Unidade Curricular: | Código: | ||
Biofísica e Biomecânica | 1184BBIO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Fisioterapia | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
OA 1 -Conhecer os métodos e ferramentas básicas para o estudo da biofísica e biomecânica. OA 2 -Introduzir os fundamentos da cinética e cinemática. OA 3 -Aplicar os conceitos de cinética e cinemática na análise das atividades humanas e técnicas de fisioterapia. OA 4 -Mostrar como realizar uma análise de dados experimentais ou publicados para estudar aspectos da locomoção humana. OA 5 Apresentar as técnicas de análise quantitativa de estados de equilíbrio estático. OA 6 - Determinar valores de forças e momentos de forças em estruturas do sistema músculo-esquelético. OA 7 -Conceituar elasticidade e deformação mecânica OA 8 - Mostrar a importância da análise da resposta reológica dos constituintes do sistema músculo-esquelético na prevenção de lesões. OA 9 - Dar noções básicas de eletricidade e biopotenciais. OA 10 – Compreender o fluxo nervoso no axônio. OA 11 – Relacionar medidas bioelétricas com estimulação funcional | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP I – Notas introdutórias e metodologia do estudo da aplicação da Física na área da Saúde. CP II – Dinâmica linear e rotacional. Noções básicas. Análises biomecânicas de sistemas em. Aplicações especiais momentos de forças e alavancas biomecânicas. CP III - Cinemática 1D e 2D. Aquisição de dados cinemáticos. Movimento angular: caracterização. Ângulos articulares dos membros. CP IV - Propriedades mecânicas dos materiais: Elasticidade e deformação. Noções básicas. Considerações reológicas das estruturas esqueléticas e musculares. CP V – Bioeletricidade. Noções básicas e sua aplicação em Fisioterapia. Biopotenciais e condução nervosa. Estimulação bioeléctrica funcional. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
CP I - visa atingir OA: 1, 2, 3 e 4. CP II - visa atingir OA: 1, 2, 3, 4, 5 e 6. CP III - visa atingir OA: 1, 2, 3, 4 e 5. CP IV - visa atingir OA: 1, 7 e 8. CP V - visa atingir OA: 1, 9, 10 e 11. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem. M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa. M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo. M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de demonstração de técnicas para o estudo do movimento de modo a promover a discussão dos fundamentos físicos a elas inerentes. A avaliação é realizada através de: (a) Um teste escrito presencial (com peso de 60% na classificação final) e; (b) 2 ou 3 questionários de avaliação (com peso médio de 40% na classificação final) a realizar em sala de aula preferencialmente ou através da plataforma de e-learning da UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno. Para a prossecução de todos os objetivos. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem. Para a prossecução dos AO 2 a OA 5 e OA 9; M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa. Para a prossecução dos OA 3 a OA 5, OA 10 e OA 11; M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo. Para a prossecução de todos os objetivos. M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de demonstração de técnicas relevantes em fisioterapia para promover a discussão dos fundamentos físicos a elas inerentes. Para a prossecução de OA 4, OA 5 e OA 10. | |||
Bibliografia: | |||
[1] J. Hamil and K. M. Knutzen, Biomechanical Basis of Human Movement, 2Ed., Lippincott Williams & Wilkins, 2003 (ISBN: 0781734053). [2] P. : McGinnis, Biomechanics of Sport and Exercise, 2Ed., Human Kinetics 2005 (ISBN: 0736051015). [3] J. A. Tuszynski and J. M. Dixon, Biomedical Applications of Introductory Physics, John Wiley & Sons, 2002 (ISBN: 9780471412953). [4] J. D. Cutnell, K. W. Johnson, D. Young and S. Stadler, Physics, 10Ed. John Wiley & Sons, 2015 (ISBN: 9781118486894). [5] S. Grimmes and O. G. Martinsen, Bioimpedance and Bioelectricity Basics, 2Ed., Academic Press, 2008 (ISBN: 9780123740045) [6] R.Plonsey and R. C. Barr, Bioelectricity A Quantitative Approach, 3Ed., Springer, 2007 (ISBN: 9780387488646). | |||
Docente (* Responsável): | |||
António Lobo Ribeiro (alobo@ufp.edu.pt) Lígia Gomes (lrgomes@ufp.edu.pt) |