Unidade Curricular: | Código: | ||
Literacia e Comunicação em Saúde | 1097LCSA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | CTSP | Gestão Administrativa em Contexto Clínico | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 26 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre literacia em saúde e sua importância para a prestação de cuidados, promoção da saúde e para prevenção/tratamento de doenças; tipos de literacia em saúde; métodos, estratégias e áreas prioritárias na promoção da literacia em saúde; o papel dos profissionais na promoção da literacia em saúde. - Aprofundar conhecimentos sobre comunicação em saúde: as funções da comunicação; comunicação não verbal; comunicação centrada no doente; importância da comunicação no estabelecimento da relação profissional de saúde-doente/familiares; emoções, cognições e comunicação – responder às emoções, lidar com a incerteza; gestão de conflitos em saúde; o doente com impossibilidade de falar; a importância da comunicação para os resultados e satisfação em saúde. - Desenvolver uma perspetiva crítica e reflexiva sobre a importância da literacia em saúde e da comunicação no contexto dos cuidados de saúde. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Literacia em saúde: Contextualização histórica; “Literacias” em saúde; Modelos de literacia em saúde; Literacia em saúde na promoção da saúde e bem-estar, e na prevenção/tratamento de doenças; Estratégias e áreas prioritárias na promoção da literacia em saúde; Papel dos profissionais do contexto de saúde na promoção da literacia em saúde. 2. Comunicação em saúde: funções da comunicação; comunicação não verbal; comunicação centrada no doente; importância da comunicação no estabelecimento da relação profissional de saúde-doente/familiares; emoções, cognições e comunicação – responder às emoções, lidar com a incerteza; gestão de conflitos em saúde; o doente com impossibilidade de falar; a importância da comunicação para os resultados e satisfação em saúde. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
- Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre literacia em saúde : Ponto 1 - Aprofundar conhecimentos sobre comunicação em saúde: Ponto 2 - Desenvolver perspetiva crítica sobre a importância da literacia em saúde e da comunicação no contexto dos cuidados de saúde: Pontos 1 e 2. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
São adotadas metodologias expositivas e ativas/participativas, com exploração realizada pelos alunos a partir da realização de exercícios práticos e da promoção de debate crítico em sala de aula. A avaliação adotada é contínua, consistindo em práticas específicas (que valem 50% da nota final) - trabalho esse que é sistematizado num relatório final - e numa prova oral de aferição de conhecimentos (que valem 50% da nota final). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
- Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre: literacia em saúde e sua importância para a prestação de cuidados de saúde, promoção da saúde e para a prevenção/tratamento de doenças; classificação dos tipos de literacia em saúde; métodos, estratégias e áreas prioritárias na promoção da literacia em saúde; o papel dos profissionais que trabalham no domínio da saúde para a sua promoção: Metodologias expositivas e ativas/participativas (com exploração métodos e meios de comunicação disponibilizados pelo Serviço Nacional de Saúde; promoção da análise crítica de casos e de debate entre alunos). - Aprofundar conhecimentos sobre comunicação em saúde, particularmente sobre: as funções da comunicação; comunicação não verbal; comunicação centrada no doente; importância da comunicação no estabelecimento da relação profissional de saúde-doente/familiares; emoções, cognições e comunicação – responder às emoções, lidar com a incerteza; gestão de conflitos em saúde; o doente com impossibilidade de falar; a importância da comunicação para os resultados e satisfação em saúde: Metodologias ativas/participativas (role-play e promoção da análise crítica de casos e de debate entre alunos). | |||
Bibliografia: | |||
- Cunha, P., & Monteiro, A.P. (2021). Gestão de conflitos na saúde. Lisboa: Pactor. - Direcção-Geral da Saúde. (2019). Manual de boas práticas. Literacia em Saúde. Capacitação dos profissionais de saúde. Lisboa, Portugal: Autor. Disponível em: https://www.chuc.min-saude.pt/media/literaciasaude/manual-de-boas-praticas-literacia-em-saude-capacitacao-dos-profissionais-de-saude-pdf.pdf - Espanha, R. Ávila, P., Mendes, R.V. (2016). Literacia em Portugal. Relatório Síntese. Lisboa: FCG. Disponível em: https://content.gulbenkian.pt/wp-content/uploads/2017/08/29203225/PGISVersCurtaFCB_FINAL2016.pdf - Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). Literacia em saúde. Lisboa. Disponível em http://recursos.ordemdospsicologos.pt/files/artigos/literacia_em_sa__de.pdf |