Unidade Curricular:Código:
Supervisão e os Processos Organizacionais em Saúde1099SPOS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoSupervisão Clínica em Enfermagem2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
- Demonstrar conhecimento acerca do potencial impacto da supervisão clínica a nível organizacional
- Demonstrar conhecimento da relevância da supervisão de pares
- Identificar fatores facilitadores e barreiras à implementação da supervisão clínica em contexto organizacional
- Desenvolver competências de implementação da supervisão clínica enquanto processo de melhoria da qualidade
Conteúdos Programáticos:
1 – A supervisão clínica e o impacto organizacional
2 – Supervisão de pares
3 – Facilitadores e barreiras à implementação da supervisão clínica em contexto organizacional
4 – A supervisão clínica enquanto processo de melhoria contínua da qualidade
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir a introdução de conceitos fundamentais sobre a supervisão clínica e sua relação com os processos organizacionais em saúde. Este contacto permitirá adquirir competências relacionadas com o reconhecimento da supervisão clínica enquanto instrumento organizacional de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de Enfermagem.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante e está organizada em aulas teóricas.
As estratégias de ensino-aprendizagem que irão ser utilizadas nesta UC baseiam-se no princípio da participação ativa dos estudantes centradas nos processos de pensamento e de reflexão do estudante.
A aquisição de conhecimentos será complementada com consulta de literatura científica, uma vez que os estudantes serão incentivados a realizar pesquisas, com a finalidade de reunirem os conteúdos de suporte ao estudo.
Estruturada em aulas teóricas, e orientação tutorada, a UC permitirá momentos de autoaprendizagem, privilegiando métodos interativos de análise e discussão em grupo.
A avaliação engloba a elaboração de um trabalho de grupo sobre um dos temas propostos durante as sessões letivas e a apresentação oral, cuja ponderação é a seguinte:
• Elaboração de um trabalho de grupo – 70%
• Apresentação Oral– 30%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de métodos expositivos e interrogativos. Numa segunda fase, a demonstração de exemplos possibilita a aquisição de conhecimentos indispensáveis acerca do potencial impacto da supervisão clínica em Enfermagem nos processos organizacionais em saúde. A exemplificação de casos práticos permite consolidar competências reflexivas acerca das potenciais barreiras e dificuldades relacionadas com a implementação de modelos supervisivos sólidos nos contextos da prática clínica.
Bibliografia:
Chiavenato, Idalberto (2014). Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Editora Manole.
Driscoll J, Stacey G, Harrison-Dening K et al (2019) Enhancing the quality of clinical supervision in nursing practice. Nursing Standard.
Ferreira, J. M. Carvalho; Neves, José; Abreu, Paulo N. & Caetano, António (1999). Psicossociologia das Organizações. Lisboa: McGraw-Hill.
King C, Edlington T, Williams B. (2020). The “Ideal” Clinical Supervision Environment in Nursing and Allied Health. J Multidiscip Healthc;13:187-196
Macedo, A. (2012). Supervisão em Enfermagem: Construir as Interfaces entre a Escola e o Hospital. Santo Tirso: De facto Editores.
Macfarlane, A.J.R. (2019). What is clinical governance? BJA Education, 19, Issue 6, 174 – 175.
Robbins, S., Judge, T. (2018). Essentials of Organizational Behavior, Pearson Education Limited (Global Edition): United Kingdom.