Unidade Curricular: | Código: | ||
Fonética e Fonologia | 1188FOFO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Terapia da Fala | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1- Dominar o Alfabeto Fonético Internacional e a transcrição fonética do Português Europeu; 2- Identificar assuntos-chave sobre o processo de produção da fala; 3- Distinguir os três ramos da Fonética; 4- Conhecer as principais teorias da Fonologia; 5- Formular hipóteses sobre a aquisição e desenvolvimento fonológico do Português Europeu e estruturar as suas etapas principais; 6- Conhecer os conceitos de Discriminação auditiva e Consciência Fonológica; 7- Demonstrar evidências de raciocínio clínico na análise das diferentes terminologias usadas no domínio das Perturbações dos Sons da Fala; 8- Reconhecer instrumentos e processos de avaliação formais e informais nas Perturbações dos Sons da Fala; 9- Dominar os principais programas de intervenção de base articulatória e fonológica e demonstrar evidências de raciocínio clínico em estudos de caso | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.Fonética 1.1.Fonética Articulatória 1.2.Fonética Acústica 1.3.Fonética Perce(p)tiva 2.Fonologia 2.1.Sons e Fonemas: Classificação de sons e sequências de sons 2.2.Sistemas de traços distintivos: a matriz fonológica 3.Representação Fonética do Português Europeu (AFI e SAMPA) 4.Aparelho Fonador e Produção da Fala 5.Prosódia 5.1.Características acústicas: tom, duração e intensidade 5.2.Propriedades acentuais das sílabas 6.Desenvolvimento Fonológico 6.1.Aquisição Fonológica 6.2.Processos Fonológicos: inserção de segmentos; supressão de segmentos; alteração de segmentos 6.3.Processos Fonológicos de Simplificação que ocorrem no desenvolvimento infantil 7. Consciência Fonológica e Discriminação Auditiva 8.Perturbação dos Sons da Fala 8.1.Terminolologia 8.2.Prevalência e Etiologia 8.3.Avaliação 8.4Intervenção 8.5. Estudos de caso | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular: CP1- OA3 CP2- OA4 e 5 CP3- OA1 CP4- OA2 CP5- OA4 CP6- OA5 CP7- OA6 CP8- OA7,8 e 9 No CP1 são abordados os conceitos fundamentais associados à distinção entre fonética articulatória, percetiva e acústica. No CP2 distingue-se o conceito de Fonética de Fonologia e procede-se à classificação dos sons da fala do Português Europeu (PE). O CP3 incide na transcrição fonética do PE. Nos pontos 4 e 5 são abordados os aspetos segmentais e suprassegmentais da linguagem verbal oral. No CP6 são focadas as etapas do desenvolvimento fonológico e os processos de simplificação no desenvolvimento infantil. No CP7 introduz-se conceitos de discriminação auditiva e consciência fonológica. No CP8 abordam-se as perturbações dos sons da fala no desenvolvimento infantil, sua deteção, diagnóstico, avaliação e intervenção. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Metodologias ativas, colaborativas e expositivas: 1- Resolução de problemas em pequenos grupos; 2- Sessões de brainstorming de tópicos e questões a serem investigados pelos alunos; 3- Orientação da pesquisa realizada pelos alunos; 4- Resumo e síntese da pesquisa realizada pelos alunos e discussão em grupo; 5- Apresentação de conteúdos programáticos com recurso a projeções, exemplificações, casos clínicos em vídeo. Avaliação: Época normal - Avaliação Distribuída: componente teórica - 1 Teste T (30%); componente teórico-prática - 2 Testes TP (30%+30%) + Participação nas dinâmicas em sala de aula (10%) Época Recurso - Exame (100%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino adoptadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos, uma vez que permitem um aprofundamento do conhecimento dos alunos e a sua participação ativa nas aulas através de estratégias ativas e colaborativas de aprendizagem, combinadas com métodos expositivos e tradicionais. O professor será um facilitador do processo de aprendizagem do aluno, fomentando o relacionamento dos conceitos, a capacidade de análise e a discussão e reflexão com a prática da terapia da fala. Objetivo1- metodologia expositiva- avaliação: teste escrito Objetivo2- metodologia ativa- avaliação: teste escrito Objetivo3 e 4 - metodologia expositiva- avaliação: teste escrito Objetivo5- metodologia ativa - avaliação: teste escrito Objetivo 6- metodologia ativa e expositiva- avaliação: teste escrito Objetivos 7,8,9 e 10- metodologia ativa e expositiva- avaliação: teste escrito | |||
Bibliografia: | |||
Wayne, A. (2007). Eliciting sounds : techniques and strategies for clinicians. New York : Delmar Cengage Learning. Bowen, C. (2009). Children's speech sound disorders. Oxford : Wiley Blackwell. Emiliano, A. (2009). Fonética do Português Europeu : descrição e transcrição. Lisboa : Guimarães Editores, cop. Williams, A.L., MvLeod, S. & McCauley, R. (2021). Intervention for Speech Sound Disorders in Children. 2nd ed. - Baltimore : Paul H. Brookes. Mateus, M., Falé, I., Freitas, M. (2005). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa : Universidade Aberta. Freitas, M. J. & Santos, A.L. (2017). Aquisição de Língua Materna e Não Materna – Questões gerais e dados do Português. Language Science Press. Roth, F. P., & Worthington, C. K. (2015). Treatment resource manual for speech language pathology. Nelson Education. Velleman, S. (2016). Speech sound disorders. Philadelphia : Wolters Kluwer. |