonomia e conduta responsável em investigação.A metodologia de ensino visa assim que os alunos saibam aplicar os conhecimentos e ter a capacidade de compreensão e resolução de problemas, mesmo em situações novas e não familiares, e em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo.
Bibliografia:
1- Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (2008). Metodologias de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva. BFP 303.8/QUI/66301
2 -Fortín, M. (2003). O processo de investigação: da concepção à realização. Loures: Lusociencia.BRR 001.89/FOR/52278
3 - Hughes, K et al (2020) Introduction: making the case for qualitative interviews , In International Journal of Social Research Methodology. Vol. 23 Issue 5, p541-545. (B-On, DOI:10.1080/13645579.2020.1766756)
4 -Kumar, Ranjit (2005) Research Methodology : a step-by-step guide for beginners. London : Sage BFP 303/KUM/48330
5 -Flick, U. (2015). Introducing Research Methodology: A Beginner's Guide to Doing a Research Project . London: Sage publications.
6 -Hoddy, E T. (2019), Critical Realism in Empirical Research: Employing Techniques from Grounded Theory Methodology, In International Journal of Social Research Methodology, v22 n1 p111-124 (B-On:DOI:10.1080/13645579.2018.1503400 )