Unidade Curricular: | Código: | ||
Investigação em Enfermagem na Área de Supervisão Clínica | 1099IEAS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Supervisão Clínica em Enfermagem | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Distinguir e reconhecer as principais caraterísticas dos paradigmas quantitativo e qualitativo de investigação. - Distinguir os diferentes tipos de revisão da literatura e as suas caraterísticas fundamentais. - Apresentar competência para a realização de pesquisa em bases de dados científicas. - Conhecer os diferentes níveis de evidência da investigação. - Conhecer os passos fundamentais para a elaboração de um projeto de investigação em Enfermagem. - Apresentar competência para a realização de uma leitura crítica da investigação produzida no domínio da supervisão clínica em Enfermagem. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 – Paradigma quantitativo e qualitativo da investigação em Enfermagem 2 – A revisão da literatura 3 – A pesquisa em bases de dados científicas 4 – Níveis de evidência da investigação 5 – Passos para a elaboração de um projeto de investigação em Enfermagem a) Fase concetual b) Fase metodológica c) Fase empírica 6 – Leitura crítica da investigação produzida na área da supervisão clínica em Enfermagem | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir a introdução de conceitos sobre a investigação em Enfermagem na área da supervisão clínica e sobre os passos essenciais a seguir para a produção da mesma. Estes conteúdos permitirão adquirir conhecimentos relacionados com o reconhecimento da investigação em Enfermagem enquanto ferramenta essencial para uma prática baseada na evidência e enquanto instrumento promotor do processo crítico-reflexivo do supervisado. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante, e está organizada num formato de aulas teóricas e teórico-práticas. As estratégias de ensino-aprendizagem que irão ser utilizadas nesta unidade curricular baseiam-se no princípio da participação ativa dos estudantes centrada no estímulo aos processos de pensamento e de reflexão dos mesmos. A aquisição de conhecimentos será complementada com consulta de literatura científica, uma vez que os estudantes serão incentivados a realizar pesquisa com a finalidade de reunirem os conteúdos de suporte ao estudo. A avaliação engloba a elaboração de um trabalho de grupo sobre um dos temas propostos durante as sessões letivas e a apresentação oral, cuja ponderação é a seguinte: elaboração de um trabalho de grupo – 70%; apresentação oral – 30%. Para todas as questões relacionadas com as metodologias de ensino aplica-se a Normativa Académica da Universidade Fernando Pessoa. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de métodos expositivos e interrogativos. Numa segunda fase, a demonstração de exemplos possibilita a aquisição de conhecimentos indispensáveis acerca da investigação em Enfermagem. A exemplificação de casos práticos permite consolidar conhecimentos e treinar competências relacionadas com a leitura crítica de estudos na área da supervisão clínica em Enfermagem, bem como acerca do processo de pesquisa em bases de dados. | |||
Bibliografia: | |||
- Bardin, L. (2018). Análise de conteúdo. Coimbra: Almedina. - Fortin, M. F., Côté, J., & Filion, F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Loures: Lusodidacta. - Grove, S., Gray, J., & Burns, N. (2015). Understanding nursing research: Building an evidence-based practice. Missouri: Elsevier. - Lobiondo-Wood, G., & Haber, J. (2018). Nursing research: Methods and critical appraisal for evidence-based practice. Missouri: Elsevier. - Polit, D., & Beck, C. (2011). Fundamentos de pesquisa em enfermagem: Avaliação de evidências para a prática da enfermagem. Porto Alegre: Artmed. - Preto, L. R., Martins, M., Brás, M., Pimentel, M. H., & Fernández-Sola, C. (2015). Enfermagem portuguesa: análise da produção e divulgação do conhecimento através de repositórios institucionais. Revista de Enfermagem Referência, Série IV(6), 35-43. doi:10.12707/RIV14071 |