| Unidade Curricular: | Código: | ||
| Plano Gerontológico | 1006PGER | ||
| Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
| 2 | CTSP | Gerontologia e Intervenção Comunitária | 5 ects |
| Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
| Português/Inglês | 65 | ||
| Objectivos de Aprendizagem: | |||
| Familiarizar os alunos com as etapas de um plano gerontológico. Promover a análise crítica de planos e elaboração de planos gerontológicos. Integrar equipas de definição e implementação de planos gerontológicos a partir de realidades das pessoas idosas, das suas famílias e das suas comunidades. | |||
| Conteúdos Programáticos: | |||
| I Diagnóstico de necessidades 1.1. Descrição diacrónica e prospectiva da subpopulação idosa. 1.2. Oferta pública/privada instituições para pessoas idosas. 1.3. Necessidades, expectativas e interesses das pessoas idosas. II. Definição de estratégias e prioridades 2.1. Locus causal nas pessoas idosas, instituições, famílias e comunidades. III. Medidas promotoras de bem-estar. 3.1. Programas de promoção educativa e de acesso à sociedade do conhecimento. 3.2. Programas de atividade física e desporto; de intervenção na capacidade e eficácia do sistema de cuidados, de luta contra as condições de pobreza crónica das pessoas idosas e de conservação do património cultural e da memória coletiva das comunidades. | |||
| Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
| Na proposta "familiarizar os estudantes com as fases do plano gerontológico" temos os pontos I e II com a definição, estratégias e descrição dos passos para a elaboração do plano gerontológico. "Promover a análise crítica de planos e elaboração de planos gerontológicos" temos, também, os pontos I e II com a análise crítica da operacionalização dos conceitos e definições. "Integrar equipas de definição e implementação de planos gerontológicos a partir de realidades das pessoas idosas, das suas famílias e das suas comunidades" será alcançado com trabalhos de grupo dos alunos com a participação de instituições com programas para as pessoas idosas e prossigam as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Promover-se-à uma aula aberta sobre Plano Gerontológico com o testemunho de instituições do Gande Porto. | |||
| Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
| A metodologia utilizada assenta no paradigma ensino-aprendizagem com o método participativo em sala de aula com exposição pelo professor de conceitos básicos e discussão e análise em grupo de temas constantes no programa. A avaliação distribui-se por 50% em teste de conhecimentos, individual e presencial, em sala de aula e 50% em trabalhos de grupo com apresentação e debate em sala de aula com a presença de professor e alunos. Os temas a trabalhar em grupo são recenseados pelo professor em concordância com o conteúdo programático desta unidade curricular. As datas de avaliação individual e em grupo são acordadas no início do semestre. | |||
| Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
| O método expositivo permite integrar os alunos na compreensão das conceções de plano gerontológico, diagnóstico de necessidades, definição de estratégias e necessidades, comunidade e programas de apoio. O método de trabalho em grupo com a supervisão do professor permite aos alunos analisar e debater a urgência de um diagnóstico de necessidades e expectativas de pessoas através de uma aproximação às pessoas, envolvendo-as nesse processo. | |||
| Bibliografia: | |||
| GONÇALVES, Daniela et al (2006). "Promoção da qualidade de vida dos idosos portugueses através da continuidade de tarefas produtivas", Psicologia, Saúde e Doença, 7(1), pp137-143. VAZ, Ester (2008). A Velhice na Primeira Pessoa. Penafiel: Editorial Novembro. OMS (2007). Guia Global das Cidades Amigas das Pessoas Idosas. APP – Associação Portuguesa de Psicogerontologia, ICBAS Universidade do Porto. | |||