Unidade Curricular: | Código: | ||
Língua Estrangeira - Espanhol | 1097LEE1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Gestão Administrativa em Contexto Clínico | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objectivo da disciplina consiste na aquisição do nível limiar da língua espanhola que se manifesta na competência comunicativa indispensável para as situações de vida quotidiana adequadas ao domínio social. A competência gramatical há de permitir o seguimento correcto de ensino da língua e ajudar no contacto com os documentos escritos em espanhol. Sublinha-se a importância de estruturas modais e tácticas para resolver dificuldades pontuais de compreensão ou de expressão. As competências linguísticas devem ser demostradas nas quatro habilidades linguísticas: compreensão oral, compreensão escrita, expressão oral e expressão escrita. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
A. Gramática: 1. Frase simples. Categorias (verbo, substantivos, adjectivos, advérbios). Concordância. 2. O substantivo e o adjectivo. Particularidades referentes à flexão em género e número. 3. Os pronomes. 4. O verbo: Flexão I. Verbos regulares. 5. As preposições. Diferenças com a língua portuguesa. 6. As conjunções. Aspectos fonéticos e fonológicos. Correlações com a ortografia. B. Léxico: 1.campos semânticos: Identificação pessoal; Relações de trabalho e profissões; Estados físicos e anímicos; Ocupação dos tempos livres; Cultura civilização e lazer. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Actividades relacionadas com a aprendizagem da língua espanhola. Os alunos estarão em contacto com diferentes medios (orais e escritos), onde demonstrarão a sua capacidade de compreensão e escrita. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O conhecimento de aluno será avaliado em dois testes escritos realizados na aula e uma intervenção oral. A nota final resultará da média aritmética. O sistema de avaliação contínua implica o cumprimento da norma de 50% assistência às aulas. Além disso os alunos devem participar nas conferências relacionadas com os temas sobre América Latina e Espanha aos que se incluem ciclos de cinema, exposições, palestras, foros e trabalhos práticos. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Estruturas comunicativas escritas Conteúdos a transmitir sob a forma de aulas presenciais teórico-práticas e avaliados através de mini-testes escritos, orais individuais e de grupo a realizar no espaço da aula. continua | |||
Bibliografia: | |||
- Santiago Guervós, Javier y Fernández González, Jesús (2017): Red ELE revista electrónica de didáctica del español lengua extranjera, número XX, De Fundamentos para la enseñanza del español como 2/L. Madrid. - Silvia López Ripoll, Mireia Español Giralt y Mónica Moreno Tarrés (2015): Conversar en español B1-B2 (ESPAÑOL PARA EXTRANJEROS) Editor: Universidad De Barcelona. - HERMOSO G. A. (2015): Gramática de español lengua extranjera, Madrid, Edelsa. - W.A. (2015): Nuevo Prisma B1 - Libro del alumno (Español Lengua Extranjera), Editor: Edinumen. - VV.AA (2018): Campus sur B1. Cuaderno de ejercicios. - VV.AA (2018): Campus sur A1. Cuaderno de ejercicios. |