Unidade Curricular:Código:
Desenvolvimento Psicomotor1031DPSI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoFisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
O estudante deve ser capaz de:
(O1) aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento da criança
(O2) identificar os princípios, os domínios e as etapas do desenvolvimento do bebé
(O3) relacionar os fatores que influenciam o desenvolvimento com os seus resultados
(O4) diferenciar desenvolvimento normativo vs desenvolvimento atípico
(O5) identificar fatores de risco do desenvolvimento e respetivas estratégias de intervenção
(O6) saber aplicar e interpretar resultados de instrumentos de avaliação/screening do desenvolvimento infantil
(O7) reconhecer e promover comportamentos e padrões da vinculação mãe-bebé
Conteúdos Programáticos:
CP1.- Crescimento e desenvolvimento
1.1.- Conceito e princípios do desenvolvimento
1.2.- Fatores que influenciam o desenvolvimento infantil
1.3.- Domínios do desenvolvimento e a vinculação
CP 2.- Etapas do DPM
2.1.- Sequência normativa do desenvolvimento
2.1.1.- Nascimento e primeira infância
2.2.2.- Idade pré-escolar
2.2.- Desenvolvimento normativo vs desenvolvimento atípico (sinais de alarme)
CP 3.- Avaliação e estimulação do desenvolvimento infantil
3.1.- Instrumentos de screening do desenvolvimento (SGS-II)
3.2.- Estratégias de estimulação e promoção do desenvolvimento da criança em risco
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento do desenvolvimento psicomotor ; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de técnicas, conceitos e metodologias de avaliação do desenvolvimento psicomotor
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologia expositiva, discussão de casos e análise de documentos.
Realização 1 trabalho final - elaboração de relatório de avaliação do desenvolvimento -estudo de caso - com apresentação e discussão oral (90%). Participação proativa nas atividades letivas e tarefas propostas (10%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento do desenvolvimento psicomotor; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de conceitos, técnicas e metodologias de avaliação do desenvolvimento psicomotor através da discussão de casos práticos
Bibliografia:
Figueiredo, B. (2007). Massagem ao bebé. Acta Pediatrica Portuguesa, 8(1), 29-38.
Fonseca, V. (2006). Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Nº 8
Martorell, G., Papalia, R. & Feldman, D. (2019). O mundo da criança (13ªed). McGraw-Hill
Payne, G. & Isaacs, L. (2007). Human motor development: A lifespan approach. 6ª ed. Nova York : McGraw-Hill.
Schonhaut, l., Schönstedt, M., Álvarez, J., Salinas, P., Aarmijo, I. (2010). Desarrollo Psicomotor en Niños de Nivel Socioeconómico Medio-Alto. Revista Chilena de Pediatría, 81 (2), 123-128.
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