| Unidade Curricular: | Código: | ||
| Expressão Oral | 1097EXPO | ||
| Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
| 2 | CTSP | Gestão Administrativa em Contexto Clínico | 6 ects |
| Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
| Português/Inglês | 78 | ||
| Objectivos de Aprendizagem: | |||
| a) Identificar as funções e competências do terapeuta da fala b) Descrever os conceitos associados à comunicação humana e às suas perturbações c) Utilizar estratégias facilitadoras da comunicação humana aplicáveis em contexto real de trabalho | |||
| Conteúdos Programáticos: | |||
| CP1. A terapia da fala: âmbito da prática; populações-alvo e locais de trabalho CP2. A comunicação humana e as suas perturbações: processo de desenvolvimento e envelhecimento (normal e patologia); perturbações do desenvolvimento; linguagem e afasia; fala, voz e disartria; deglutição e disfagia; cognição e demência na comunicação; comunicação aumentativa e alternativa. CP3. Estratégias facilitadoras da comunicação com indivíduos com perturbação da comunicação | |||
| Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
| É estabelecida a correspondência entre os conteúdos e os objetivos de aprendizagem acima mencionados: a-CP1; b-CP2; c-CP3. | |||
| Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
| Método expositivo, interrogativo e demonstrativo Avaliação através de 1 teste escrito e de um trabalho prático (50%+50%) | |||
| Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
| Através da exposição de conteúdos teóricos suportados por exemplos práticos, são transmitidos conhecimentos que permitam ao aluno lidar com perturbações da comunicação humana em contexto real de trabalho. | |||
| Bibliografia: | |||
| Owens, R. et al (2015). Introduction to communication disorders: a lifespan evidence-based perspective. Pearson. | |||