Unidade Curricular:Código:
Ensino Clínico de Supervisão Clínica em Enfermagem1099ECSC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoSupervisão Clínica em Enfermagem5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
- Criar um plano/projeto de supervisão de estudantes em estágio;
- Selecionar os instrumentos a utilizar para a avaliação dos estudantes;
- Utilizar técnicas de feedback ajustadas às caraterísticas e necessidades dos estudantes;
- Identificar o impacto que as caraterísticas do estudante têm no processo supervisivo.
ou
- Desenvolver um modelo de supervisão clínica de pares;
- Refletir e reconhecer o impacto organizacional de um modelo de supervisão clínica de pares;
- Refletir acerca dos ganhos, ao nível da prestação de cuidados, da implementação de um modelo de supervisão clínica de pares;
- Refletir e reconhecer as barreiras pessoais e organizacionais à implementação de um modelo de supervisão clínica de pares.
Conteúdos Programáticos:
1 – Mentoria de estudantes de Licenciatura em Enfermagem
a) O planeamento do processo supervisivo
b) As técnicas de feedback
c) A adaptação da supervisão ao perfil do estudante
d) Os instrumentos de avaliação
2 – Perceptoria de enfermeiros em integração
a) O planeamento do processo supervisivo
b) As técnicas de feedback
c) A adaptação da supervisão ao perfil do enfermeiro
d) A avaliação da integração
3 – Supervisão de pares
a) O planeamento da implementação de um modelo de supervisão de pares
b) As barreiras pessoais e/ou organizacionais
c) As técnicas de comunicação na gestão do grupo
d) A avaliação do processo
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir a integração dos conteúdos supervisivos aprendidos nas aulas teóricas e teórico-práticas em contexto clínico / educativo. A vivência e reflexão acerca dos desafios e dificuldades inerentes a um processo supervisivo de estudantes da Licenciatura em Enfermagem, de enfermeiros em integração e/ou de pares é fundamental para a aquisição de conhecimentos e competências neste domínio.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As estratégias de ensino-aprendizagem que irão ser utilizadas nesta unidade curricular baseiam-se no princípio do contacto dos estudantes com o processo supervisivo em contexto real (estágio), complementado pela apresentação das suas experiências e reflexão crítica acerca das mesmas (seminários).
A avaliação engloba a elaboração de um projeto supervisivo, a entregar até ao final da segunda semana de Ensino Clínico, com uma ponderação de 30% para a avaliação final da Unidade Curricular. Adicionalmente, os estudantes deverão entregar, até cinco dias após o final do Ensino Clínico, um portfólio contendo todos os documentos produzidos ao longo do mesmo, com apresentação em contexto de seminário, tendo este uma ponderação de 70% para a avaliação final da Unidade Curricular. Para todas as questões relacionadas com as metodologias de ensino aplica-se a Normativa Académica da Universidade Fernando Pessoa.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Num contexto de procura autónoma do conhecimento por parte do estudante, o seu estudo individual é essencial para a obtenção dos conhecimentos necessários para o processo de ensino-aprendizagem. Assim, o facto de existir um acompanhamento contínuo dos estudantes ao longo dos seminários e do estágio, permitirá dirigir o seu estudo e a produção de materiais no sentido da aquisição de conhecimento e de competências essenciais para a supervisão clínica em Enfermagem. A reflexão acerca do processo, que deverá estar patente no portfólio, permitirá ainda ao estudante sedimentar o conhecimento obtido por via da análise crítica do processo supervisivo por si desenvolvido e da obtenção de feedback acerca do mesmo por parte do docente e dos colegas.
Bibliografia:
Abreu, W. C. (2007). Formação e Aprendizagem em contexto clínico. Fundamentos, teorias e considerações didáticas. Coimbra: Formasau. Formação e Saúde.
Carvalho, A. (2004). Avaliação da Aprendizagem em Ensino Clínico no curso da Licenciatura em Enfermagem. Lisboa: Instituto Piaget.
Garrido, A., Simões, J., & Pires, R. (2008). Supervisão Clínica em Enfermagem: Perspetivas Práticas. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Macedo, A. (2012). Supervisão em Enfermagem: Construir as Interfaces entre a Escola e o Hospital. Santo Tirso: De facto Editores.
Sloan, G., & Watson, H. (2002). Clinical supervision models for nursing: structure, research and limitations. Nursing Standard, 41-46. doi: 10.7748/ns2002.10.17.4.41.c3279