Unidade Curricular: | Código: | ||
Técnicas de Comunicação e Dinamização de Grupos/Gestão de Conflitos | 1099TCDG | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Supervisão Clínica em Enfermagem | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 26 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Identificação das principais técnicas de comunicação; - Reconhecer a relevância da comunicação para o processo supervisivo; - Conhecer técnicas a utilizar para fins de dinamização de grupos de trabalho; - Reconhecer estratégias de gestão de conflitos em contexto supervisivo | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 – Técnicas de Comunicação em Contexto Supervisivo. 2 – Dinamização de Grupos de Trabalho. 3 – Gestão de Conflitos em Contexto Supervisivo. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir a introdução de conceitos fundamentais sobre a dinamização de grupos / gestão de conflitos. Este contacto permitirá adquirir competências relacionadas com a comunicação em contexto supervisivo. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante, e está organizada em aulas teóricas. Na unidade curricular serão conjugados vários métodos pedagógicos, nomeadamente expositivo, demonstrativo, interrogativo. O regime de avaliação geral de conhecimentos é composto por teste escrito final, com ponderação de 100% da avaliação final da Unidade Curricular. Em todos os itens inerentes ao regime de avaliação escolhido, aplica-se a Normativa Académica da UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e de refletir sobre conceitos novos implica a utilização de métodos expositivos e interrogativos. Numa segunda fase, a capital demonstração de exemplos possibilita a aquisição de conhecimentos indispensáveis à dinamização de grupos de trabalho e gestão de conflitos. A exemplificação de casos práticos permite consolidar competências para a análise e reflexão sobre situações, em contexto supervisivo, que carecem da adoção de técnicas de comunicação adequadas. | |||
Bibliografia: | |||
Caeiro, Luís. (2018). Liderar Equipas de Trabalho. Desafios e Boas Práticas. Universidade Católica Portuguesa. Estanqueiro, António. (2019). Saber Lidar com Pessoas. Editorial Presença. Coleção Diversos. Stanier, Michael Bungay. (2019). The Coaching Habit. Fale Menos, Pergunte Mais e Mude para Sempre o Modo como Lidera. Lua de Papel. Seifert, Lucy.(2009). Treino em Assertividade. 1ª Edição. Monitor. Vários.(2007). Saber Comunicar, Saber Dialogar. Editorial Presença. Coleção Pontos de Referência. |