Unidade Curricular: | Código: | ||
Técnicas Administrativas | 1097TADM | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Gestão Administrativa em Contexto Clínico | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 104 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Demonstrar conhecimentos, aptidões e atitudes para aplicação do processo administrativo em contexto clínico. Desenvolver competências de comunicação com o cliente e com outras equipas e profissionais. Identificar a redação oficial usada em contexto clínico e desenvolver conhecimentos para a apreensão e aplicação da mesma. Compreender as interrelações do elemento administrativo como elo de ligação entre os diferentes serviços da unidade de saúde. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Visão histórica do conceito de saúde e do processo de humanização da saúde. Principais órgãos de saúde em Portugal: visão, missão e gestão. O papel do elemento administrativo como elo de ligação entre os diferentes serviços da unidade de saúde e sua atuação e interferência na unidade de saúde através do bom e eficaz atendimento ao cliente nos diferentes momentos de atuação. Aspetos da comunicação administrativa com o cliente e em âmbito multidireccional com restantes profissionais de saúde. Redação oficial e gestão documental. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos foram selecionados e organizados entre si de forma integrada, com o intuito de facilitar a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de aptidões e competências relacionados com o processo administrativo em contexto clínico . Para todas as temáticas desenvolvidas será oferecida ao aluno a oportunidade de aprender e refletir ativamente sobre o papel do administrativo no âmbito de prestação de cuidados de saúde. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto, partilha e desenvolvimento autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas, e apresentação de estudos de caso para simulação. As aulas serão teórico-práticas destinadas a aprofundar as temáticas abordadas . O regime de avaliação contínua é composto por um momento de exposição de projeto (70%) e teste escrito (30%). Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Os alunos são convidados ao envolvimento no processo de aprendizagem. O envolvimento do aluno no processo de aprendizagem é realizado no sentido de o motivar e promover uma aquisição mais sustentável de conhecimentos, aptidões e competências. | |||
Bibliografia: | |||
• - Almeida, V. (2000). A comunicação interna na empresa. Lisboa: Práxis. - Campos, A. P., Cardadeiro, F., & Esteves, M. J. • (2004). Técnicas administrativas. Lisboa: Plátano Editora. - Lousã, A., Pereira, P. A., Lambert, R., & Lousã, M. D. (2004). • Técnicas administrativas. Porto: Porto Editora. - Silva, H. V., & Matos, M. A. (2004). Técnicas administrativas. Alfragide:Texto Editora. |