Unidade Curricular:Código:
Língua Inglesa I1077ING1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEnfermagem2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
- Comunicar, compreender e produzir mensagens simples em língua inglesa;
- Capacitar para a utilização da língua inglesa num conjunto de situações reais;
- Comunicar oralmente e por escrito mensagens simples em inglês;
- Identificar e compreender mensagens simples produzidas em inglês;
- Desenvolver competências e aptidões iniciais, para comunicar em inglês, nos contextos profissionais relacionados com a enfermagem.
Conteúdos Programáticos:
1. Situações Socioprofissionais
- Viajando
- Socializar
- Importância do inglês na área da saúde
2. Saúde
- Ambiente hospitalar
- Corpo humano
- Queixas de saúde
- Acidentes e Emergências
- Dor
- Sintomas
- Medicação e Tratamento
-Diálogos com os utentes
3.Trabalho de Projeto
- A linguagem da ciência
- Elaboração de Projeto de Pesquisa (grupos)
- Temas e pesquisa bibliográfica
- Tópicos relacionados à saúde (Nutrição, Exercício, Hábitos de risco)
- Elaboração de texto e preparação de apresentação
- Apresentação do Projeto de Pesquisa
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir o desenvolvimento inicial de competências linguísticas e comunicacionais em inglês, assegurando uma comunicação simples numa pluralidade de situações socioprofissionais. Este primeiro contacto permitirá adquirir as competências iniciais para comunicar, compreender e produzir mensagens simples em língua inglesa ao qual será dado continuidade na unidade curricular de língua inglesa II.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, roleplay, debates e diálogos, bem como trabalhos de grupo e individuais. Nas aulas teórico-práticas, destacam-se as competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler e compreender mensagens em língua inglesa. A avaliação é contínua, sendo constituída por uma prova escrita (50%) e por um trabalho oral (50%). Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adoptada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. A metodologia eminentemente prática e centrada no aluno permite que este possa simular a participação em diferentes contextos comunicacionais e culturais, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente desses contextos. Para além disso, a metodologia adotada promove a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais. A aquisição de competências interculturais contribui para uma maior capacidade de comunicação em língua inglesa, assumindo que a aprendizagem de uma língua sem a aquisição dessas competências será menos eficaz.
Bibliografia:
Cobuild English Grammar (2017)
Redman, S. (2017) English Vocabulary in Use Pre-intermediate and Intermediate Book with Answers: Vocabulary Reference and Practice. Cambridge: C.U.P.
Eastwood, J. (2011). Oxford Practice Grammar – Intermediate. Oxford, Oxford University Press.
Glendinning, E.H. & Holmström, B. (2005). English in Medicine (3ªed). Cambridge: Cambridge
Glendinning, E.H. & Howard, R. (2007). Professional English in Use: Medicine. Cambridge: Cambridge University Press.
Grice, T. (2007).Oxford English for Careers: Nursing 1. Oxford: Oxford University Press.
Hollett, V. and Whitby, N. (2010). Lifestyle. English for work, socializing & travel. Essex: Pearson Education Ltd.
Ribes, R. and Ros, P.R. (2006). Medical English. Heidelberg: Springer.
Docente (* Responsável):
Fátima Silva (fsilva@ufp.edu.pt)