Unidade Curricular:Código:
Ensino Clínico VI (Especialidades Médico-Cirúrgicas)1025EC6
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4LicenciaturaFisioterapia25 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês325
Objectivos de Aprendizagem:
a)Compreender e integrar-se no funcionamento/dinâmica do serviço
b)Desenvolver a capacidade de comunicação com as diversas situações/intervenientes, considerando os seus valores, nível educacional e religião
c)Integrar os princípios de ética/deontologia profissional
d)Demonstrar conhecimentos teóricos atualizados e integrá-los eficazmente na prática clínica
e)Demonstrar competências na avaliação e determinação de diagnóstico, assim como planear/executar as intervenções terapêuticas, integrando a melhor evidência científica disponível em condições médico-cirúrgicas
f)Gerir de forma eficaz o tempo e recursos disponíveis
g)Melhorar o raciocínio clínico para minimizar erros e promover os melhores resultados
h)Empoderar o utente para atingir o mais alto nível de funcionalidade e o seu envolvimento nos próprios cuidados
i)Produzir um registo organizado com linguagem técnica apropriada que assegure a correta transmissão dos aspetos relevantes da informação do utente
Conteúdos Programáticos:
Ao possibilitar a prática clínica pretende-se que o aluno no ensino clínico adquira um raciocino clínico fundamentado de forma a ser capaz de selecionar e executar as diferentes técnicas referentes às diferentes unidades letivas de forma adequada a cada caso clínico. O aluno deverá identificar as indicações e contraindicações das técnicas selecionadas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Intervenção clínica em diferentes contextos: clínica, comunidade.
Intervenção clínica nos diferentes foros: músculo-esquelético, respiratório, neurológico, pediátrico.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Compreende seminários temáticos (10%) e a prática clínica supervisionada (90%) onde os alunos deverão aplicar as técnicas de avaliação e tratamento em fisioterapia aprendidas, em casos clínicos reais e em diferentes contextos. A avaliação compreenderá a prestação prática do aluno, a elaboração de um dossier de estágio, com a análise aprofundada dos diversos estudos de caso. A avaliação final inclui igualmente a ponderação relativa à classificação das diversas supervisões (avaliação dos dossiers clínicos e das reuniões de supervisão).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Através da prática clínica supervisionada os alunos deverão aplicar as técnicas de avaliação e tratamento em fisioterapia aprendidas, em casos clínicos reais e em diferentes contextos, formulando um raciocínio clinico adequado que lhes permitam avaliar e tratar pacientes em situações clinicas reais de uma forma cada vez mais autónoma.
Bibliografia:
Petty, N. (2007). Exame e Avaliação Neuromusculoesquelética – Um Manual para Terapeutas, 3ª edição, Loures: Lusodidacta.
Petty, N. e Moore, A. (2007). Princípios de Intervenção e Tratamento dos Sistema Neuromusculoesquelético – Um Guia para Terapeutas, 2ª edição, Loures: Lusodidacta.
Hicks,CM (2006) Métodos de Investigação para Terapeutas Clínicos – Concepção de Projectos de Aplicação e Análise, Lusociência – Edições Técnicas e Científicas.
Análise de diversos artigos científicos
Docente (* Responsável):
Diana Bernardo (dbernardo@ufp.edu.pt)
Emília Mendes (emiliam@ufp.edu.pt)
Helder Fonseca (hfonseca@ufp.edu.pt)
Joana Santos Azevedo (jsazevedo@ufp.edu.pt)
Mariana Cervaens (cervaens@ufp.edu.pt)
Rui Vilarinho (rvilarinho@ufp.edu.pt)
Verónica Abreu (vabreu@ufp.edu.pt)