Unidade Curricular:Código:
Métodos e Técnicas de Fisioterapia IV (Fisioterapia Músculo-Esquelética)1184MTF4
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaFisioterapia10 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês130
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se com esta unidade curricular que o aluno seja capaz de avaliar um paciente do foro neuromusculoesquelético baseando-se num raciocínio lógico e fundamentado.
Após o término da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de identificar e executar as diferentes técnicas abordadas, conhecer as suas indicações e contraindicações, assim como integrar o conhecimento formulando um raciocínio clínico adequado dentro da Fisioterapia Neuromsculoesquelética. O raciocínio clínico deverá ser fundamentado pelos conceitos teórico-práticos adequados para a seleção de procedimentos de avaliação e tratamento.
Serão abordados diferentes métodos de avaliação e tratamento do sistema neuromusculoesquelético para que o aluno seja capaz de estruturar o seu próprio conhecimento.
Conteúdos Programáticos:
Componente Teórico-Prático:
1.ASPECTOS GERAIS DA AVALIAÇÃO NEURO-MÚSCULO-ESQUELÉTICA
2.AVALIAÇÃO SUBJECTIVA DO PACIENTE DO FORO NEURO-MÚSCULO-ESQUELÉTICO
3.AVALIAÇÃO OBJECTIVA DO PACIENTE DO FORO NEURO-MÚSCULO-ESQUELÉTICO
4.PRINCIPIOS GERAIS DE INTERVENÇÃO NEURO-MÚSCULO-ESQUELÉTICA
5.FUNÇÃO E DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO
6.PRINCÍPIOS DE TRATAMENTO DA ARTICULAÇÃO
7.FUNÇÃO E DISFUNÇÃO DO MÚSCULO
8.PRINCÍPIOS DE TRATAMENTO DO MÚSCULO
9.FUNÇÃO E DISFUNÇÃO DO NERVO
10.PRINCÍPIOS DE TRATAMENTO DO NERVO
11. AVALIAÇÃO MULTIMODAL DA DOR
Componente Prático:
1.AVALIAÇÃO NEUROMUSCULOESQUELÉTICA:
1.1.Membro Superior
1.2.Membro Inferior
1.3.Coluna
2.TRATAMENTO NEURO-MÚSCULO-ESQUELÉTICO:
2.1.Membro Superior
2.2.Membro Inferior
2.3.Coluna
3.FISIOTERAPIA NEURO-MÚSCULO-ESQUELÉTICA BASEADA NA EVIDÊNCIA:
3.1.Introdução às normas de orientação clínica
3.2.Análise de normas de orientação clínica
4.NEURODINÂMICA CLÍNICA
5.AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DA ATM
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Tendo em conta os objetivos da unidade curricular foi selecionado um conjunto de temáticas que visam dotar os estudantes de competências relativas à avaliação e tratamento de pacientes do foro neuromusculoesquelético.
A abordagem dos conteúdos teórico-práticos relativos à avaliação, disfunção e tratamento de cada um dos componentes do sistema neuromusculoesquelético e avaliação multimodal da dor permitirá que os estudantes desenvolvam capacidade de argumentação relativa à seleção e aplicação de procedimentos de avaliação e tratamento.
A abordagem dos conteúdos práticos relativos à avaliação e tratamento neuromusculoesquelético, neurodinâmica clínica, e introdução às normas de orientação clínica, numa perspetiva de prática baseada na evidência, permitirá que os estudantes desenvolvam competências práticas relativas à execução de procedimentos de avaliação e tratamento adequadas aos pacientes do foro neuromusculoesquelético.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Componente teórico-prático:
Os conteúdos selecionados para este componente serão abordados de forma expositiva em aulas teórico-práticas, estimulando a participação ativa dos estudantes sempre que possível e recorrendo a exemplos práticos que facilitem a sua compreensão.
Componente prático:
As temáticas propostas serão abordadas em aulas práticas onde serão explicadas, demonstradas e praticadas pelos estudantes as técnicas de avaliação e tratamento, e neurodinâmica clínica sob supervisão e correção contante, e analisadas normas de orientação clínica relevantes.
Avaliação:
A avaliação do componente teórico-prático será através 2 testes escritos que abordarão os componentes lecionados e a avaliação do componente prático será através de testes práticos onde os estudantes terão de demonstrar competências de execução das temáticas abordadas. Devido à Predominância do componente prático, a ponderação na nota final do componente teórico-prático é de 30% e do componente prático é de 70%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A abordagem expositiva dos aspetos teórico-práticos com participação ativa dos estudantes permite a aquisição de conhecimento relativo aos fundamentos dos processos de avaliação e tratamento neuromusculoesquelético. A demonstração prática e prática supervisionada subsequente dos estudantes permite a aquisição de competências práticas relativas aos procedimentos de avaliação, tratamento neuromusculoesquelético e neurodinâmica clínica. A análise de normas de orientação clínica permite que os estudantes compreendam a avaliação e tratamento de pessoas com condições relevantes numa perspetiva de prática baseada na evidência. O componente teórico-prático correlacionará os seus conteúdos com o componente prático e o componente prático será baseado no componente teórico-prático, resultando na integração do conhecimento, permitindo a formulação de um raciocínio clínico adequado e fundamentado dentro da avaliação e tratamento neuromusculoesquelético.
Bibliografia:
1- Petty, N.J. (2007). Exame e Avaliação Neuro-músculo-esquelética – um manual para terapeutas. Lusodidacta. 3ª Edição. Loures
2- Petty, N.J. e Moore, A.P. (2007). Princípios de Intervenção e Tratamento do Sistema Neuro-músculo-esquelético – um guia para terapeutas. Lusodidacta. Loures
3- Shacklock, M. (2006). Neurodinâmica Clínica. São Paulo. Editora Elsevier
4- Maitland, G. (2007). Manipulação Vertebral. Editora Elsevier. 7ª edição. Rio de Janeiro
5- Kesson, M. e Atkins, E. (2002). Orthopaedic Medicine. Butterworth-Heinemann Ltd. London
6- Ombregt, L. e Bisschop, P. (2001).Atlas de exame ortopédico das articulações periféricas. Editora Manole. Brasil.