Unidade Curricular: | Código: | ||
Métodos e Técnicas de Fisioterapia III (Modalidades Terapêuticas e Agentes Físicos) | 1184MTF3 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Fisioterapia | 10 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 130 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objetivo desta unidade curricular é para aprofundar o conhecimento teórico e prático, no que diz respeito às técnicas terapêuticas, essenciais para uma melhor performance na Fisioterapia. Os alunos devem adquirir este conhecimento de modo a aplicarem corretamente estas técnicas em diferentes casos clínicos, para uma melhor obtenção de resultados. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1- Termoterapia, Fototerapia e Eletroterapia 1.1-Conceitos de Termoterapia, Fototerapia e Eletroterapia 1.2-Termoterapia e Crioterapia 1.3-Fototerapia 1.4-Eletroterapia 2.Contenção elásticas 2.1-Ligadura funcional do membro superior 2.2-Ligadura funcional do membro inferior 2.3-Método de McConnell 2.4-Kinesiotaping 3. Hidroterapia 3.1 Propriedades físicas da água 3.2 Método de Halliwick 3.3 Método de Bad Ragaz 3.4 Classes de Hidroterapia: prescrição de exercício terapêutico em classes 3.5 Métodos de relaxamento de Hidroterapia | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Téorico-prático: A introdução de conceitos básicos teóricos e práticos das técnicas / estratégias de avaliação e métodos terapêuticos utilizados nos Métodos e Técnicas de Fisioterapia III permite ao aluno desenvolver a capacidade de compreender as bases científicas das mesmas. Nesse sentido, busca proporcionar aos alunos conhecimentos específicos e terminologia de anatomia, biomecânica e fisiologia, relevantes para a avaliação e tratamento de pacientes nas áreas de Termoterapia, Fototerapia e Eletroterapia, Contenções Elásticas e Hidroterapia. Prática: A demonstração prática e formação das várias técnicas e procedimentos relacionados com o conteúdo dos Métodos e Técnicas em Fisioterapia III, permite-lhes desenvolver habilidades de implementação técnica e desenvolvimento de diferentes estratégias de intervenção. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A pontuação final é calculada levando em consideração os 70% da prática final e 30% da componente teórico-prática final. Aulas teórico-práticas: Inclui aulas expositivas e / ou formato de discussão com a apresentação de estudos de caso. A avaliação é composta por provas escritas onde são avaliados a terminologia, os conceitos teóricos e o raciocínio clínico aplicados na Termoterapia, Fototerapia e Eletroterapia, Contenções elásticas e Hidroterapia. Prática: Inclui aulas demonstrativas e prática repetida das técnicas de avaliação e tratamento fisioterapêutico utilizadas nas práticas de Termoterapia, Fototerapia e Eletroterapia, Contenções Elásticas e Hidroterapia. A avaliação é composta por testes práticos com casos clínicos enquadrados em diferentes contextos. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Teórico-práticos: Os diferentes temas e apresentação de estudos de caso em sala de aula serão transmitidos em formato expositivo e / ou de discussão para permitir a aquisição pelo aluno de conhecimentos teóricos e práticos dos princípios específicos, terminologia, anatomia, biomecânica. e fisiologia utilizada no contexto da Termoterapia, Fototerapia e Eletroterapia, Contenções Elásticas e Hidroterapia. Prática: Os tópicos abordados na aula serão expostos de forma demonstrativa e repetidamente praticada para que os alunos possam realizar as habilidades de avaliação, planeamento e implementação de técnicas e métodos de fisioterapia utilizados pela Termoterapia, Fototerapia e Eletroterapia, Contenções elásticas e Hidroterapia em diferentes contextos e casos clínicos. | |||
Bibliografia: | |||
1- Robertson, Val; Ward, Alex; Low, John; Reed, Ann (2009). Eletroterapia Explicada: Princípios e prática. 4ª Ed. Elsevier. 2-Kitchen, S., Bazin, S. (1998). Electroterapia de Clayton. 10ªEd. Manole 3- Kesson, M. e Atkins, E. (2002). Orthopaedic Medicine. Butterworth-Heinemann Ltd. London 4- Ombregt, L. e Bisschop, P. (2001). Atlas de exame ortopédico das articulações periféricas. Editora Manole. Brasil. 5-Ruoti, RG. Morris, DM. e Cole AJ. (2000). Reabilitação Aquática. Manole. 6- Knott, M.B.S., Voss,D.E. (1980). Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva. Editora Panamericana. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Armanda Cabral (mcabral@ufp.edu.pt) Helder Fonseca (hfonseca@ufp.edu.pt) Luísa Amaral (lamaral@ufp.edu.pt) Mariana Cervaens (cervaens@ufp.edu.pt) Olga Maia (ombmaia@ufp.edu.pt) Rui Vilarinho (rvilarinho@ufp.edu.pt) |