Unidade Curricular:Código:
Língua Inglesa I1077ING1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEnfermagem2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
- Comunicar, compreender e produzir mensagens simples em língua inglesa;
- Capacitar para a utilização da língua inglesa num conjunto de situações reais;
- Comunicar oralmente e por escrito mensagens simples em inglês;
- Identificar e compreender mensagens simples produzidas em inglês;
- Desenvolver competências e aptidões iniciais, para comunicar em inglês, nos contextos profissionais relacionados com a enfermagem.
Conteúdos Programáticos:
1. Situações Socioprofissionais
- Viajando
- Socializar
- Importância do inglês na área da saúde
2. Saúde
- Ambiente hospitalar
- Corpo humano
- Queixas de saúde
- Acidentes e Emergências
- Dor
- Sintomas
- Medicação e Tratamento
-Diálogos com os utentes
3.Trabalho de Projeto
- A linguagem da ciência
- Elaboração de Projeto de Pesquisa (grupos)
- Temas e pesquisa bibliográfica
- Tópicos relacionados à saúde (Nutrição, Exercício, Hábitos de risco)
- Elaboração de texto e preparação de apresentação
- Apresentação do Projeto de Pesquisa
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir o desenvolvimento inicial de competências linguísticas e comunicacionais em inglês, assegurando uma comunicação simples numa pluralidade de situações socioprofissionais. Este primeiro contacto permitirá adquirir as competências iniciais para comunicar, compreender e produzir mensagens simples em língua inglesa ao qual será dado continuidade na unidade curricular de língua inglesa II.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, demonstrativo, roleplay e trabalhos de grupo e individuais. Nas Aulas teórico-práticas, é dado ênfase às competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler e compreender mensagens em língua inglesa. A avaliação é contínua é constituída por duas provas escritas (50%) e por um trabalho oral (50%). Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos têm como objetivo que os estudantes desenvolvam competências para a utilização da língua inglesa em mensagens simples. Ou seja, que comuniquem, compreendam e produzam mensagens simples em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta unidade curricular, os estudantes são incentivados a adotar uma atitude introspetiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e profissional na área da saúde. Com a componente de 'Trabalho de Projeto', pretende-se melhorar o trabalho de equipa, com utilização de uma segunda língua, especificamente em inglês.
Bibliografia:
- Eastwood, J. (2006). Oxford Practice Grammar – Intermediate. Oxford: Oxford University Press.
- Glendinning, E.H. & Holmström, B. (2005). English in Medicine (3ªed). Cambridge: Cambridge University Press.
- Glendinning, E.H. & Howard, R. (2007). Professional English in Use: Medicine. Cambridge: Cambridge University Press.
- Grice, T. (2007).Oxford English for Careers: Nursing 1. Oxford: Oxford University Press.
- Hollett, V. and Whitby, N. (2010). Lifestyle. English for work, socializing & travel. Essex: Pearson Education Ltd.
- Ribes, R. and Ros, P.R. (2006). Medical English. Heidelberg: Springer.