Unidade Curricular:Código:
Hematologia Clínica II1019HCL2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Os exames hematológicos são usados no diagnóstico, prognóstico, monitorização e despiste de doenças; O programa teórico tem por objetivo a granulopoiese, a função e interação das 5 populações dos Glóbulos Brancos (GB) , a fisiopatologia das suas doenças benignas e malignas mais comuns. Pretende-se que os alunos adquiram uma boa base teórica e prática da da normalidade laboratorial para que estejam alerta nas alterações benignas e malignas.
Conteúdos Programáticos:
Funções das 5 populações dos leucócitos. Alterações morfológicas e numéricas benignas: Leucocitoses e Leucopenias: Neutrofilos Linfocitos, Eosinofilos e Monocitos. Alterações malignas principios de oncobiologia: Mielodisplasias, Leucemias mielóides e linfóides agudas e crónicas, e síndromes mieloproliferativos, Linfomas: Oncogénes, Epidemiologia, Classificação, ajuda laboratorail ao diagnóstico.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Pretende-se que o aluno adquira bases solidas teóricas na hematologia teórica e dada a sua função futura como executores adquira competência para a prática laboratorial básica e especializada. Pretende-se também que saibam integrar conhecimentos, de outras disciplinas base, sentido crítico e foco na evolução e estudo contínuo.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
1. Aulas Teóricas (T) 1.1. Descrição: Exposição teórica sobre os diversos temas que constam do programa desta unidade curricular 1.2. Objetivo: Aquisição de conhecimentos para a correta execução prática das técnicas laboratoriais e a sua interpretação
2. Prática Laboratorial (PL):
3.A avaliação T será obtida com a média de 2 testes escritos.
4. Av Prática:
5: A avaliação final 50% da nota final T e 50% da PL
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas T participativas com a exposição, debate dos conceitos teóricos relevantes bem como a discussão de casos clínicos reais em sala de aula promovem o gosto pela profissão e a orientação do estudo autónomo dos alunos. As aulas PL .....
Bibliografia:
1. Hoffbrand, A.V., Essential Haematology, Wiley Blackwell, 6ª edição
2. Dacie and Lewis, Pactical Haematology, Churchill Livingstone Elsevier, 11ª edição
3. Barbara Bain, Guia Prático das Células Sanguíneas, Artmed, 4ª edição
4. Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods,
5. J. B. Henry, W.B. Saunders Company, McPherson Pincus, 22ª edição