Unidade Curricular: | Código: | ||
Estágio Profissionalizante II | 1023EPR2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Licenciatura | Terapêutica da Fala | 25 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 325 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O1. Levar a cabo um projeto de prevenção e/ou sensibilização sobre terapia da fala, na comunidade O2. Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre o papel do Terapeuta da Fala nos domínios relacionados com as perturbações da comunicação humana e da deglutição; ser completamente autónomo nas atividades terapêuticas que fazem parte do perfil de atuação do Terapeuta da Fala; ser capaz de pesquisar e refletir do ponto de vista clínico, de forma a fundamentar as suas medidas de atuação. O3. Ser capaz de defender oralmente o dossier clínico; O4. Seminários de preparação ao projeto de graduação | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1 - Idealização de um projecto de prevenção e/ou sensibilização sobre a Fonoaudiologia, na comunidade CP2. Estágio clínico CP3 - Defesa oral do dossier clínico CP4 - Seminários | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
CP1 corresponde ao O1 CP2 corresponde aos O2 CP3 corresponde ao O3 CP4 corresponde ao O4 No CP1 o aluno em contexto de grupo, deverá idealizar, planear e implementar um projeto de prevenção. No CP2 o aluno deverá fazer o acompanhamento individual de pacientes e participar de forma ativa nas reuniões de discussão de estudo de caso. No CP3 o aluno deverá ser capaz de defender o dossier clínico. No CP4 o aluno deverá acompanhar os seminários durantes as duas primeiras semanas de aulas sobre metodologias de investigação. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Estágio clínico e orientação tutorial: - Avaliação contínua, compreendendo o desempenho do aluno no estágio e participação em orientações tutoriais Avaliação: Época normal - Idealização de um Projeto de prevenção e/ou sensibilização sobre Terapia da Fala, na comunidade + monitorização clínica - (25%+15%) - 40% - Estágio Clínico - construção de um dossier de estágio, segundo avaliação através do COMPEC-TF) – 45% - Defender oralmente, perante duas docentes das ESS-FP, o dossier clínico realizado em Instituição externa e/ou na clínica pedagógica de terapia da fala da ESS-FP - 15% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Estágio clínico Metodologia participativa, na qual se pretende que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos, através de reflexões críticas e análise de situações específicas e reais, na resolução de problemas concretos e de desenvolvimento, com vista à prática clínica futura. Orientação tutorial Metodologia interrogativa e participativa, onde se pretende dar orientações e fazer o acompanhamento de trabalho dirigido a cada um dos alunos, com vista a fomentar um raciocínio refletido, com base nos conhecimentos anteriormente adquiridos e na pesquisa bibliográfica específica. | |||
Bibliografia: | |||
É de consulta obrigatória a bibliografia referenciada para as unidades curriculares nucleares do curso, nomeadamente: - Psicolinguística e Desenvolvimento da Linguagem; - Fonética e Fonologia; - Voz, Motricidade Orofacial e Deglutição; - Comunicação e Linguagem na Criança; - Neurologia e Patologias Neuromotoras - Audiologia - Linguagem e Comunicação no Adulto. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Daniela Vieira (dvieira@ufp.edu.pt) Inês Cadório (inescadorio@ufp.edu.pt) Mário Alves (marioalves@ufp.edu.pt) Pedro Melo Pestana (ppestana@ufp.edu.pt) Rita Alegria (ralegria@ufp.edu.pt) Vânia Peixoto (vpeixoto@ufp.edu.pt) |