Unidade Curricular:Código:
Língua Estrangeira - Espanhol1097LEE1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPGestão Administrativa em Contexto Clínico4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
O objectivo da disciplina consiste na aquisição do nível limiar da língua espanhola que se manifesta na competência comunicativa indispensável para as situações de vida quotidiana adequadas ao domínio social. A competência gramatical há de permitir o seguimento correcto de ensino da língua e ajudar no contacto com os documentos escritos em espanhol. Sublinha-se a importância de estruturas modais e tácticas para resolver dificuldades pontuais de compreensão ou de expressão. As competências linguísticas devem ser demostradas nas quatro habilidades linguísticas: compreensão oral, compreensão escrita, expressão oral e expressão escrita.
Conteúdos Programáticos:
A. Gramática: 1. Frase simples. Categorias (verbo, substantivos, adjectivos, advérbios). Concordância. 2. O substantivo e o adjectivo. Particularidades referentes à flexão em género e número. 3. Os pronomes. 4. O verbo: Flexão I. Verbos regulares. 5. As preposições. Diferenças com a língua portuguesa. 6. As conjunções. Aspectos fonéticos e fonológicos. Correlações com a ortografia.
B. Léxico: 1.campos semânticos: Identificação pessoal; Relações de trabalho e profissões; Estados físicos e anímicos; Ocupação dos tempos livres; Cultura civilização e lazer.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Actividades relacionadas com a aprendizagem da língua espanhola. Os alunos estarão em contacto com diferentes medios (orais e escritos), onde demonstrarão a sua capacidade de compreensão e escrita.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O conhecimento de aluno será avaliado em dois testes escritos realizados na aula e uma intervenção oral. A nota final resultará da média aritmética. O sistema de avaliação contínua implica o cumprimento da norma de 50% assistência às aulas.
Além disso os alunos devem participar nas conferências relacionadas com os temas sobre América Latina e Espanha aos que se incluem ciclos de cinema, exposições, palestras, foros e trabalhos práticos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Estruturas comunicativas escritas Conteúdos a transmitir sob a forma de aulas presenciais teórico-práticas e avaliados através de mini-testes escritos, orais individuais e de grupo a realizar no espaço da aula. continua
Bibliografia:
- Santiago Guervós, Javier y Fernández González, Jesús (2017): Red ELE revista electrónica de didáctica del español lengua extranjera, número XX, De Fundamentos para la enseñanza del español como 2/L. Madrid.
- Silvia López Ripoll, Mireia Español Giralt y Mónica Moreno Tarrés (2015): Conversar en español B1-B2 (ESPAÑOL PARA EXTRANJEROS) Editor: Universidad De Barcelona.
- HERMOSO G. A. (2015): Gramática de español lengua extranjera, Madrid, Edelsa.
- W.A. (2015): Nuevo Prisma B1 - Libro del alumno (Español Lengua Extranjera), Editor: Edinumen.
- VV.AA (2018): Campus sur B1. Cuaderno de ejercicios.
- VV.AA (2018): Campus sur A1. Cuaderno de ejercicios.
Docente (* Responsável):
Ana Toscano (atoscano@ufp.edu.pt)