Unidade Curricular: | Código: | ||
Métodos e Técnicas de Fisioterapia IV (Fisioterapia Músculo-Esquelética) | 1184MTF4 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Fisioterapia | 10 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 130 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se com esta unidade curricular que o aluno seja capaz de avaliar um paciente do foro neuromusculoesquelético baseando-se num raciocínio lógico e fundamentado. Após o término da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de identificar e executar as diferentes técnicas abordadas, conhecer as suas indicações e contraindicações, assim como integrar o conhecimento formulando um raciocínio clínico adequado dentro da Fisioterapia Neuromsculoesquelética. O raciocínio clínico deverá ser fundamentado pelos conceitos teórico-práticos adequados para a seleção de procedimentos de avaliação e tratamento. Serão abordados diferentes métodos de avaliação e tratamento do sistema neuromusculoesquelético para que o aluno seja capaz de estruturar o seu próprio conhecimento. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Componente Teórico-Prático: 1.ASPECTOS GERAIS DA AVALIAÇÃO NEURO-MÚSCULO-ESQUELÉTICA 2.AVALIAÇÃO SUBJECTIVA DO PACIENTE DO FORO NEURO-MÚSCULO-ESQUELÉTICO 3.AVALIAÇÃO OBJECTIVA DO PACIENTE DO FORO NEURO-MÚSCULO-ESQUELÉTICO 4.PRINCIPIOS GERAIS DE INTERVENÇÃO NEURO-MÚSCULO-ESQUELÉTICA 5.FUNÇÃO E DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO 6.PRINCÍPIOS DE TRATAMENTO DA ARTICULAÇÃO 7.FUNÇÃO E DISFUNÇÃO DO MÚSCULO 8.PRINCÍPIOS DE TRATAMENTO DO MÚSCULO 9.FUNÇÃO E DISFUNÇÃO DO NERVO 10.PRINCÍPIOS DE TRATAMENTO DO NERVO 11. AVALIAÇÃO MULTIMODAL DA DOR Componente Prático: 1.AVALIAÇÃO NEUROMUSCULOESQUELÉTICA: 1.1.Membro Superior 1.2.Membro Inferior 1.3.Coluna 2.TRATAMENTO NEURO-MÚSCULO-ESQUELÉTICO: 2.1.Membro Superior 2.2.Membro Inferior 2.3.Coluna 3.FISIOTERAPIA NEURO-MÚSCULO-ESQUELÉTICA BASEADA NA EVIDÊNCIA: 3.1.Introdução às normas de orientação clínica 3.2.Análise de normas de orientação clínica 4.NEURODINÂMICA CLÍNICA 5.AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DA ATM | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Tendo em conta os objetivos da unidade curricular foi selecionado um conjunto de temáticas que visam dotar os estudantes de competências relativas à avaliação e tratamento de pacientes do foro neuromusculoesquelético. A abordagem dos conteúdos teórico-práticos relativos à avaliação, disfunção e tratamento de cada um dos componentes do sistema neuromusculoesquelético e avaliação multimodal da dor permitirá que os estudantes desenvolvam capacidade de argumentação relativa à seleção e aplicação de procedimentos de avaliação e tratamento. A abordagem dos conteúdos práticos relativos à avaliação e tratamento neuromusculoesquelético, neurodinâmica clínica, e introdução às normas de orientação clínica, numa perspetiva de prática baseada na evidência, permitirá que os estudantes desenvolvam competências práticas relativas à execução de procedimentos de avaliação e tratamento adequadas aos pacientes do foro neuromusculoesquelético. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Componente teórico-prático: Os conteúdos selecionados para este componente serão abordados de forma expositiva em aulas teórico-práticas, estimulando a participação ativa dos estudantes sempre que possível e recorrendo a exemplos práticos que facilitem a sua compreensão. Componente prático: As temáticas propostas serão abordadas em aulas práticas onde serão explicadas, demonstradas e praticadas pelos estudantes as técnicas de avaliação e tratamento, e neurodinâmica clínica sob supervisão e correção contante, e analisadas normas de orientação clínica relevantes. Avaliação: A avaliação do componente teórico-prático será através 2 testes escritos que abordarão os componentes lecionados e a avaliação do componente prático será através de testes práticos onde os estudantes terão de demonstrar competências de execução das temáticas abordadas. Devido à Predominância do componente prático, a ponderação na nota final do componente teórico-prático é de 30% e do componente prático é de 70%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A abordagem expositiva dos aspetos teórico-práticos com participação ativa dos estudantes permite a aquisição de conhecimento relativo aos fundamentos dos processos de avaliação e tratamento neuromusculoesquelético. A demonstração prática e prática supervisionada subsequente dos estudantes permite a aquisição de competências práticas relativas aos procedimentos de avaliação, tratamento neuromusculoesquelético e neurodinâmica clínica. A análise de normas de orientação clínica permite que os estudantes compreendam a avaliação e tratamento de pessoas com condições relevantes numa perspetiva de prática baseada na evidência. O componente teórico-prático correlacionará os seus conteúdos com o componente prático e o componente prático será baseado no componente teórico-prático, resultando na integração do conhecimento, permitindo a formulação de um raciocínio clínico adequado e fundamentado dentro da avaliação e tratamento neuromusculoesquelético. | |||
Bibliografia: | |||
1- Petty, N.J. (2007). Exame e Avaliação Neuro-músculo-esquelética – um manual para terapeutas. Lusodidacta. 3ª Edição. Loures 2- Petty, N.J. e Moore, A.P. (2007). Princípios de Intervenção e Tratamento do Sistema Neuro-músculo-esquelético – um guia para terapeutas. Lusodidacta. Loures 3- Shacklock, M. (2006). Neurodinâmica Clínica. São Paulo. Editora Elsevier 4- Maitland, G. (2007). Manipulação Vertebral. Editora Elsevier. 7ª edição. Rio de Janeiro 5- Kesson, M. e Atkins, E. (2002). Orthopaedic Medicine. Butterworth-Heinemann Ltd. London 6- Ombregt, L. e Bisschop, P. (2001).Atlas de exame ortopédico das articulações periféricas. Editora Manole. Brasil. |