Unidade Curricular: | Código: | ||
Administração e Gestão das Organizações Escolares | 1145AGOE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Administração Escolar e Administração Educacional | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
a. Conhecer o objeto de estudo da Administração Escolar; b. Compreender os modelos fundamentais de gestão e administração escolar; c. Analisar modelos de gestão e administração nas instituições escolares; d. Refletir sobre a organização do sistema educativo; e. Identificar a Escola como organização; f. Conhecer a importância da comunicação e a sua aplicação na organização; g. Refletir sobre os estilos de liderança na gestão escolar; h. Gerar novos saberes e novas práticas para responder a necessidades das instituições. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. A Administração Educacional a. Introdução às teorias organizacionais b. Modelos organizacionais e principais enfoques 2. A gestão escolar a. Conceito b. Princípios c. Organização 3. Escola como Organização 4. Comunicação Organizacional 5. Liderança e processos de tomada de decisão 6. O Líder como ator na transformação da organização 7. Gestão a. Gestão democrática b. Gestão participativa 8. Cultura de escola | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Pretende-se com esta unidade curricular um incentivo à reflexão, à auto formação e à prática de investigação, que possibilite a aquisição de competências e saberes que favoreçam a administração das escolas e a sua gestão. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular é constituída por um conjunto de sessões temáticas de caráter teórico-prático. Serão apresentados vídeos motivacionais de acordo com as temáticas em estudo e recorrer-se-á a espaços de reflexão e debate, nomeadamente, momentos de exposição teórica, momentos de debate e análise reflexiva que contemplam reflexões conjuntas e em pequenos grupos. Estão também previstos momentos para a realização de trabalhos em contexto de sala de aula. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Pretende-se também que esta formação possibilite um conhecimento aprofundado da Administração e Gestão Escolar, de modo a proporcionar aos formandos uma visão alargada e critica da organização. | |||
Bibliografia: | |||
Chiavenato, Idalberto (2004). Introdução à teoria geral da administração. São Paulo: Makron Books do Brasil Editora, Ltda. Costa, Jorge Adelino (2003). Imagens Organizacionais da Escola. Porto: ASA. Drucker, Peter et al. (2016). Liderança. Coimbra: Conjuntura Actual Editora. Fialho, Isabel et al. (org.) (2014). Politícas educativas, eficácia e melhoria das escolas. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Ghilardi, Franco & Spallarossa, Carlo (1983). Guia para a organização da escola. Rio Tinto: Edições ASA. Machado, Joaquim e Alves, José (org.) (2016). Professores e Escolas – Conhecimento, formação e ação. Porto: Universidade Católica Editora. Menese, João (2016). Gestão de organizações e criação de valor partilhado. Lisboa: Universidade Católica Editora. Stoner, James (1985). Administração. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, Ltda. |