Unidade Curricular:Código:
Ética e Deontologia de Enfermagem1099EDEF
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoSupervisão Clínica em Enfermagem2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
- - Reconhecer e compreender a dimensão ética como central no exercício profissional competente da Enfermagem;
- Reconhecer os normativos ético-deontológicos, legais e responsabilidade individual e profissional no exercício da SCE;
- Interiorizar e mobilizar princípios/valores éticos e regras/normas deontológicas no exercício da SCE;
- Identificar e problematizar problemas éticos subjacentes à prática da supervisão clínica em enfermagem (a) relacionadas com o supervisor (b) relacionada com o supervisado (c) relacionada com a instituição de ensino (d) relacionada com o utente e instituição
Conteúdos Programáticos:
1 – Da Ética, Moral e Deontologia (pilares da enfermagem) ao Modelo Principialista na relação supervisor-supervisado
2 – A deontologia profissional de Enfermagem
3 – Prática profissional ética e deontológica em supervisão clínica
4 – Impasses éticos e deontológicos inerentes ao processo supervisivo
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir a introdução de conceitos fundamentais sobre a ética e a deontologia de Enfermagem e a sua relação com o processo supervisivo. Este contacto permitirá adquirir competências relacionadas com questões genéricas relativas à ética e deontologia de Enfermagem.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante e está organizada em aulas teóricas. Na unidade curricular serão conjugados vários métodos pedagógicos, nomeadamente expositivo, demonstrativo, interrogativo.
O regime de avaliação contínua é composto por avaliação da participação nas aulas (30%) e um teste escrito(70%).Em todos os itens aplica-se a Normativa Académica da UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de métodos expositivos e interrogativos. Numa segunda fase, a demonstração de exemplos possibilita a aquisição de conhecimentos indispensáveis ao conhecimento relativo à ética e deontologia de Enfermagem. A exemplificação de casos práticos permite consolidar competências para a análise e reflexão sobre situações, em contexto supervisivo, que carecem da adoção de uma postura ética e em concordância com o código deontológico do enfermeiro.
Bibliografia:
Archer, L. (s.d.). Breve Historial do CNECV. Acesso em http://www.cnecv.gov.pt/cnecv/pt/CNECV/Historial/ , 2020-09-10
Beauchamp T.L., Childress J.F. (1994). Principles of Bioemdical Ethics. 4ed. New York: Oxford.
Regulamento da Competência Acrescida de Supervisão Clínica em Enfermagem: https://www.ordemenfermeiros.pt/media/7936/1665616663.pdf;
Beauchamp, T.L. & Childress, J.F. (1999). Princípios de ética Biomedical (4ª ed.) (T.G., Garcia.Miuel, F.L. Gutierrez & L.F. Grande, Trad.).Barcelona: Masson, S.A. (Edição original 1994);
Fortes, P.A. (2001). Reflexões sobre a bioética e o consentimento esclarecido. Texto web acedido a 12/09/2021