Unidade Curricular:Código:
Crise, Reconstrução e Desenvolvimento1143CRD
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoAcção Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciar uma abordagem crítica e autónoma acerca de temas candentes da acção humanitária.
(ii) Mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, de modo a estar habilitado a fundamentar as soluções que sejam preconizadas e os juízos emitidos.
(iii) Dar passos para desenvolver um raciocínio crítico e autónomo.
(iv) Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.
(v) Proporcionar uma abordagem centrada em estudos de caso da acção humanitária.
Conteúdos Programáticos:
1. Debates em torno da Declaração Universal Direitos Humanos: 1.1. Enquadramento dos debates no contexto de um pensamento epistemológico a partir do Sul global; 1.2. Universalidade vs. particularidades culturais e seus impactos sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos; 1.3. A questão dos “falsos neutros”: relevância das questões de género na área humanitária; 1.4. A relevância de abordagens interseccionais. 1.5. O papel das religiões nos conflitos e na reconstrução.
2. Abordagem crítica do papel das ONGDs para o desenvolvimento na promoção da ação humanitária: 2.1. Potencialidades, riscos e estereótipos nas/das ONGD; 2.2. Reconstrução a partir de uma perspetiva do Sul Global e local; 2.3. "Can the subaltern speak?" 2.4 .Estudos de caso: concepções dos direitos humanos e dos projetos de desenvolvimento reflectidas em ONGD.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos fornecem aos alunos instrumentos para uma análise crítica na área da ação humanitária, bem como no papel das ONGD neste domínio, o que permite compreender a necessidade da tradução cultural, contribuir para equacionar a mudança de paradigma na qual a ação humanitária se enquadra e adquirir um enquadramento teórico dos principais problemas a considerar na mesma, quer no plano académico, quer no plano da prática de terreno.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na execução de um exercício teórico individual (escrito) com base na consulta de um texto fornecido pela docente, sobre o ponto 1 dos conteúdos programáticos (40%), de uma recensão de um texto que resulta de pesquisa bibliográfica recente à luz dos autores “must” mencionados na bibliografia do curso e explorados em contexto de aula (30%) e de um trabalho em grupo (2/3 alunos) sobre uma situação de crise na atualidade (20%). Este trabalho corresponde aos conteúdos programáticos do segundo ponto dos conteúdos programáticos. Será apresentado em aula e entregue por escrito. A participação dos alunos em tarefas teórico-práticas em sala de aula e em actividades científicas fora de aula (participação em seminários, conferências na Universidade) corresponde a 10% da nota final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Explicação da problemática subjacente à acção humanitária, nomeadamente no que diz respeito aos debates em torno da validade universal dos direitos humanos, da contestação à mesma e da existência de propostas que procuram conciliar direitos humanos com respeito pelas diferentes expressões culturais de respeito pela dignidade humana (relevância do conceito de tradução cultural). Enquadramento das organizações internacionais na promoção da acção humanitária à luz da temática dos direitos humanos. Apresentação crítica das potencialidades e limitações destas organizações. Seleção de estudos de caso: análise da missão e da intervenção de ONGD à luz dos instrumentos críticos fornecidos ao longo do semestre. A leitura e discussão de bibliografia/documentação treinará competências de análise descritiva e crítica de materiais informativos e interpretativos. A introdução de casos de acção humanitária no quadro de organizações internacionais ilustrará a teoria com análises mais próximas do terreno. Os debates de grupo em sala de aula proporcionarão uma visão crítica da acção humanitária em contexto. A avaliação corresponderá à realização ponderada de uma reflexão teórica sobre os temas abordados.
Bibliografia:
Crenshaw K. (1989)‘Demarginalizing the Intersection of Race and Sex: A Black Feminist Critique of Antidiscrimination Doctrine, Feminist Theory and Antiracist Politics’. Univ.Chicago Legal Forum 140:139-167.
Haaland,H.;Wallevik(2019).Beyond crisis management?The Role of Citizen Initiatives for Global Solidarity in humanitarian aid:the case of Levos. Third World Quarterly 40(10) pp. 1869-1883
Heintze, H. J.e Thielbörger,P.(2018).International Humanitarian Action. Bochum: Springer
Pannikar, R.(1982).Is the notion of Human Rights a Western Concept?Diogenes, 120(30), pp. 75-102
Said, E. (2019).Orientalism.London,Penguin Books.
Spivak,G.C. (1994),“Can the Subaltern Speak?”. Williams.P& Chrisman,L. (ed.),Colonial Discourse and Post-Colonial Theory.A Reader.Harlow:Longman.
Toldy,T.;Garraio, J.(2020),Gender Ideology: A Discourse That Threatens Gender Equality. In Filho, W. L. (org.). Gender Equality. Encyclopedia of the UN Sustainable Development Goals, Springer International Publishing, 1-11.