Unidade Curricular: | Código: | ||
Desenvolvimento Psicomotor | 1031DPSI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Fisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O estudante deve ser capaz de: (O1) aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento da criança (O2) identificar os princípios, os domínios e as etapas do desenvolvimento do bebé (O3) relacionar os fatores que influenciam o desenvolvimento com os seus resultados (O4) diferenciar desenvolvimento normativo vs desenvolvimento atípico (O5) identificar fatores de risco do desenvolvimento e respetivas estratégias de intervenção (O6) saber aplicar e interpretar resultados de instrumentos de avaliação/screening do desenvolvimento infantil (O7) reconhecer e promover comportamentos e padrões da vinculação mãe-bebé | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1.- Crescimento e desenvolvimento 1.1.- Conceito e princípios do desenvolvimento 1.2.- Fatores que influenciam o desenvolvimento infantil 1.3.- Domínios do desenvolvimento e a vinculação CP 2.- Etapas do DPM 2.1.- Sequência normativa do desenvolvimento 2.1.1.- Nascimento e primeira infância 2.2.2.- Idade pré-escolar 2.2.- Desenvolvimento normativo vs desenvolvimento atípico (sinais de alarme) CP 3.- Avaliação e estimulação do desenvolvimento infantil 3.1.- Instrumentos de screening do desenvolvimento (SGS-II) 3.2.- Estratégias de estimulação e promoção do desenvolvimento da criança em risco | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento do desenvolvimento psicomotor ; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de técnicas, conceitos e metodologias de avaliação do desenvolvimento psicomotor | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Metodologia expositiva, discussão de casos e análise de documentos. Realização 1 trabalho final - elaboração de relatório de avaliação do desenvolvimento -estudo de caso - com apresentação e discussão oral (90%). Participação proativa nas atividades letivas e tarefas propostas (10%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento do desenvolvimento psicomotor; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de conceitos, técnicas e metodologias de avaliação do desenvolvimento psicomotor através da discussão de casos práticos | |||
Bibliografia: | |||
Figueiredo, B. (2007). Massagem ao bebé. Acta Pediatrica Portuguesa, 8(1), 29-38. Fonseca, V. (2006). Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Nº 8 Martorell, G., Papalia, R. & Feldman, D. (2019). O mundo da criança (13ªed). McGraw-Hill Payne, G. & Isaacs, L. (2007). Human motor development: A lifespan approach. 6ª ed. Nova York : McGraw-Hill. Schonhaut, l., Schönstedt, M., Álvarez, J., Salinas, P., Aarmijo, I. (2010). Desarrollo Psicomotor en Niños de Nivel Socioeconómico Medio-Alto. Revista Chilena de Pediatría, 81 (2), 123-128. Zilke, R., Bonamigo, E., Winkelmann, E. (2009). Desenvolvimento neuropsicomotor de Crianças de 2 a 5 anos que frequentam Escolas de educação infantil, Fisioterapia e Movimento, 22(3), 439-447. Willrich, A., Azevedo, C., Fernandes, J. (2009). Desenvolvimento motor na infância: influência dos fatores de risco e programas de intervenção. Revista Neurociências, 17(1), 51-56. |