Unidade Curricular: | Código: | ||
Trabalho de Graduação | 1077TGRA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Licenciatura | Enfermagem | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Compreender o contributo da investigação para a construção do conhecimento em enfermagem; - Integrar os conhecimentos das outras unidades curriculares, referentes à investigação, para o desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e competências para investigar em Enfermagem; - Desenvolver competências das diferentes etapas de um trabalho de investigação em Enfermagem, através do desenvolvimento de um trabalho de graduação; - Planear, construir, implementar, analisar e divulgar um trabalho de investigação em Enfermagem inserido nos grupos de investigação institucionais; - Promover o desenvolvimento de competências em investigação científica necessárias para a promoção da profissão. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
- Fontes de informação científica; - Investigação: conceitos e relevância para a disciplina e prática de enfermagem. - Etapas de um processo de investigação: - Planear, construir, implementar, analisar e divulgar um trabalho de investigação em Enfermagem - Desenvolvimento de um trabalho de investigação no qual se sistematize as aprendizagens das unidades curriculares associadas ao tema e com relevância para a disciplina e profissão. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Esta unidade curricular visa a síntese e consolidação de toda a aprendizagem construída ao longo dos semestres anteriores associadas à investigação, designadamente o desenvolvimento das competências do enfermeiro de cuidados gerais, definidos pela Ordem dos Enfermeiros, atendendo aos padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem. Através do planeamento, construção, implementação, análise e divulgação de um trabalho de investigação, o estudante conseguirá adquirir aptidões e competências para investigar em Enfermagem, fundamentando as suas práticas, visando a consolidar o corpo de conhecimentos próprios da disciplina e da profissão. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular está estruturada com base em sessões de orientação tutorial individual e em grupo pequenos que possibilitem ao estudante o desenvolvimento das diferentes etapas de um trabalho de investigação, de acordo com o projeto que estiverem integrados. A elaboração do trabalho de graduação é individual. Os percursos de investigação a desenvolver no âmbito da unidade curricular devem, preferencialmente, ser integrados nos projetos de investigação em curso liderados pelos docentes da unidade curricular, numa das seguintes áreas: - Envelhecimento ativo e cuidadores - Transição saúde/doença e intervenção de enfermagem - Educação e Formação em Saúde - Políticas, gestão e administração em saúde - Literacia em saúde e saúde mental - Enfermagem na comunidade | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino utilizadas operacionalizam os objetivos propostos. As orientações tutoriais permitem o acompanhamento do estudante no desenvolvimento autónomo de um trabalho de investigação em enfermagem. Os estudantes integrarão preferencialmente os projetos de investigação em curso liderados pelos docentes da unidade curricular. Estes grupos organizam-se em torno de objetivos pertinentes e desenvolvem projetos estruturantes com relevância para a prática, para a saúde das populações e comunidade. Alguns destes projetos desenvolvem-se no Hospital Escola, o que permite ao estudante integrar atividades de formação, investigação e desenvolvimento experimental em conjunto com os futuros pares. Através do desenvolvimento de estudos de diversas tipologias e métodos, pretende-se potenciar o desenvolvimento das competências do estudante, a este nível, e contribuir para o desenvolvimento da profissão e fomentar práticas de qualidade. | |||
Bibliografia: | |||
- Ampudia de Haro et al (2016) Investigação em Ciências Sociais - Guia Prático do Estudante. Lisboa: Pactor. - Bogdan, R. & Biklen, S. (2003). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora. - Cardoso, D., Santos, E., Cardoso, M. L., Oliveira, C. R., Rodrigues, M. A., & Apóstolo, J. (2017). Instruments for measuring undergraduate nursing students' knowledge, attitudes and skills in evidence-based practice: a systematic review protocol. JBI, 15(8), 1979-1986. doi:10.11124/JBISRIR-2016-003218 - Fortin, M-F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Loures: Lusociência. - Polit, D. & Hungler, B. (2004). Fundamentos de pesquisa em enfermagem.(5ªed). Porto Alegre: Artes Médicas. - Vilelas, J. (2009). Investigação : o processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo. |