Unidade Curricular:Código:
Administração e Gestão das Organizações Escolares1145AGOE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoAdministração Escolar e Administração Educacional6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
a. Conhecer o objeto de estudo da Administração Escolar;
b. Compreender os modelos fundamentais de gestão e administração escolar;
c. Analisar modelos de gestão e administração nas instituições escolares;
d. Refletir sobre a organização do sistema educativo;
e. Identificar a Escola como organização;
f. Conhecer a importância da comunicação e a sua aplicação na organização;
g. Refletir sobre os estilos de liderança na gestão escolar;
h. Gerar novos saberes e novas práticas para responder a necessidades das instituições.
Conteúdos Programáticos:
1. A Administração Educacional
a. Introdução às teorias organizacionais
b. Modelos organizacionais e principais enfoques
2. A gestão escolar
a. Conceito
b. Princípios
c. Organização
3. Escola como Organização
4. Comunicação Organizacional
5. Liderança e processos de tomada de decisão
6. O Líder como ator na transformação da organização
7. Gestão
a. Gestão democrática
b. Gestão participativa
8. Cultura de escola
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Pretende-se com esta unidade curricular um incentivo à reflexão, à auto formação e à prática de investigação, que possibilite a aquisição de competências e saberes que favoreçam a administração das escolas e a sua gestão.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular é constituída por um conjunto de sessões temáticas de caráter teórico-prático.
Serão apresentados vídeos motivacionais de acordo com as temáticas em estudo e recorrer-se-á a espaços de reflexão e debate, nomeadamente, momentos de exposição teórica, momentos de debate e análise reflexiva que contemplam reflexões conjuntas e em pequenos grupos.
Estão também previstos momentos para a realização de trabalhos em contexto de sala de aula.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Pretende-se também que esta formação possibilite um conhecimento aprofundado da Administração e Gestão Escolar, de modo a proporcionar aos formandos uma visão alargada e critica da organização.
Bibliografia:
Chiavenato, Idalberto (2004). Introdução à teoria geral da administração. São Paulo: Makron Books do Brasil Editora, Ltda.
Costa, Jorge Adelino (2003). Imagens Organizacionais da Escola. Porto: ASA.
Drucker, Peter et al. (2016). Liderança. Coimbra: Conjuntura Actual Editora.
Fialho, Isabel et al. (org.) (2014). Politícas educativas, eficácia e melhoria das escolas. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.
Ghilardi, Franco & Spallarossa, Carlo (1983). Guia para a organização da escola. Rio Tinto: Edições ASA.
Machado, Joaquim e Alves, José (org.) (2016). Professores e Escolas – Conhecimento, formação e ação. Porto: Universidade Católica Editora.
Menese, João (2016). Gestão de organizações e criação de valor partilhado. Lisboa: Universidade Católica Editora.
Stoner, James (1985). Administração. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, Ltda.