Unidade Curricular:Código:
Estágio de Integração1023EINT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaTerapêutica da Fala4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
A. Demonstrar, por escrito e oralmente, evidência de raciocínio clínico na análise e integração de dados sobre perturbações da comunicação, linguagem (oral e escrita), fala (articulação e voz) e outras perturbações oro-motoras (disfagia);
B. Identificar informação relevante em cada consulta observada, estruturando-a nas etapas/fases do raciocínio clínico, nomeadamente a recolha de dados de anamnese, a implementação de protocolos/testes de avaliação e a identificação de objetivos de intervenção;
C. Construir folhas de registo da recolha de dados para todos os casos observados, justificando os itens incluídos;
D. Dominar conhecimentos relativos à avaliação, diagnóstico e intervenção na área clínica de perturbações da comunicação, linguagem e fala, congénitas ou adquiridas, para elaborar um estudo de caso reflexivo suportado num dos observados ao longo do estágio.
Conteúdos Programáticos:
1 Perturbações da comunicação, linguagem (oral e escrita), fala (articulação e voz) e outras perturbações oro-motoras (disfagia).
2 Observação e interpretação dos dados de anamnese.
3 Observação e interpretação dos dados da avaliação e intervenção nos quadros de perturbações da comunicação, linguagem (oral e escrita), fala (articulação e voz) e outras perturbações oro-motoras (disfagia).
4 Construção de folha de registo da informação observada.
5 Recolha e interpretação dos dados observados em situações reais.
6 Elaboração de um estudo de caso, com o registo e análise dos dados da anamnese, avaliação e intervenção quadros de perturbações da comunicação, linguagem (oral e escrita), fala (articulação e voz) e outras perturbações oro-motoras (disfagia).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O objetivo A está associado aos conteúdos 1, 2, 3.
O objetivo B está associado aos conteúdos 2, 3.
O objetivo C está associado aos conteúdos 4.?
O objetivo D está associado aos conteúdos 5, 6.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
a) Colaborativo;
b) Elaboração de trabalhos;
c) Discussão em pequeno e grande grupo;
d) Estudo de caso;
e) Expositivo;
e) Aprendizagem autodirigida.
Avaliação:-
Realização de um portfólio ao longo do semestre onde se reúnem todos os relatórios de observação (70%).
Entrega de um trabalho escrito de um estudo de caso (30%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O objetivo A – método a), b), c), e) – Avaliação: Portfólio O objetivo B – método a), b), c), e) – Avaliação: Portfólio O objetivo C – método d), e) – Avaliação: Portfólio O objetivo D – método d), e) – Avaliação: Portfólio e estudo de caso
Bibliografia:
Dwight, D. (2015). Here's how to do therapy: hands-on core skills in speech-language pathology. 2nd ed. San Diego: Plural Publishing.
Kenneth G. Shipley, J. McAfee (2004). Assessment in speech-language pathology: a resource manual. 3ª ed. - Clifton Park: Delmar Learning, 28 cm + 1 CD-ROM