Unidade Curricular:Código:
Literacia e Comunicação em Saúde1097LCSA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2CTSPGestão Administrativa em Contexto Clínico2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
- Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre literacia em saúde e sua importância para a prestação de cuidados, promoção da saúde e para prevenção/tratamento de doenças; tipos de literacia em saúde; métodos, estratégias e áreas prioritárias na promoção da literacia em saúde; o papel dos profissionais na promoção da literacia em saúde.
- Aprofundar conhecimentos sobre comunicação em saúde: as funções da comunicação; comunicação não verbal; comunicação centrada no doente; importância da comunicação no estabelecimento da relação profissional de saúde-doente/familiares; emoções, cognições e comunicação – responder às emoções, lidar com a incerteza; gestão de conflitos em saúde; o doente com impossibilidade de falar; a importância da comunicação para os resultados e satisfação em saúde.
- Desenvolver uma perspetiva crítica e reflexiva sobre a importância da literacia em saúde e da comunicação no contexto dos cuidados de saúde.
Conteúdos Programáticos:
1. Literacia em saúde: Contextualização histórica; “Literacias” em saúde; Modelos de literacia em saúde; Literacia em saúde na promoção da saúde e bem-estar, e na prevenção/tratamento de doenças; Estratégias e áreas prioritárias na promoção da literacia em saúde; Papel dos profissionais do contexto de saúde na promoção da literacia em saúde.
2. Comunicação em saúde: funções da comunicação; comunicação não verbal; comunicação centrada no doente; importância da comunicação no estabelecimento da relação profissional de saúde-doente/familiares; emoções, cognições e comunicação – responder às emoções, lidar com a incerteza; gestão de conflitos em saúde; o doente com impossibilidade de falar; a importância da comunicação para os resultados e satisfação em saúde.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
- Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre literacia em saúde : Ponto 1
- Aprofundar conhecimentos sobre comunicação em saúde: Ponto 2
- Desenvolver perspetiva crítica sobre a importância da literacia em saúde e da comunicação no contexto dos cuidados de saúde: Pontos 1 e 2.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
São adotadas metodologias expositivas e ativas/participativas, com exploração realizada pelos alunos a partir da realização de exercícios práticos e da promoção de debate crítico em sala de aula.
A avaliação adotada é contínua, consistindo em práticas específicas (que valem 50% da nota final) - trabalho esse que é sistematizado num relatório final - e numa prova oral de aferição de conhecimentos (que valem 50% da nota final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
- Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre: literacia em saúde e sua importância para a prestação de cuidados de saúde, promoção da saúde e para a prevenção/tratamento de doenças; classificação dos tipos de literacia em saúde; métodos, estratégias e áreas prioritárias na promoção da literacia em saúde; o papel dos profissionais que trabalham no domínio da saúde para a sua promoção: Metodologias expositivas e ativas/participativas (com exploração métodos e meios de comunicação disponibilizados pelo Serviço Nacional de Saúde; promoção da análise crítica de casos e de debate entre alunos). - Aprofundar conhecimentos sobre comunicação em saúde, particularmente sobre: as funções da comunicação; comunicação não verbal; comunicação centrada no doente; importância da comunicação no estabelecimento da relação profissional de saúde-doente/familiares; emoções, cognições e comunicação – responder às emoções, lidar com a incerteza; gestão de conflitos em saúde; o doente com impossibilidade de falar; a importância da comunicação para os resultados e satisfação em saúde: Metodologias ativas/participativas (role-play e promoção da análise crítica de casos e de debate entre alunos).
Bibliografia:
- Cunha, P., & Monteiro, A.P. (2021). Gestão de conflitos na saúde. Lisboa: Pactor.
- Direcção-Geral da Saúde. (2019). Manual de boas práticas. Literacia em Saúde. Capacitação dos profissionais de saúde. Lisboa, Portugal: Autor. Disponível em: https://www.chuc.min-saude.pt/media/literaciasaude/manual-de-boas-praticas-literacia-em-saude-capacitacao-dos-profissionais-de-saude-pdf.pdf
- Espanha, R. Ávila, P., Mendes, R.V. (2016). Literacia em Portugal. Relatório Síntese. Lisboa: FCG. Disponível em: https://content.gulbenkian.pt/wp-content/uploads/2017/08/29203225/PGISVersCurtaFCB_FINAL2016.pdf
- Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). Literacia em saúde. Lisboa. Disponível em http://recursos.ordemdospsicologos.pt/files/artigos/literacia_em_sa__de.pdf