Unidade Curricular:Código:
Do Planeamento à Avaliação em Supervisão1099PASU
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoSupervisão Clínica em Enfermagem3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
- Distinguir a classificação da avaliação no contexto do processo supervisivo
- Reconhecer a avaliação enquanto parte integrante do processo pedagógico
- Identificar as diferentes estratégias de avaliação em contexto supervisivo
- Refletir acerca da operacionalização dos instrumentos de avaliação no processo supervisivo
Conteúdos Programáticos:
1 – Classificação vs. avaliação
2 – A avaliação enquanto processo pedagógico
3 – Estratégias de avaliação
4 – Instrumentos de avaliação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir a introdução de conceitos fundamentais sobre os passos que vão desde o planeamento à avaliação do supervisado. Este contacto permitirá adquirir competências relacionadas com a definição do planeamento do processo supervisivo, bem como acerca das estratégias / instrumentos de avaliação a utilizar em função do supervisado e do contexto.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante e está organizada em aulas teóricas e teórico-práticas. Na unidade curricular serão conjugados vários métodos pedagógicos, nomeadamente expositivo, demonstrativo, interrogativo.
O regime de avaliação contínua é composto pela realização de um trabalho de grupo (70%), apresentação e discussão (30%). Em todos os itens aplica-se a Normativa Académica da UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de métodos expositivos e interrogativos. Numa segunda fase, a demonstração de exemplos possibilita a aquisição de conhecimentos indispensáveis às etapas que vão desde o planeamento à avaliação do supervisado. A exemplificação de casos práticos e os trabalhos de grupos permitem consolidar competências de reflexão acerca das melhores estratégias supervisivas e avaliativas a utilizar em função do supervisado e do contexto.
Bibliografia:
- Carvalho, A. (2004). Avaliação da Aprendizagem em Ensino Clínico no curso da Licenciatura em Enfermagem. Lisboa: Instituto Piaget.
- Garrido, A., Simões, J., & Pires, R. (2008). Supervisão Clínica em Enfermagem: Perspetivas Práticas. Aveiro: Universidade de Aveiro.
- Fernandes, O. (2007). Entre a teoria e a experiência: Desenvolvimento de Competências de Enfermagem no Ensino Clínico no Hospital no Curso de Licenciatura. Loures: Lusociência.