Unidade Curricular: | Código: | ||
Gestão de Processos Clínicos I | 1097GPC1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Gestão Administrativa em Contexto Clínico | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Conhecer e compreender os conceitos básicos de informação clínica em saúde. - Conhecer a legislação nacional e europeia relacionada com a proteção de dados. - Reconhecer aspetos éticos e deontológicos inerentes à gestão de processos clínicos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
- Conceitos básicos de informação clínica em saúde. - Legislação nacional e europeia relacionada com a proteção de dados. - Aspetos éticos e deontológicos inerentes à gestão de processos clínicos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Conhecimentos especializados de gestão de informação, plataformas de registo e referenciação em saúde, documentação e stocks em saúde. Organizar a documentação e arquivo propondo a introdução de ações de melhoria e estratégias facilitadoras. Organizar autonomamente a documentação: protocolos, estatísticas, registos, sobretudo nas plataformas informáticas. Desenvolver com responsabilidade e iniciativa registos, catalogação de informação e ou documentação segundo normas de Equipas multiprofissionais. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolve-se em recorrendo se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas, rolpelay, estudos de caso e simulação. As aulas são essencialmente expositivas e de interação, destinadas a aprofundar as temáticas lecionadas com auxílio de material didático adequado (vídeos, entre outros). O regime de avaliação é efetuado através da avaliação, prova escrita. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de metodologias expositiva e ativo-participativa. Numa segunda fase, e recorrendo à utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem (como pesquisa orientada e técnicas de "role-play", e experimentação em plataformas do SNS, diversificando os cenários de aprendizagem, estudos de caso) e ao integrar o estudante como ativo no seu processo de formação, possibilita a aquisição das técnicas indispensáveis para articular os conhecimentos. | |||
Bibliografia: | |||
Almeida, R., & Braga, R. (2008). Ética e relações profissionais. Revista Portuguesa de Clínica Geral, 24, 97-105. Green, M. A., & Bowie, M. J. (2011). Essentials of health information management: Principles and practices (2ª ed.). Nova Iorque: Delmar, Cengage Learning. - Lei n.º 26/2016, de 22 de agosto. - Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto. - Lei n.º 95/2019, de 4 d setembro. - Regulamento EU 2016/679 do Parlamento e do Conselho, de 27 de abril de 2016. - Sorensen, R., & Iedeman, R. (2008). Managing clinical processes in health services. Chatswood: Elsevier |