Unidade Curricular:Código:
Biofísica e Biomecânica1184BBIO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaFisioterapia4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
OA1 -Conhecer os métodos e ferramentas básicas para o estudo da biofísica e biomecânica.
OA2 - Apresentar as técnicas de análise quantitativa de estados de equilíbrio estático biomecânico.
OA3 - Determinar valores de forças e momentos de forças em estruturas do sistema músculo-esquelético.
OA4 - Compreender a noção de elasticidade e deformação mecânica no sistema músculo-esquelético.
OA5 - Apresentar noções básicas de eletricidade e bio-potenciais. Compreender a sua aplicação em sistemas biológico, nomeadamente em Fisioterapia.
OA6 – Relacionar medidas bioelétricas com estimulação funcional.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução e Considerações Gerais.
2. Introdução à Biomecânica.
3. Propriedades dos Materiais.
4. Bioelectricidade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os capítulos (CAP) apresentados no programa da unidade curricular corresponderão aos seguintes
objectivos e competências a atingir (OA):
CAP.1 - visa atingir OA: 1.
CAP.2 - visa atingir OA: 2, e 3.
CAP.3 - visa atingir OA: 4.
CAP.4 - visa atingir OA: 5 e 6.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
M1 - Utilização da plataforma de e-learning (CANVAS) para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno.
M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem.
M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa bibliográfica.
M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo.
M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de demonstração de técnicas para o estudo do movimento de modo a promover a discussão dos fundamentos físicos a elas inerentes.
A avaliação é realizada através de:
(a) um teste escrito presencial (com peso de 60% na classificação final) e;
(b) 2 ou 3 questionários de avaliação (com peso médio de 40% na classificação final) a realizar em
sala de aula ou através da plataforma de e-learning da UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno. Para a prossecução de todos os objetivos. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirá como ferramenta de ensino-aprendizagem. Para a prossecução dos AO 2 a OA 6; M3 - Atividades de pesquisa autónoma que serão baseadas em questões de desenvolvimento e pesquisa. Para a prossecução dos OA 2 a OA 6; M4 - Desenvolvimento de actividades de síntese dos conteúdos básicos, após exposição oral, onde os alunos terão um envolvimento pro-ativo. Para a prossecução de todos os objetivos. M5 - Recorrer-se-á, ainda, à utilização de vídeos de demonstração de técnicas relevantes em fisioterapia para promover a discussão dos fundamentos físicos a elas inerentes. Para a prossecução de OA 2 a OA 6.
Bibliografia:
Principal:
[1] J. A. Tuszynski and J. M. Dixon, Biomedical Applications of Introductory Physics, John Wiley & Sons, 2002 (ISBN: 9780471412953).
[2] J. D. Cutnell, K. W. Johnson, D. Young and S. Stadler, Physics, 10Ed. John Wiley & Sons, 2015 (ISBN: 9781118486894).
Complementar:
[3] J. Hamil and K. M. Knutzen, Biomechanical Basis of Human Movement, 2Ed., Lippincott Williams & Wilkins, 2003 (ISBN: 0781734053).
[4] P. McGinnis, Biomechanics of Sport and Exercise, 2Ed., Human Kinetics 2005 (ISBN: 0736051015). [5] S. Grimmes and O. G. Martinsen, Bioimpedance and Bioelectricity Basics, 2Ed., Academic Press, 2008 (ISBN: 9780123740045)
[6] R.Plonsey and R. C. Barr, Bioelectricity A Quantitative Approach, 3Ed., Springer, 2007 (ISBN: 9780387488646).
Docente (* Responsável):
António Lobo Ribeiro (alobo@ufp.edu.pt)
Lígia Gomes (lrgomes@ufp.edu.pt)