Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia Aplicada | 1186PSIA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Fisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil) | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Unidade curricular que visa promover a compreensão de alguns dos aspetos de natureza psicológica na prática de Fisioterapia. (i) Compreender a pessoa como um todo, na qual a doença é apenas um dos aspetos, refletindo assim sobre os conceitos de saúde e de doença numa perspetiva psicossocial; (ii) Compreender a importância dos aspetos desenvolvimentais desde o nascimento até à senescência, proporcionando aprendizagens facilitadoras da aplicação destes conhecimentos à prática profissional; (iii) Conhecer e ser capaz de identificar alguns dos fatores psicológicos envolvidos no adoecer corporal. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Unidade Letiva 1. Psicologia da Saúde: Enquadramento Epistemológico Conceito e Contexto Contributos da Psicologia Abordagem Ecológica do Desenvolvimento Humano (Bronfenbrenner) Modelo Biopsicossocial de Saúde e de Doença (Engle) Unidade Letiva 2. Crenças de Saúde e Cognições de Doença Fatores Psicológicos e Sociais ligados à Saúde e à Doença Modelos de Compreensão dos Comportamentos de Saúde e de Doença Unidade Letiva 3. Tarefas de Desenvolvimento e Transições de Vida Estudo do Desenvolvimento Epigenético Doença e Hospitalização como Life-Events Unidade Letiva 4. Comunicação e Relação Terapêutica em Fisioterapia Conceito de Cuidador na Perspectiva da Complexidade Comunicação e Relação Terapêutica Cuidados paliativos Comunicação: Perícias e Estratégias de Comunicação Interpessoal; Comunicação de Más Notícias/Conspiração do Silêncio/Lidar com a Incerteza/Gestão da Esperança A Comunicação na Equipa Interdisciplinar Autocuidado dos Profissionais | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Sendo esta unidade uma disciplina de primeiro ano, a integração dos conteúdos programáticos com os objetivos da aprendizagem é conseguida através de temáticas básicas que sustentam a dimensão psicológica na prática da physiotherapy e que servem de suporte para posteriores aprendizagens. Os conteúdos contemplam uma vertente teórica essencial à compreensão do indivíduo no seu contexto e na condição específica de adoecer, mas assumem uma dimensão prática para o desenvolvimento de competências transversais como são as competências de comunicação e relacionais. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia utilizada será sustentada na exposição teórica, na realização de role-playings e no trabalho de pequeno grupo. A avaliação consistirá em: 1.Realização de uma frequência final de semestre (que englobará questões de escolha múltipla e questões de desenvolvimento) que terá uma ponderação de 60% na nota final da unidade curricular. A obtenção de uma classificação igual ou inferior a 6 valores (nota mínima) implica, obrigatoriamente, a realização de exame de recurso no final do semestre. 2. Realização, em pequenos grupos (2 a 3 alunos), de um trabalho escrito (sob a forma de Poster e de desdobrável) a ser apresentado e discutido em sala de aula. Este trabalho terá a ponderação de 40% na nota final. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O método expositivo sustenta parte da dimensão mais teórica dos objetivos, mas é complementada com uma dimensão prática mais presente nos role-play e no trabalho de grupo. Estas duas metodologias facilitam o contacto com a dimensão comunicativa e relacional que deve ser básica num fisioterapeuta. | |||
Bibliografia: | |||
Freitas-Magalhães, A. (2012). Facial expression of emotion. In V. S. Ramachandran (Ed.), Encyclopedia of Human Behavior (Vol. 2, pp. 173–183). Oxford: Elsevier/Academic Press. Freitas-Magalhães, A. (2013). O poder do sorriso: Origens, Funções e Teorias. Porto: FEELab Science Books. Freitas-Magalhães, A. (2013, 4ª ed.).A Psicologia das Emoções: O Fascínio do Rosto Humano. Porto: FEELab Science Books. Freitas-Magalhães, A. (2016).A face da dor. Porto: FEELab Science Books. Freitas-Magalhães, A. (2014). O código do medo. Porto: FEELab Science Books. Freitas-Magalhães, A. (2016).O código da tristeza. Porto: FEELab Science Books. Freitas-Magalhães, A. (2016).Neuropsychophysiology of pain in the human face. In A. Freitas-Magalhães, (Ed.), Emotional expression: The brain and the face (Vol. 8, pp. 28–128). Porto: FEELab Science Books. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Freitas-Magalhães (fm@ufp.edu.pt) |