Unidade Curricular:Código:
Investigação em Enfermagem na Área de Supervisão Clínica1099IEAS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoSupervisão Clínica em Enfermagem3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
- Distinguir e reconhecer as principais caraterísticas dos paradigmas quantitativo e qualitativo de investigação.
- Distinguir os diferentes tipos de revisão da literatura e as suas caraterísticas fundamentais.
- Apresentar competência para a realização de pesquisa em bases de dados científicas.
- Conhecer os diferentes níveis de evidência da investigação.
- Conhecer os passos fundamentais para a elaboração de um projeto de investigação em Enfermagem.
- Apresentar competência para a realização de uma leitura crítica da investigação produzida no domínio da supervisão clínica em Enfermagem.
Conteúdos Programáticos:
1 – Paradigma quantitativo e qualitativo da investigação em Enfermagem
2 – A revisão da literatura
3 – A pesquisa em bases de dados científicas
4 – Níveis de evidência da investigação
5 – Passos para a elaboração de um projeto de investigação em Enfermagem
a) Fase concetual
b) Fase metodológica
c) Fase empírica
6 – Leitura crítica da investigação produzida na área da supervisão clínica em Enfermagem
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir a introdução de conceitos sobre a investigação em Enfermagem na área da supervisão clínica e sobre os passos essenciais a seguir para a produção da mesma. Estes conteúdos permitirão adquirir conhecimentos relacionados com o reconhecimento da investigação em Enfermagem enquanto ferramenta essencial para uma prática baseada na evidência e enquanto instrumento promotor do processo crítico-reflexivo do supervisado.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante, e está organizada num formato de aulas teóricas e teórico-práticas.
As estratégias de ensino-aprendizagem que irão ser utilizadas nesta unidade curricular baseiam-se no princípio da participação ativa dos estudantes centrada no estímulo aos processos de pensamento e de reflexão dos mesmos.
A aquisição de conhecimentos será complementada com consulta de literatura científica, uma vez que os estudantes serão incentivados a realizar pesquisa com a finalidade de reunirem os conteúdos de suporte ao estudo.
A avaliação engloba a elaboração de um trabalho de grupo sobre um dos temas propostos durante as sessões letivas e a apresentação oral, cuja ponderação é a seguinte: elaboração de um trabalho de grupo – 70%; apresentação oral – 30%. Para todas as questões relacionadas com as metodologias de ensino aplica-se a Normativa Académica da Universidade Fernando Pessoa.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de métodos expositivos e interrogativos. Numa segunda fase, a demonstração de exemplos possibilita a aquisição de conhecimentos indispensáveis acerca da investigação em Enfermagem. A exemplificação de casos práticos permite consolidar conhecimentos e treinar competências relacionadas com a leitura crítica de estudos na área da supervisão clínica em Enfermagem, bem como acerca do processo de pesquisa em bases de dados.
Bibliografia:
- Bardin, L. (2018). Análise de conteúdo. Coimbra: Almedina.
- Fortin, M. F., Côté, J., & Filion, F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Loures: Lusodidacta.
- Grove, S., Gray, J., & Burns, N. (2015). Understanding nursing research: Building an evidence-based practice. Missouri: Elsevier.
- Lobiondo-Wood, G., & Haber, J. (2018). Nursing research: Methods and critical appraisal for evidence-based practice. Missouri: Elsevier.
- Polit, D., & Beck, C. (2011). Fundamentos de pesquisa em enfermagem: Avaliação de evidências para a prática da enfermagem. Porto Alegre: Artmed.
- Preto, L. R., Martins, M., Brás, M., Pimentel, M. H., & Fernández-Sola, C. (2015). Enfermagem portuguesa: análise da produção e divulgação do conhecimento através de repositórios institucionais. Revista de Enfermagem Referência, Série IV(6), 35-43. doi:10.12707/RIV14071