Unidade Curricular:Código:
Hematologia Clínica II1019HCL2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
1. O programa teórico tem por objetivo dar aos alunos uma formação teórica na área da hematopoiese e fisiopatologia das diferentes células sanguíneas, assim como formação teórica na avaliação de um doente hematológico ( incluindo o oncológico) nesta disciplina e abordagem de diferentes métodos de diagnóstico, procurando dar ênfase às técnicas utilizadas por rotina num Laboratório de Hematologia. O programa prático e laboratorial, em estreita ligação com o programa teórico, pretende preparar os alunos para a compreensão e execução de um estudo laboratorial hematológico e sua interpretação
Conteúdos Programáticos:
Automatização em hematologia e citometria de fluxo: princípios do método e aplicações ao estudo hematológico: Hematopoiese dos Glóbulos Brancos. Funções das 5 populações dos leucócitos. Alterações benignas dos leucócitos e alterações malignas: Leucemias mielóides e linfóides agudas e síndromes mieloproliferativos e linfoproliferativos crónicos: epidemiologia, classificação, ajuda ao diagnóstico pelo laboratório de análises clínicas: técnicas de rotina e abordagem de métodos especializados,
Abordagem da spobrevida e eficácia das formas de tratamento.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O aluno deverá compreender a importância e o objetivo de recorrer à hematologia clínica no contexto das análises clínicas. Pretende-se igualmente que o aluno adquira competência para a execução laboratorial das principais técnicas analíticas nesta área. Através de aulas teóricas e práticas, com especialistas desta área, os alunos terão a formação adequada que lhes permita atingir estes objetivos e alargar conhecimentos futuros.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
1. Aulas Teóricas 1.1. Descrição: Exposição teórica sobre os diversos temas que constam do programa desta unidade curricular 1.2. Objetivo: Aquisição de conhecimentos para a correta execução prática das técnicas laboratoriais e a sua interpretação 2. Aulas Práticas Laboratoriais 2.1. Descrição: 9 trabalhos laboratorial 2.2. Objetivo: Execução laboratorial de diversos trabalhos na área da hematologia clínica por forma à aquisição de competências práticas nessa área O sistema de avaliação contínua será composto por: 50% da nota final atribuída por avaliação teórica: esta avaliação terá como base a nota obtida nas 2 frequências (avaliação escrita 50% + 50%) ; 50% da nota final atribuída por avaliação prática: média das fichas (50%) + atitude, postura e desempenho no laboratório (50%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula e orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada irá permitir ao aluno a resolução de problemas em contextos diversificados, reconhecendo a importância da hematologia no contexto das análises clínicas. Através das aulas laboratoriais os alunos poderão por em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas.
Bibliografia:
1. Hoffbrand, A.V., Essential Haematology, Wiley Blackwell, 6ª edição
2. Dacie and Lewis, Pactical Haematology, Churchill Livingstone Elsevier, 11ª edição
3. Barbara Bain, Guia Prático das Células Sanguíneas, Artmed, 4ª edição
4. Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods,
5. J. B. Henry, W.B. Saunders Company, McPherson Pincus, 22ª edição