Unidade Curricular:Código:
Técnicas de Comunicação e Dinamização de Grupos/Gestão de Conflitos1099TCDG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoSupervisão Clínica em Enfermagem2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
- Identificação das principais técnicas de comunicação;
- Reconhecer a relevância da comunicação para o processo supervisivo;
- Conhecer técnicas a utilizar para fins de dinamização de grupos de trabalho;
- Reconhecer estratégias de gestão de conflitos em contexto supervisivo
Conteúdos Programáticos:
1 – Técnicas de Comunicação em Contexto Supervisivo.
2 – Dinamização de Grupos de Trabalho.
3 – Gestão de Conflitos em Contexto Supervisivo.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir a introdução de conceitos fundamentais sobre a dinamização de grupos / gestão de conflitos. Este contacto permitirá adquirir competências relacionadas com a comunicação em contexto supervisivo.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante, e está organizada em aulas teóricas. Na unidade curricular serão conjugados vários métodos pedagógicos, nomeadamente expositivo, demonstrativo, interrogativo. O regime de avaliação geral de conhecimentos é composto por teste escrito final, com ponderação de 100% da avaliação final da Unidade Curricular. Em todos os itens inerentes ao regime de avaliação escolhido, aplica-se a Normativa Académica da UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e de refletir sobre conceitos novos implica a utilização de métodos expositivos e interrogativos. Numa segunda fase, a capital demonstração de exemplos possibilita a aquisição de conhecimentos indispensáveis à dinamização de grupos de trabalho e gestão de conflitos. A exemplificação de casos práticos permite consolidar competências para a análise e reflexão sobre situações, em contexto supervisivo, que carecem da adoção de técnicas de comunicação adequadas.
Bibliografia:
Caeiro, Luís. (2018). Liderar Equipas de Trabalho. Desafios e Boas Práticas. Universidade Católica Portuguesa.
Estanqueiro, António. (2019). Saber Lidar com Pessoas. Editorial Presença. Coleção Diversos.
Stanier, Michael Bungay. (2019). The Coaching Habit. Fale Menos, Pergunte Mais e Mude para Sempre o Modo como Lidera. Lua de Papel.
Seifert, Lucy.(2009). Treino em Assertividade. 1ª Edição. Monitor.
Vários.(2007). Saber Comunicar, Saber Dialogar. Editorial Presença. Coleção Pontos de Referência.