Unidade Curricular:Código:
Estágio Profissionalizante II1023EPR2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4LicenciaturaTerapêutica da Fala25 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês325
Objectivos de Aprendizagem:
O1. Levar a cabo um projeto de prevenção e/ou sensibilização sobre terapia da fala, na comunidade
O2. Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre o papel do Terapeuta da Fala nos domínios relacionados com as perturbações da comunicação humana e da deglutição; ser completamente autónomo nas atividades terapêuticas que fazem parte do perfil de atuação do Terapeuta da Fala; ser capaz de pesquisar e refletir do ponto de vista clínico, de forma a fundamentar as suas medidas de atuação.
O3. Ser capaz de defender oralmente o dossier clínico;
O4. Seminários de preparação ao projeto de graduação
Conteúdos Programáticos:
CP1 - Idealização de um projecto de prevenção e/ou sensibilização sobre a Fonoaudiologia, na comunidade
CP2. Estágio clínico
CP3 - Defesa oral do dossier clínico
CP4 - Seminários
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CP1 corresponde ao O1
CP2 corresponde aos O2
CP3 corresponde ao O3
CP4 corresponde ao O4
No CP1 o aluno em contexto de grupo, deverá idealizar, planear e implementar um projeto de prevenção.
No CP2 o aluno deverá fazer o acompanhamento individual de pacientes e participar de forma ativa nas reuniões de discussão de estudo de caso.
No CP3 o aluno deverá ser capaz de defender o dossier clínico.
No CP4 o aluno deverá acompanhar os seminários durantes as duas primeiras semanas de aulas sobre metodologias de investigação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Estágio clínico e orientação tutorial:
- Avaliação contínua, compreendendo o desempenho do aluno no estágio e participação em orientações tutoriais
Avaliação:
Época normal
- Idealização de um Projeto de prevenção e/ou sensibilização sobre Terapia da Fala, na comunidade + monitorização clínica - (25%+15%) - 40%
- Estágio Clínico - construção de um dossier de estágio, segundo avaliação através do COMPEC-TF) – 45%
- Defender oralmente, perante duas docentes das ESS-FP, o dossier clínico realizado em Instituição externa e/ou na clínica pedagógica de terapia da fala da ESS-FP - 15%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Estágio clínico Metodologia participativa, na qual se pretende que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos, através de reflexões críticas e análise de situações específicas e reais, na resolução de problemas concretos e de desenvolvimento, com vista à prática clínica futura. Orientação tutorial Metodologia interrogativa e participativa, onde se pretende dar orientações e fazer o acompanhamento de trabalho dirigido a cada um dos alunos, com vista a fomentar um raciocínio refletido, com base nos conhecimentos anteriormente adquiridos e na pesquisa bibliográfica específica.
Bibliografia:
É de consulta obrigatória a bibliografia referenciada para as unidades curriculares nucleares do curso, nomeadamente:
- Psicolinguística e Desenvolvimento da Linguagem;
- Fonética e Fonologia;
- Voz, Motricidade Orofacial e Deglutição;
- Comunicação e Linguagem na Criança;
- Neurologia e Patologias Neuromotoras
- Audiologia
- Linguagem e Comunicação no Adulto.
Docente (* Responsável):
Daniela Vieira (dvieira@ufp.edu.pt)
Inês Cadório (inescadorio@ufp.edu.pt)
Mário Alves (marioalves@ufp.edu.pt)
Pedro Melo Pestana (ppestana@ufp.edu.pt)
Rita Alegria (ralegria@ufp.edu.pt)
Vânia Peixoto (vpeixoto@ufp.edu.pt)