Unidade Curricular:Código:
Expressão Oral1097EXPO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2CTSPGestão Administrativa em Contexto Clínico6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
a) Identificar as funções e competências do terapeuta da fala
b) Descrever os conceitos associados à comunicação humana e às suas perturbações
c) Utilizar estratégias facilitadoras da comunicação humana aplicáveis em contexto real de trabalho
Conteúdos Programáticos:
CP1. A terapia da fala: âmbito da prática; populações-alvo e locais de trabalho
CP2. A comunicação humana e as suas perturbações: processo de desenvolvimento e envelhecimento (normal e patologia); perturbações do desenvolvimento; linguagem e afasia; fala, voz e disartria; deglutição e disfagia; cognição e demência na comunicação; comunicação aumentativa e alternativa.
CP3. Estratégias facilitadoras da comunicação com indivíduos com perturbação da comunicação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
É estabelecida a correspondência entre os conteúdos e os objetivos de aprendizagem acima mencionados: a-CP1; b-CP2; c-CP3.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Método expositivo, interrogativo e demonstrativo
Avaliação através de 1 teste escrito e de um trabalho prático (50%+50%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Através da exposição de conteúdos teóricos suportados por exemplos práticos, são transmitidos conhecimentos que permitam ao aluno lidar com perturbações da comunicação humana em contexto real de trabalho.
Bibliografia:
Owens, R. et al (2015). Introduction to communication disorders: a lifespan evidence-based perspective. Pearson.