Unidade Curricular:Código:
Técnicas Administrativas1097TADM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPGestão Administrativa em Contexto Clínico8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
Demonstrar conhecimentos, aptidões e atitudes para aplicação do processo administrativo em contexto clínico. Desenvolver competências de comunicação com o cliente e com outras equipas e profissionais. Identificar a redação oficial usada em contexto clínico e desenvolver conhecimentos para a apreensão e aplicação da mesma. Compreender as interrelações do elemento administrativo como elo de ligação entre os diferentes serviços da unidade de saúde.
Conteúdos Programáticos:
Visão histórica do conceito de saúde e do processo de humanização da saúde. Principais órgãos de saúde em Portugal: visão, missão e gestão. O papel do elemento administrativo como elo de ligação entre os diferentes serviços da unidade de saúde e sua atuação e interferência na unidade de saúde através do bom e eficaz atendimento ao cliente nos diferentes momentos de atuação. Aspetos da comunicação administrativa com o cliente e em âmbito multidireccional com restantes profissionais de saúde. Redação oficial e gestão documental.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos foram selecionados e organizados entre si de forma integrada, com o intuito de facilitar a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de aptidões e competências relacionados com o processo administrativo em contexto clínico . Para todas as temáticas desenvolvidas será oferecida ao aluno a oportunidade de aprender e refletir ativamente sobre o papel do administrativo no âmbito de prestação de cuidados de saúde.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto, partilha e desenvolvimento autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas, e apresentação de estudos de caso para simulação. As aulas serão teórico-práticas destinadas a aprofundar as temáticas abordadas . O regime de avaliação contínua é composto por um momento de exposição de projeto (70%) e teste escrito (30%). Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Os alunos são convidados ao envolvimento no processo de aprendizagem. O envolvimento do aluno no processo de aprendizagem é realizado no sentido de o motivar e promover uma aquisição mais sustentável de conhecimentos, aptidões e competências.
Bibliografia:
• - Almeida, V. (2000). A comunicação interna na empresa. Lisboa: Práxis. - Campos, A. P., Cardadeiro, F., & Esteves, M. J.
• (2004). Técnicas administrativas. Lisboa: Plátano Editora. - Lousã, A., Pereira, P. A., Lambert, R., & Lousã, M. D. (2004).
• Técnicas administrativas. Porto: Porto Editora. - Silva, H. V., & Matos, M. A. (2004). Técnicas administrativas. Alfragide:Texto Editora.