Unidade Curricular: | Código: | ||
Ensino Clínico VI (Especialidades Médico-Cirúrgicas) | 1025EC6 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Licenciatura | Fisioterapia | 25 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português | 325 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
a)Compreender e integrar-se no funcionamento/dinâmica do serviço b)Desenvolver a capacidade de comunicação com as diversas situações/intervenientes, considerando os seus valores, nível educacional e religião c)Integrar os princípios de ética/deontologia profissional d)Demonstrar conhecimentos teóricos atualizados e integrá-los eficazmente na prática clínica e)Demonstrar competências na avaliação e determinação de diagnóstico, assim como planear/executar as intervenções terapêuticas, integrando a melhor evidência científica disponível em condições médico-cirúrgicas f)Gerir de forma eficaz o tempo e recursos disponíveis g)Melhorar o raciocínio clínico para minimizar erros e promover os melhores resultados h)Empoderar o utente para atingir o mais alto nível de funcionalidade e o seu envolvimento nos próprios cuidados i)Produzir um registo organizado com linguagem técnica apropriada que assegure a correta transmissão dos aspetos relevantes da informação do utente | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Ao possibilitar a prática clínica pretende-se que o aluno no ensino clínico adquira um raciocino clínico fundamentado de forma a ser capaz de selecionar e executar as diferentes técnicas referentes às diferentes unidades letivas de forma adequada a cada caso clínico. O aluno deverá identificar as indicações e contraindicações das técnicas selecionadas. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Intervenção clínica em diferentes contextos: clínica, comunidade. Intervenção clínica nos diferentes foros: músculo-esquelético, respiratório, neurológico, pediátrico. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Compreende seminários temáticos (10%) e a prática clínica supervisionada (90%) onde os alunos deverão aplicar as técnicas de avaliação e tratamento em fisioterapia aprendidas, em casos clínicos reais e em diferentes contextos. A avaliação compreenderá a prestação prática do aluno, a elaboração de um dossier de estágio, com a análise aprofundada dos diversos estudos de caso. A avaliação final inclui igualmente a ponderação relativa à classificação das diversas supervisões (avaliação dos dossiers clínicos e das reuniões de supervisão). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Através da prática clínica supervisionada os alunos deverão aplicar as técnicas de avaliação e tratamento em fisioterapia aprendidas, em casos clínicos reais e em diferentes contextos, formulando um raciocínio clinico adequado que lhes permitam avaliar e tratar pacientes em situações clinicas reais de uma forma cada vez mais autónoma. | |||
Bibliografia: | |||
Petty, N. (2007). Exame e Avaliação Neuromusculoesquelética – Um Manual para Terapeutas, 3ª edição, Loures: Lusodidacta. Petty, N. e Moore, A. (2007). Princípios de Intervenção e Tratamento dos Sistema Neuromusculoesquelético – Um Guia para Terapeutas, 2ª edição, Loures: Lusodidacta. Hicks,CM (2006) Métodos de Investigação para Terapeutas Clínicos – Concepção de Projectos de Aplicação e Análise, Lusociência – Edições Técnicas e Científicas. Análise de diversos artigos científicos |