Unidade Curricular: | Código: | ||
Fisioterapia em Patologias Específicas | 1025FPE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Fisioterapia | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Dotar os alunos de conhecimentos e capacidade de compreensão e análise crítica da intervenção do fisioterapeuta em diferentes populações com condições específicas. O aluno no final deverá ser capaz de avaliar, identificar e executar os diferentes métodos/ técnicas/abordagens de fisioterapia e aplicá-las nos contextos e casos clínicos de populações com condições específicas. O aluno deverá conhecer as indicações e contra-indicações de cada método/técnica/abordagem e formular um raciocínio clínico adequado que lhes permitam avaliar e tratar os pacientes com condições específicas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I. Intervenção do Fisioterapeuta na Saúde da mulher. II. Fisioterapia do Pavimento Pélvico. III Reabilitação vestibular. IV Fisioterapia em condições de Pediatria | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O aprofundamento de conceitos teórico-práticos abordados possibilita ao aluno compreender a fundamentação científica que baseia a intervenção terapêutica em populações com condições específicas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A nota final será calculada tendo em conta que cada temática (4 no total) vale 25% da nota final. Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão dos temas propostos. A avaliação compreende quatro provas escritas (25%+25%+25%+25%) onde são avaliados os pressupostos teórico-práticos e fundamentação científica que baseiam a : I. Intervenção do Fisioterapeuta na Saúde da mulher. II. Fisioterapia do Pavimento Pélvico. III Reabilitação vestibular. IV Pediatria | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O formato expositivo e/ou em discussão de temas permite a aquisição/aprofundamento, por parte do aluno, dos pressupostos teórico-práticos e fundamentação científica que baseiam: I. Intervenção do Fisioterapeuta na Saúde da mulher. II. Fisioterapia do Pavimento Pélvico. III Reabilitação vestibular. IV Pediatria. O formato de discussão de temas sobre os pressupostos teórico-práticos e fundamentação científica que baseiam as diferentes intervenções permite ainda desenvolver nos alunos a capacidade de análise crítica sobre as melhores práticas em populações com condições específicas. | |||
Bibliografia: | |||
1. Abrams, P., Andersson, K. E., Birder, L., Brubaker, L., Cardozo, L., & Chapple, C. (2010). Fourth International Consultation on Incontinence Recommendations of the International Scientific Committee: Evaluation and treatment of urinary incontinence, pelvic organ prolapse, and fecal incontinence. Neurourology Urodynamics, 29(1), 213-240. 2. Baracho, E. (2012). Fisioterapia aplicada à saúde da mulher. Editora Guanabara-Koogan 3. Bo, K. (2007). Evidence-based physical therapy for the pelvic floor: bridging science and clinical practice: Elsevier Health Sciences. 4. Herdman, S. (2000). Vestibular Rehabilitation. Contemporary perspectives in rehabilitation, USA. 5. WHO (2018). WHO recommendations: intrapartum care for a positive childbirth experience. Geneva: World Health Organization; 2018. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO. 6. Tecklin, J. S. (2008). Pediatric physical therapy. 4th ed. - Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Diana Bernardo (dbernardo@ufp.edu.pt) Fátima Santos (fatimas@ufp.edu.pt) Luísa Amaral (lamaral@ufp.edu.pt) Mário Esteves (estevesm@ufp.edu.pt) Olga Maia (ombmaia@ufp.edu.pt) Sara Viana (sviana@ufp.edu.pt) |