Unidade Curricular:Código:
Gestão de Processos Clínicos I1097GPC1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPGestão Administrativa em Contexto Clínico4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
- Conhecer e compreender os conceitos básicos de informação clínica em saúde.
- Conhecer a legislação nacional e europeia relacionada com a proteção de dados.
- Reconhecer aspetos éticos e deontológicos inerentes à gestão de processos clínicos.
Conteúdos Programáticos:
- Conceitos básicos de informação clínica em saúde.
- Legislação nacional e europeia relacionada com a proteção de dados.
- Aspetos éticos e deontológicos inerentes à gestão de processos clínicos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Conhecimentos especializados de gestão de informação, plataformas de registo e referenciação em saúde, documentação e stocks em saúde.
Organizar a documentação e arquivo propondo a introdução de ações de melhoria e estratégias facilitadoras.
Organizar autonomamente a documentação: protocolos, estatísticas, registos, sobretudo nas plataformas informáticas.
Desenvolver com responsabilidade e iniciativa registos, catalogação de informação e ou documentação segundo normas de Equipas multiprofissionais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em recorrendo se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas, rolpelay, estudos de caso e simulação. As aulas são essencialmente expositivas e de interação, destinadas a aprofundar as temáticas lecionadas com auxílio de material didático adequado (vídeos, entre outros). O regime de avaliação é efetuado através da avaliação, prova escrita.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de metodologias expositiva e ativo-participativa. Numa segunda fase, e recorrendo à utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem (como pesquisa orientada e técnicas de "role-play", e experimentação em plataformas do SNS, diversificando os cenários de aprendizagem, estudos de caso) e ao integrar o estudante como ativo no seu processo de formação, possibilita a aquisição das técnicas indispensáveis para articular os conhecimentos.
Bibliografia:
Almeida, R., & Braga, R. (2008). Ética e relações profissionais. Revista Portuguesa de Clínica Geral, 24, 97-105.
Green, M. A., & Bowie, M. J. (2011). Essentials of health information management: Principles and practices (2ª ed.). Nova Iorque: Delmar, Cengage Learning.
- Lei n.º 26/2016, de 22 de agosto.
- Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto.
- Lei n.º 95/2019,
de 4 d setembro.
- Regulamento EU 2016/679 do Parlamento e do Conselho, de 27 de abril de 2016.
- Sorensen, R., & Iedeman, R. (2008). Managing clinical processes in health services. Chatswood: Elsevier